Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2016

Somos um país olímpico: a chama chegou da Grécia!




É com ironia e sarcasmo que hoje aplaudo a chegada da chama olímpica...

Que maravilha! Agora a vida dos 200 milhões de brasileiros irá realmente mudar. Parabéns ao Brasil e aos seus brilhantes políticos por mais essa histórica realização! Daqui para frente, teremos excelentes hospitais, o Rio nunca mais sofrerá com a violência urbana, a nota do Ideb para as nossas escolas públicas chegará ao nível das nações desenvolvidas, haverá esportes para todas as crianças, o turismo desenvolverá como nunca e só viajaremos em confortabilíssimos meios de transportes com toda a rapidez e segurança no trânsito.

Porém, a "festa" já começou (e os protestos também). Aliás, conforme li no portal EBC,

"Depois de ser acesa em Olímpia, na Grécia, e viajar pelo país-berço dos Jogos Olímpicos e pela Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama olímpica desembarca no Brasil nesta terça-feira (3). Será o início de um revezamento entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país e terminando com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto"

Só espero que, por onde essa tocha passar, a população da respectiva cidade mobilize-se em protestos (pacíficos) denunciando o descaso que ocorre nos serviços públicos dentro das três esferas estatais: União, estados e municípios. Que façamos dos jogos olímpicos uma manifestação global contra a corrupção. Ativistas do mundo inteiro, venham dar tur pelo Rio! Chama que eu vou!




Pois é. Viva o legado Olímpico! Viva a Dilma, o Pezão, o Eduardo Paes e também os saudosos ex-governantes Lula e Sérgio Cabral! Afinal, pensaram que o povo iria se iludir batendo palminhas para essa "conquista", mas deram um tiro no pé. Cada vez mais a população se revolta com a demagogia de nossa classe política... E vamos que vamos celebrando em cada momento celebrando a queda de popularidade dos que hoje estão no poder e usam o cargo público em causa própria.


OBS: Ilustração acima extraída de uma notícia do portal EBC em http://www.ebc.com.br/esportes/2016/05/chama-olimpica-chega-no-brasil-nesta-terca-feira-siga-o-caminho-da-tocha

2 comentários:

  1. Espero que a tocha olímpica sirva para trazer esclarecimento às consciências sobre a realidade do país.

    As Olimpíadas vão acontecer e anteciparão a campanha política nas cidades brasileiras, principalmente no Rio.

    Penso ser possível ao mesmo tempo respeitarmos os jogos e protestarmos contra os maus governantes. E dá para fazermos tudo sem perder o bom humor.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo!

    A Chama Olímpica evoca a lenda de Prometeu, o qual teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.

    Como símbolo, o fogo pode representar muitas coisas da sociedade humana tais como a vida, o conhecimento intuitivo, a iluminação, a paixão e o espírito.

    Considerando que nunca interessou aos que se encontram no poder que o verdadeiro conhecimento político seja ensinado aos eleitores, a lenda de Prometeu relaciona-se com os protestos que desde hoje passam a ocorrer pelo país expondo a insanidade dos governantes deste país.

    ResponderExcluir