Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Adeus, querido!




Recebi com satisfação a notícia de que amanhã (05/05) o Supremo Tribunal Federal pretende julgar o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) da Presidência da Câmara dos Deputados, apreciando o requerimento formulado pela Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva (ler a matéria STF julga nesta quinta-feira (05) ação sobre linha sucessória na Presidência da República na própria página do Tribunal).

Como se sabe, a ação da Rede, a ADPF n.º 402, protocolizada ontem (03/04) no Supremo, foi distribuída para a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. O partido argumenta que, por ser o peemedebista um réu na Lava Jato, ele não pode estar na linha sucessória à Presidência da República, o que faz todo sentido. Afinal, com o impeachment pertinho de ser votado pelo Senado na próxima semana, o vice de Temer passa a ser Cunha. Por isso, ao anunciar o agendamento do julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski citou regras do regimento interno que permitem a apreciação de liminares para "proteção de direito suscetível de grave dano":

"É uma medida extraordinária. A urgência está caracterizada pelo seguinte fato: na próxima quarta-feira, será apreciada pelo Senado Federal a acusação contra a senhora presidente da República, que poderá, em tese, ser afastada do cargo, caso recebida a denúncia. Portanto, está caracterizada a urgência na medida em que amanhã será a última sessão antes daquela próxima quarta-feira."

Diante disso, é importante que, a partir de hoje, pessoas de bem se mobilizem, tanto nas ruas quanto nas redes sociais de internet, a fim de que o STF afaste Eduardo Cunha do cargo que ocupa e haja maior coerência nesse processo de limpeza ética pelo qual passam as nossas instituições. Afinal, o rigor da lei precisa ser para todos e a nossa sociedade clama incessantemente pelo fim da corrupção.


OBS: Imagem acima extraída de uma página do portal EBC cm créditos autorais atribuídos a Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil, conforme consta em http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-03/presidente-da-camara-fala-na-cpi-da-petrobras-sobre-operacao-lava-jato

4 comentários:

  1. Qual o seu "BANDIDO POLITICO FAVORITO"??? Não colecione bandidos...Durante sua VIDA DE ELEITOR (16 anos a 70 anos) VOCÊ VOTARÁ dezenas de vezes...Mas, mesmo que vote em algum BANDIDO anteriormente CAMUFLADO antes da eleição, LEMBRE-SE: VOCÊ e a Sociedade Civil PODE DESPEDIR O BANDIDO depois de ELEITO, pois lamentar ou chorar não RESOLVE, fazendo o BANDIDO continuar ASSALTANDO OS COFRES PÚBLICOS, e "comprar" votos para a sua RE- RE-RE-RE-RE-RE-REeleição...Interrompa este vicio...Não REELEGENDO NINGUÉM....Mande seu BANDIDO TRABALHAR....

    ResponderExcluir
  2. Qual o seu "BANDIDO POLITICO FAVORITO"??? Não colecione bandidos...Durante sua VIDA DE ELEITOR (16 anos a 70 anos) VOCÊ VOTARÁ dezenas de vezes...Mas, mesmo que vote em algum BANDIDO anteriormente CAMUFLADO antes da eleição, LEMBRE-SE: VOCÊ e a Sociedade Civil PODE DESPEDIR O BANDIDO depois de ELEITO, pois lamentar ou chorar não RESOLVE, fazendo o BANDIDO continuar ASSALTANDO OS COFRES PÚBLICOS, e "comprar" votos para a sua RE- RE-RE-RE-RE-RE-REeleição...Interrompa este vicio...Não REELEGENDO NINGUÉM....Mande seu BANDIDO TRABALHAR....

    ResponderExcluir
  3. Além de não reeleger nenhum bandido, o eleitor deve ter o direito de cassar o seu mandato a qualquer tempo por insatisfação. Por isso, sou parlamentarista. Pois, assim como podemos desistir de um procurador a qualquer momento, por que o mesmo não pode se aplicar a governantes e parlamentares?

    ResponderExcluir
  4. Para minha surpresa, ao acessar hoje as notícias, deparei-me com a feliz notícia de que Eduardo Cunha foi afastado hoje pela manhã através de uma decisão liminar do min. Teori Zavascki. A decisão deve ser comunicada hoje mesmo à Câmara dos Deputados!

    Na qualidade de relator da Lava Jato, Teori atendeu a um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República (não foi na ação da Rede) em que Janot apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”.

    Como se sabe, Cunha foi transformado em réu no STF, por unanimidade, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção da Petrobras, tendo recebido neste caso US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da estatal.

    Portanto, vamos comemorar o afastamento desse safado!

    ResponderExcluir