Páginas

domingo, 8 de maio de 2016

Feliz dia das mães!



"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá". (Êxodo 20:12; NVI)

É bom nunca esqueceremos do quinto mandamento da Bíblia (para alguns o sexto), apesar de toda exploração comercial que se faz neste dia que é dedicado às mães.

Mesmo distante mais de 1.000 quilômetros de onde minha mãe vive, visto que, desde o ano passado, ela passou a residir no Planalto Central, achei por bem homenageá-la colocando no meu perfil do Facebook a foto acima tirada no dia 17/04 do corrente ano, quando almoçamos juntos no Rancho Canabrava, situado entre Brasília e a cidade satélite de Sobradinho. Trata-se de uma selfie.

Até quando já não temos aqui conosco os nossos pais, faz sentido honrarmos a memória deles. Ainda mais quando se crê na eternidade do ser significada na ressurreição dos justos. Entretanto, posso dizer que ainda possuo duas mães! Isto porque, nos dois períodos em que fui criado por meu avô paterno, na cidade mineira de Juiz de Fora, entre 1985 a meados de 1988 e do final de 1992 a 1998, quem desempenhou esse papel foi sua esposa Diva Lopes Ancora da Luz, a qual está completando este mês 89 anos.



E eu poderia falar ainda numa terceira mãe que foi minha avó paterna Darcília Ferreira da Silva Pinhão, falecida em setembro de 2011, no Hospital Municipal de Mangaratiba. Também fui criado por ela no Rio de Janeiro, da segunda metade de 1988 ao final de 1992. Nesta segunda foto postada no presente texto, a qual refere-se à minha primeira comunhão aos 10 anos de idade (cheguei a ser católico na época), tirada há exatamente trinta anos atrás na Catedral de Juiz de Fora, ela aparece segurando uma bolsa no lado esquerdo enquanto Diva, acompanhada por meu avô Sylvio, trajava um vestido vermelho. No meio encontra-se minha tia Lourdes.

Imagino que essa data feliz, deva ser difícil de enfrentar para algumas mulheres que não tiveram filhos ou para os órfãos de mãe. Já houve até quem tenha pensado em eliminar das nossas escolas as comemorações dos dias das mães e dos pais, substituindo-as pelo "dia do cuidador". Porém, penso que isto seria um grande equívoco bem como significaria numa irreparável perda de referencial quanto aos papéis do feminino e do masculino na criação da ordem social.

Assim, para quem não conta mais com a presença física de sua mãe, pode não só homenagear a memória dela como encontrar muitas outras mulheres no mundo carentes do amor de um filho, como as idosas abandonadas nos asilos ou viúvas sem filhos (lei a matéria Campanha “Adote uma mãe” muda o dia das mães de idosas abandonadas, exibida na edição de 07/05 do Jornal Nacional). Isto sem descartar que várias personagens bíblicas, a exemplo de Sara e Maria, podem ser entendidas como sendo as nossas mães espirituais. Afinal, não foi o que teria dito Jesus ao "discípulo amado" (João) quando se encontrava na cruz?

"Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: 'Aí está o seu filho', e ao discípulo: 'Aí está a sua mãe'. Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa." (Evangelho de João 19:25-27)



Portanto, curtamos esse dia com alegria! Aliás, eu que estou bem distante fisicamente da minha, pretendo fazer um almoço especial para a sogra, Sra. Nelma Maria Cilense. Daqui a pouco começo a cozinhar a macarronada...




Assim, desejo um forte abraço aos amigos e aproveito para parabenizar todas as mamães!


OBS: Minha mãe, cujo nome não foi mencionado no texto, chama-se Myrian Phanardzis. Quanto à terceira ilustração, trata-se do quadro Crucificação (1873) feito pelo artista russo Evgraf Semenovich Sorokin (1821 - 1892), retratando o momento que os católicos chamam de Stabat Mater (lat, "Estada a Mãe"), o qual se refere à presença de Maria na crucificação de seus filho estando o apóstolo João à esquerda do Mestre. Extraí a imagem do acervo virtual da Wikipédia em https://en.wikipedia.org/wiki/Evgraf_Semenovich_Sorokin#/media/File:Evgraf_Semenovich_Sorokin_-_Crucifixion.jpg. Na manhã de hoje, antes de sair de casa para caminhar com Núbia, tirei uma foto dela com sua mãe e a irmã. Trata-se da quarta foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário