Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

A eleição de Trump poderá ser uma tragédia para o mundo




Apesar dos protestos anti-Trump, é bem provável que o magnata norte-americano obtenha a indicação na convenção republicana para disputar a Presidência dos Estados Unidos. Conforme reconheceu Greg Mueller, um dos opositores ao pré-candidato durante as primárias,

"Trump tem uma equipe de operadores de campanha veteranos trabalhando no momento. Então, acho que qualquer tentativa de tirar sua indicação na convenção é improvável, especialmente em um momento no qual a maioria dos delegados do Partido Republicano está voltada a uma coisa: ganhar e pôr fim à desgraça na qual os democratas nos mergulharam". (destaquei)

O fato é que o radicalismo possui as mentes que se tornam reféns do medo e se recusam a refletir racionalmente a ponto de perderem a consciência sobre o nexo de causalidade entre os acontecimentos. Pois, infelizmente, problemas como a ameaça do terrorismo e o desemprego agravado com a imigração podem levar um cidadão a aceitar facilmente argumentos falaciosos. E, dependendo da situação crítica de um país, existe o risco de se corromper o entendimento até dos homens mais cultos como bem ensina um dito da sabedoria hebraica presente na Bíblia: "A opressão transforma o sábio em tolo" (Eclesiastes 7:7).

Nessas horas, há que se recorrer à História e lembrar da meteórica ascensão de Adolf Hitler, o qual tornou-se chanceler em 1933 pela via democrática. E, numa época em que o comunismo era considerada a maior ameaça para a Europa, o Führer não somente conseguiu apoio para perseguir marxistas como também massacrou judeus, ciganos, homossexuais e portadores de transtornos psíquicos. Por meio de uma refinada propaganda política populista que mexia com as emoções do público, ele conseguiu penetrar no inconsciente coletivo da sociedade alemã. E para se manter no poder criou fez uso das armas, por meio da SS, da SA e da Gestapo, a fim de eliminar qualquer opositor que se articulasse nos bastidores do regime nazista.

Mais do que nunca, as pessoas precisam aprender a se manter conscientes nos momentos de crise e lutarem pela preservação de seus valores éticos. Daqui para frente não será erguendo muros, mas, sim, construindo pontos que iremos tratar dos problemas da humanidade que nos atinge, o que exigirá dos países centrais uma nova política externa a ser adotada para que as regiões periféricas tornem-se participantes do desenvolvimento global.

Como sou um eleitor brasileiro, não caberá a mim optar entre Hillary Clinton e Donald Trump. Resta-me, porém, a esperança de que o povo dos Estados Unidos não caia nas ciladas desse xenofobista cínico.


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Carlo Allegri/Reuters.

7 comentários:

  1. Não só para o mundo como para a sua família. Ele tel negócios no Dubais com Islâmicos que já retiraram o nome dele das entradas principais.
    Não sei o que move este homem, ele é mal educado, não tem pose, não tem estratégias, por ele era queimar o mundo e fazer renascer tipo o filme 2012 .

    Pior, são as pessoas que o apoiam. Como é possível? tantos refugiados... Lembro-me um costureiro fantástico que estava na casa Dior , John Galliano. que fez uns comentários xenófobos alcoolizado e no dia seguinte estava despedido. Que presidente vai ser este?
    Estou com algum receio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pink.

      Prefiro nem pagar pra ver como será um eventual governo Trump nos EUA, os quais de certo modo já influenciam o mundo. Mas há algo que o move já que os 4 ou 8 anos de poder na Casa Branca podem lhe trazer mais benefícios do que os negócios para um bilionário de 10 dígitos e não de 11. Sim, pois embora seja rico, ele não se encontra entre os poderosos da economia global. E, se lhe falta ser como o Bill Gates, o poder político pode completá-lo ou fazer de algum parente próximo alguém muito rico.

      Por outro lado, todo ser humano tem sua escala de necessidades e, quando o dinheiro já pode comprar qualquer bem, a compulsão pode levá-lo a querer outras conquistas, entre as quais a cadeira número 1 do seu país. Pois, comandando um orçamento de trilhões, Trump terá a chance de deixar registrado seu nome na História por meio de obras e de diversos feitos. Só que, infelizmente, ele tende a deixar uma herança bem negativa e irá aumentar mais ainda a desigualdade entre as regiões do mundo, o aumento da pobreza no próprio Estados Unidos, mais intolerância, volta aos nacionalismos e pode até contribuir para o fim da UE. Ainda mais se, em 2018, conseguir eleger uma maioria de republicanos a seu favor no Congresso.

      Entretanto, você lembrou bem dos que apoiam esses candidatos como o Trump. Pois, infelizmente, ele representa o sentimento de muitos que também são xenófobos, intolerantes e se acham donos da razão recusando-se a refletir sobre a parcela de responsabilidade que todos têm nos destinos da humanidade. Triste constatar, mas a evolução planetária talvez só se concretize lá pelo próximo século ainda com muitos avanços e recuos nesse processo dialético.

      Excluir
  2. hey? porque é que eu não ali no lado esquerdo? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não compreendi sobre ter falado "ali no lado esquerdo".

      Se for sobre seguir o meu blogue, já está constando o seu perfil entre os 160 "membros". É só descer um pouquinho mais o cursor que encontrará a parte onde constam as fotos ou imagens dos participantes. É que tem muita informação no lado esquerdo desta página. Talvez se colocasse mais pra cima a opção de seguimento, haveria uma maior adesão de internautas.

      Mas obrigado por sua visita e comentários.

      Beijos

      Excluir
    2. Na sua lista de blogues , um beijo

      Excluir
    3. Oi, Pink.

      Já está aparecendo o seu blogue má lista ao lado.

      Bjs

      Excluir