Dentre os mais de dez nomes que surgiram para concorrer à presidência da Câmara dos Deputados, não vejo outro mais adequado que o de Rodrigo Maia (DEM-RJ) a fim de quebrar a influência nefasta de Eduardo Cunha sobre o colegiado.
Em seu quinto mandato parlamentar, Maia não só integra a base aliada do governo como também dialoga com partidos mais progressistas tipo o PSDB, o PPS e PSB, além dos colegas de sua agremiação. Aliás, até o ex-presidente Lula chegou a concordar com a liberação dos petistas para que votem em sua candidatura. E segundo o líder do DEM na Câmara, o deputado Pauderney Avelino (AM), a candidatura de Maia vai unir a Casa:
"Rodrigo, que esteve à frente de momentos importantes para a Casa, está diante agora de um novo desafio, que é o de recuperar o protagonismo da Câmara, respeitando as diferenças ideológicas e garantindo a todos vez e voz".
Outro aspecto importante quanto à candidatura de Maia é a atenção que ele será capaz de dar à agenda econômica do país. Pois vejo-o como o deputado menos comprometido com o corporativismo políticos de grupos que só estão lá em Brasília para barganharem nomeações, apoios eleitorais e outros negócios mais, pouco se importando quanto à necessidade do Brasil crescer, abrir a exploração do pré-sal e sair dessa recessão. Porém, com meu xará na Presidência, esses assuntos deverão ser tratados com a devida seriedade.
Marcada para ocorrer amanhã (13/07), a eleição para a Presidência da Câmara já movimenta os corredores da Casa. Com a oficialização de candidaturas, os deputados logo começaram a distribuir panfletos e andam a espalhar cartazes pelas dependências do local.
Segue aí a lista dos nomes dos onze pretendentes ao cargo, segundo extraído de uma página do portal de notícias G1:
– Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.
– Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, tem 55 anos e também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.
– Carlos Manato (SD-ES): médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.
– Marcelo Castro (PMDB-PI): médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.
– Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.
– Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, exerce o quinto mandato na Câmara. Ex-integrante do DEM, foi um dos principais opositores do governo Lula no Senado. Já comandou a prefeitura de Teresina.
– Fernando Giacobo (PR-PR): segundo vice-presidente da Câmara. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PPS, e reeleito em 2006, pelo PL (hoje PR). Nas últimas eleições, em 2014, teve 144 mil votos.
– Cristiane Brasil (PTB-RJ): advogada e filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no primeito mandato na Câmara.
– Luiza Erundina (PSOL-SP): assistente social, ela foi a primeira prefeita mulher da cidade de São Paulo. Erundina está no quinto mandato na Câmara dos Deputados.
– Rogério Rosso (PSD-DF): aliado de Cunha, foi presidente da comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados.
– Rodrigo Maia (DEM-RJ): bancário, tem 46 anos e chegou a ser cotado para liderar o bloco do governo do presidente em exercício Michel Temer. Deputado federal desde 1999, Maia está em seu quinto mandato consecutivo.
OBS: Créditos autorais da foto atribuídos a Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Tendo aparecido mais candidatos após a minha postagem, estes seriam os nomes, conforme matéria divulgada às 13:54 de hoje na Agência Câmara:
ResponderExcluir1. Rodrigo Maia (DEM-RJ)
2. Evair Vieira de Melo (PV-ES)
3. Miro Teixeira (REDE-RJ)
4. Giacobo (PR-PR)
5. Cristiane Brasil (PTB-RJ)
6. Luiza Erundina (PSOL-SP)
7. Fabio Ramalho (PMDB-MG)
8. Carlos Manato (SD-ES)
9. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
10. Marcelo Castro (PMDB-PI)
11. Rogério Rosso (PSD-DF)
12. Gilberto Nascimento (PSC-SP)
13. Esperidião Amin (PP-SC)
14. Orlando Silva (PCdoB-SP)
Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/512369-DEFINIDA-ORDEM-DOS-DISCURSOS-DOS-CANDIDATOS-A-PRESIDENCIA-DA-CAMARA.html