Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Repelentes contra do Aedes na Farmácia Popular




Devido às preocupantes epidemias de zika vírus no país, o uso de repelentes tornou-se praticamente um medicamente preventivo contra a picada do mosquito Aedes aegypti, o qual transmite também outras doenças. 

Sendo assim, tendo em vista o constitucional direito à saúde (art. 196 da CF) e as consequências da enfermidade em relação à gestante, por causar má formação no bebê, torna-se indispensável que o governo Temer comece a incluir no programa Farmácia Popular do Brasil o fornecimento de repelentes. 

Vale lembrar que cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso. Já há a constatação da relação de infecção pelo vírus Zika com quadros graves e óbitos a partir da identificação de casos que evoluíram para óbito em estados diferentes. 

Portanto, precisamos cobrar as devidas providências das nossas autoridades a fim de que seja assegurado o fornecimento de repelentes contra o mosquito Aedes pelo programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, priorizando o atendimento às mulheres grávidas com produtos adequados à gestação.

Fora isso, a falta de políticas públicas adequadas não impede que gestantes de condição humilde ingressem com ações na Justiça para a obtenção dos repelentes indicados pelo governo, o que pode ser feito através da Defensoria Pública ou mesmo por um advogado. Tanto a União quanto os estados e os municípios são responsáveis para fornecer remédios, fraudas geriátricas, suplementos alimentares e, analogicamente, tudo que for necessário para prevenir a saúde das pessoas.

2 comentários:

  1. Estamos perdendo a guerra para virus, bactérias (resistentes a maioria dos antibióticos) e mosquitos (dentre eles o Aedes) que já demonstram resistência a repelentes, Caro Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Levi.

      Primeiramente agradeço por sua visita e comentários.

      Penso que até sair a vacina contra o zika vírus, poderíamos usar os repelentes que o MS distribuiria para a população seja no Programa Farmácia Popular ou mesmo nas unidades de saúde.

      Num momento posterior, a população já estaria imunizada. O que acha?

      Excluir