Conforme organizado pelo Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Tocha Olímpica deverá passar pela região da Costa Verde (litoral sul-fluminense) no final do próximo mês. Em 27 de julho do corrente ano, a chama chegará a Angra dos Reis, onde pernoitará para, no dia seguinte (28/07), prosseguir rumo a Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, sem que nem ao menos passe pelo território da minha esquecida Mangaratiba.
Sinceramente, achei um equívoco não terem incluído o Município onde eu moro nesse roteiro que está marcando a História de várias cidades brasileiras ainda que o evento não seja algo tão importante quanto termos hospitais, escolas, transportes e segurança. Porém, já que o Estado do Rio de Janeiro irá sediar as Olimpíadas, então por que não contemplarem o máximo de municípios possíveis nesta unidade da federação?
Se olharmos atentamente para o mapa, o que custa a Tocha Olímpica dar uma esticadinha até Mangaratiba antes de subir a serra para o Vale do Paraíba? Pois, ao invés da chama ir pela RJ-155, que liga Angra a Barra Mansa, o trajeto poderia muito bem ser pela histórica Estrada de São João Marcos, que é a linda RJ-149. Esta, como se sabe, liga Mangaratiba a Rio Claro de modo que o resultado final seria praticamente o mesmo com uns poucos quilômetros de diferença.
É certo que, na hipótese de que o trajeto seja pela RJ-149, o distrito rioclarense de Lídice ficaria de fora, mas oportunizaria a passagem da chama pelo Município, podendo ser agendada uma breve paradinha no bairro da Praia do Saco. Nem que fosse ao menos para alegrar a vida dos nossos estudantes da rede local de ensino no municipalizado CIEP 294 Candido Jorge Capixaba.
Assim, tendo já encaminhado nesta data uma sugestão por mensagem in box via Facebook, quero também compartilhar com todos a minha ideia que, se for aceita, certamente irá listar na História de Mangaratiba, podendo criar, inclusive, mais um ponto de interesse turístico no Município. Então, futuramente a Prefeitura construiria até um monumento para lembrar do evento como fez o município de Forquilha, no Ceará.
Por ser um período pré-eleitoral, é certo que Mangaratiba está em guerra como todo lugar pequeno do interior. Mas estou convicto de que faria um bem danado para a coletividade daqui se toda a cidade, por alguns instantes, deixasse de lado suas briguinhas políticas internas, entrasse no espírito olímpico e defendesse a proposta. Afinal, não custa nada o prefeito e vereadores expedirem alguns ofícios ao Comitê Olímpico, não é mesmo?
Tenham todos uma ótima tarde de terça-feira!
OBS: Fotos acima referentes à passagem da Tocha Olímpica pelas cidades de Recife (PE) e Forquilha (CE), respectivamente, sendo ambas com créditos autorais atribuídos a Marcos de Paula/ Rio 2016, conforme consta numa notícia do portal EBC em http://www.ebc.com.br/esportes/2016/05/tocha-olimpica-viaja-pelo-brasil-acompanhe-o-caminho-do-simbolo-dos-jogos
Nenhum comentário:
Postar um comentário