Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2016

Renuncia logo, Cunha!




Mesmo caminhando a vinte por hora, o processo contra Eduardo Cunha vai tramitando na Câmara dos Deputados e deve ir a Plenário. Com 11 votos a 9, o Conselho de Ética aprovou nesta nesta terça-feira (14/06) o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pela cassação do mandato do presidente afastado da Câmara.

A partir da publicação no Diário Oficial, abrir-se-á o prazo de 05 (cinco) dias úteis para a defesa de Cunha recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a qual poderá opinar apenas quanto a aspectos formais do relatório e não sobre o mérito. Depois, o processo seguirá para o Plenário da Câmara, sendo que qualquer punição só poderá ser aprovada em definitivo com o voto de ao menos 257 dos 513 deputados.

Todavia, para que possamos fiscalizar melhor as atividades dos nossos parlamentares, confiram a seguir como votou cada deputado integrante do Conselho de Ética:

A favor da cassação:

- Marcos Rogério (DEM-RO), relator do processo
- Sandro Alex (PSD-PR)
- Paulo Azi (DEM-BA)
- Júlio Delgado (PSB-MG)
- Nelson Marchezan (PSDB-RS)
- Zé Geraldo (PT-PA)
- Betinho Gomes (PSDB-PE)
- Valmir Prascidelli (PT-SP)
- Leo de Brito (PT-AC)
- Tia Eron (PRB-BA)
- Wladimir Costa (SD-PA)

Contra a cassação:

 Alberto Filho (PMDB-MA)
- André Fufuca (PP-MA)
- Mauro Lopes (PMDB-MG)
- Nelson Meurer (PP-PR)
- Sérgio Moraes (PTB-RS)
- Washington Reis (PMDB-RJ)
- João Carlos Bacelar (PR-BA)
- Laerte Bessa (PR-DF)
- Wellington Roberto (PR-PB)

Felizmente, a baianinha Tia Eron teve coragem suficiente para cumprir com o seu papel e deve receber os nossos parabéns assim como todos os seus pares que votaram pela cassação do elemento. Inclusive o meu colega de profissão, doutor Júlio Delgado, que cheguei a conhecer pessoalmente nos anos 90 quando morava ainda na cidade de Juiz de Fora, situada na Zona da Mata de Minas Gerais. Já o Washington Reis, daqui do Rio de Janeiro, espero que seu lamentável ato não fique esquecido pelo eleitor quando ele colocar seu nome em disputa para algum cargo em 2018.




Agora resta-nos acompanhar e pressionarmos os nossos representantes em Brasília a fim de que o Plenário da Câmara livre logo o país desse câncer da nossa política que se chama Eduardo Cunha, sendo certo que seria melhor ele renunciar de vez e nos pouparmos dessa novela. Do contrário, o desgaste político tanto para ele quanto para o Congresso tende a ficar cada vez maior prejudicando outras pautas de interesse da sociedade.

Mas vamos em frente, vivendo uma cassação de cada vez, porque a guerra contra os corruptos parece não ter fim visto que ainda tem mais bandidos pra cair nas duas casas legislativas, nas as assembleias dos estados, as câmaras municipais, nos governos de todas as três esferas estatais, nas empresas que contratam com o Poder Público, etc. E, como havia postado hoje mais cedo aqui no blogue, o brasileiro quer mais do que um ou dois impeachment...

Tenham todos um bom e leve descanso noturno! 


OBS: Créditos autorais da segunda foto acima atribuídos a Leonardo Prado do arquivo da Câmara dos Deputados. Já a primeira imagem foi  extraída de http://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2016/04/EduardoCunha.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário