Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Apesar dos jogos e das eleições, o descaso continua...




Estamos acompanhando a realização das Olimpíadas Rio 2016 e, nesta data de 16/08, iniciou a campanha eleitoral nos municípios brasileiros em que milhares de candidatos estarão concorrendo aos cargos de prefeito ou de vereador nas suas respectivas cidades. Entretanto, o cidadão comum permanece sofrendo o mesmo descaso de sempre...

Na tarde de hoje, moradores de Mangaratiba estavam coletando assinaturas na Praça Robert Simões, no Centro, visto que uma parte significativa da população do Município encontra-se há vários dias sem água. Lá mesmo na Câmara dos Vereadores, onde trabalho, estamos até sem poder usar o banheiro! Se um servidor ou assessor da Casa precisar fazer as suas necessidades pessoais precisa dirigir-se a outro lugar que compre água dos caminhões pipa.


Uma das situações mais desagradáveis que tem é você chegar em sua casa e não ter nenhuma gota de água para tomar banho, cozinhar ou fazer a faxina doméstica. A roupa suja vai se avolumando e, para atender as demandas mais emergenciais, acaba tendo que comprar água mineral, ou então pedir auxilio para um parente, vizinho ou amigo. Então, mo fim do mês, a conta de consumo é emitida em dia cobrando por um serviço que não foi prestado de maneira decente.

Lamentavelmente, muitos são os lugares do Brasil onde as pessoas sofrem com o abastecimento precário. E, como bem sabemos, não é só isso! Faltam também serviços eficientes de saúde, educação, transportes e de segurança pública. 

Entretanto, o que me deixa mais indignado, meus amigos, é que a população vem lutando contra todos esses absurdos há tempos, mas a situação não se corrige. Neste ano, essa não foi a primeira vez que o povo daqui reclamou da falta d'água. Em março, rolaram dois abaixo-assinados no Município, sendo um contra a concessionária de distribuição de energia elétrica e outro contra a empresa estadual de saneamento básico (ler AQUI o artigo Além da AMPLA, estamos de olho na CEDAE também!, publicado por mim em 09/03 no blogue Propostas para uma Mangaratiba melhor).


Sem precisarmos estragar a festa das Olimpíadas e nem nos omitirmos das eleições, é fundamental que continuemos agindo como cidadãos conscientes em todo o tempo. Teremos ainda 45 dias de campanha pela frente, contando com o dia de hoje, mas não podemos nos deixar levar pelas artimanhas dos que desejam o poder exclusivamente para benefício próprio, deixando de lutar pelo bem estar geral da coletividade local como é esperado de um vereador ou de um prefeito. Pois essa é a hora de darmos um basta e contribuirmos para que haja uma verdadeira renovação na política brasileira.

Um ótimo final de tarde para todos!


OBS: Imagens acimas feitas por mim na Praça Robert Simões, Centro de Mangaratiba/RJ, durante a tarde desta terça-feira (16/08/2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário