Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Processo de impeachment chegando ao final no Senado




Por 59 votos a 21, o Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira (10/08) o relatório da comissão especial do impeachment elaborado pelo senador tucano Antonio Anastasia (foto), o qual recomenda que a presidente afastada seja julgada pela Casa.

Doze horas após ter o Senado decidido levar a presidente afastada Dilma Rousseff a julgamento final, os autores do pedido de impeachment protocolaram na tarde de hoje um resumo de nove páginas da acusação contra a petista, o chamado libelo acusatório. Tal documento seria uma consolidação das acusações e provas produzidas durante o processo de afastamento.

Recebendo uma cópia da peça acusatória, Dilma terá até 48 horas para responder. Isto é, o seu prazo para apresentar a defesa final findará na sexta-feira (12/08). E, assim que o Senado receber as manifestações da acusação e da defesa, caberá ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski, marcar uma data para o julgamento, intimar as partes envolvidas no processo e também as testemunhas. 

Acredita-se que até à primeira quinzena de setembro o Brasil consiga resolver definitivamente esse tormentoso impasse político. Segundo a previsão do STF, o julgamento deverá iniciar no dia 29 deste mês e talvez dure uma semana. Contudo, aliados do presidente em exercício, Michel Temer, pressionam para que sejam antecipados os trabalhos.

Com o placar esmagador da sessão, fica claro que o Senado irá mesmo aprovar a cassação da presidente afastada. Ou seja, matematicamente falando, não há como os parlamentares partidários de Dilma barrarem o impeachment já que a tendência será a manutenção dos votos dos senadores. Até mesmo porque não haverá condições nenhuma de governabilidade com o retorno da petista, o que seria a ruína econômica do país e um retrocesso muito grande nos mais diversos aspectos.

Desejo que venham novos tempos paras a política brasileira! Espero que o país comece a se reconstruir depois desse "tsunami lulopetista" como bem expôs o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em seu brilhante artigo A História ensina, publicado no Estadão.

Uma ótima tarde para todos!


OBS: Imagem acima atraída de do portal de notícias EBC em http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil2013/files/fotos/950868-16591720049_29dd59220d_o.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário