Os acontecimentos da política brasileira até que têm andado mais depressa do que eu imaginava. Não achava que logo agora, ainda em agosto, já haveria a votação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Pensava que o julgamento final da "querida" fosse sair só lá pra primeira quinzena de setembro, embolando-se com a campanha pelas eleições municipais.
Embora antes eu até desejasse uma trégua olímpica na política, por outro lado estou satisfeito que essa novela terá o seu desfecho em breve sendo provável que, dia 29/08, Michel Temer consiga ter mais do que 60 votos para poder vestir a cobiçada faixa presidencial. Pois, se bem refletirmos, tal previsão é possível uma vez que, quando o Senado decidiu transformar a presidente afastada Dilma Rousseff em ré no processo de impeachment, para levá-la a julgamento final, o placar foi de 59 a 21, superando o da abertura (55 a 22). E, na sessão decisiva, talvez dê para contabilizar 60 ou mais votos favoráveis à cassação da petista porque um dos votos contrários que Temer deve reverter deve ser o do pedetista rondoniense Acir Gurgacz.
Assim, mesmo indo pessoalmente ao Senado, acho quase impossível Dilma conseguir os 28 votos dos parlamentares da Casa pois as posições destes já se acham consolidadas e a tendência é que cada qual se mantenha contrário ou favorável, podendo um ou outro mudar de posição para acompanhar a maioria, mas não o contrário. Logo, suponho que a presidente afastada deverá comparecer à sessão a fim de discursar para a plateia de fora (militantes petistas que a apoiam e pessoas simpáticas ao petismo) na expectativa de eventuais resultados nas urnas para daqui uns dois anos.
Lembrando do que havia dito o ex-presidente Lula numa recente entrevista concedida à BBC, "a história não termina dia 29. Ela começa dia 29". Só que, desta vez, será uma nova História sem o PT aniquilando mais esse país, com governabilidade garantida até 2018, e fortes possibilidades de ser eleito alguém responsável para conduzir o Brasil rumo ao bicentenário da Independência, caso Temer consiga estabilizar a economia.
Vamos acompanhar!
Vamos acompanhar!
OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Roberto Stuckert Filho/PR, conforme consta numa página do portal EBC em http://radios.ebc.com.br/reporter-brasil/edicao/2016-04/comissao-do-impeachment-recebe-defesa-da-presidenta-dilma-nesta-segunda-feira-4-
Nenhum comentário:
Postar um comentário