Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Olimpíadas que deixarão saudades



"No final das contas, os brasileiros provamos ao mundo e a nós mesmos que sabemos organizar e realizar eventos mundiais com talento, competência, beleza, criatividade e emoção. Provamos também que, apesar dos pesares, temos a grandeza de abrir nossas portas aos visitantes com amabilidade e elegância. É hora, portanto, de nos olharmos no espelho e aumentarmos a nossa autoestima enquanto cidadãos e não aceitarmos menos do que merecemos dos nossos gestores públicos. Não somos um povo medíocre, como muitas vezes acreditamos ser, está provado. Vamos mudar nossas crenças sobre nós mesmos e eleger o governo que nos valorize como seres humanos dignos que somos, a começar pelas nossas cidades." (Fábio Rodrigues, Facebook)

Provavelmente, quando o Brasil tiver outra Olimpíada, eu nem esteja mais por aqui. Pois, se considerarmos um espaço de tempo de, no mínimo uns 52 anos, além do fato de que a população desejou que não tivéssemos mais eventos esportivos na atual condição social, acredito que o Rio só irá sediar novos jogos lá pela segunda metade do século XXI quando, provavelmente já estarei comendo capim pela raiz, senão bem velhinho como faleceu esse mês o nosso João Havelange.

Entretanto, mesmo tendo sido algo bem caro à nossa nação, devemos ver sempre o lado bom da coisa. E, neste sentido, como muitos andam se manifestando nas redes sociais, a exemplo de meu amigo e colega de trabalho na Câmara de Mangaratiba acima citado, creio que o maior legado para a população brasileira está sendo mesmo o resgate da nossa auto-estima pela atuação dos valentes esportistas. Muitas obras nem foram concluídas enquanto outras foram entregues em cima da hora, mas, ainda assim, a festa aconteceu e foi um sucesso.

Certamente que os problemas políticos são um caso a parte. Não é por causa do ouro inédito da seleção de futebol que agora vamos votar no PT ou no candidato apoiado pelo Eduardo Paes. Muito pelo contrário! Pois a decisão de fazer o evento sem que tenhamos nos tornado ainda uma nação verdadeiramente desenvolvida foi e será um erro histórico. Logo, tanto o Lula quanto o prefeito da cidade do Rio de Janeiro precisam ser responsabilizados perante o tribunal da História. E serão independentemente de nós.

Para 2020, assistiremos uma nova edição das Olimpíadas num país de fato em condições de sediar um evento desse porte tendo seus principais problemas de educação, saúde, transportes, meio ambiente e segurança sob controle. Ou melhor, bem resolvidos. Porém, creio que veremos os nossos atletas brilharem novamente em Tóquio e acredito que a experiência aqui do Rio servirá de estímulo tanto para os atuais como para os futuros competidores. Algo que deverá permanecer na memória de várias gerações, inclusive de muitas crianças de hoje.

Enfim, vamos em frente. Hoje é segunda-feira (a penúltima do mês), temos muita coisa pela frente, vamos eleger novos prefeitos e vereadores dia 02/10, sendo que não podemos desperdiçar a chance de mudar os rumos desse valoroso país.

Ótima semana a todos!



OBS: Créditos autorais das imagens acima atribuídos a Reuters/Vasily Fedosenko/Direitos Reservados, conforme consta em http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-08/rio-se-despede-dos-jogos-olimpicos-com-mistura-de-ritmos-brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário