Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

É hora de sermos todos olímpicos!




Falta bem pouco para as Olimpíadas do Rio começarem e fico muito feliz pela realização dos jogos em minha cidade natal, apesar de não viver mais nela há algum tempo.

Muitos protestos têm ocorrido pelo país por ocasião da passagem da chama olímpica tal como se viu, nesta terça-feira (02/08), nas cidades de Itaboraí e de Niterói. Porém, com todo o respeito ao direito de cada um se manifestar pacificamente, discordo da ocasião escolhida por esses meus concidadãos brasileiros e também pelo comportamento nada respeitoso de alguns.

Será que as Olimpíadas têm culpa dos problemas que a nossa sociedade sofre por conta dos políticos que ela própria escolheu para governar e legislar?!

Que o Brasil não deveria estar sediando os jogos de 2016, concordo plenamente. Porém, isto era pra ter sido barrado ainda na década passada, antes que o Rio de Janeiro viesse a ser escolhido. Pois agora não resta outra solução senão honrarmos esse compromisso internacional tirando o melhor proveito em favor da nossa imagem turística.

Assim, levando-se em conta a realização de um evento esportivo internacional, não é conveniente que o turista, ao visitar o Rio, seja incomodado com os nossos problemas internos, presenciando manifestações de protestos nas ruas, brigas de militantes baderneiros com a Polícia, trânsito congestionado pelas passeatas, vândalos depredando o patrimônio público, etc. No meu ponto de vista, apesar do processo de impeachment em curso, é recomendável que os dias das Olimpíadas sejam inteiramente dedicados à paz e não haja espaço para os conflitos políticos. Pois, como sabemos, trata-se de uma oportunidade para a confraternização global dos povos, a alegria, o entretenimento e o cultivo dos bons valores. Aliás, se formos lá na origem dos jogos, na Idade Antiga, descobriremos que os gregos selavam entre si acordos de cessar-fogo e tréguas entre as Cidades-Estados inimigas antes da realização do evento:

"Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam de 776 a.C., época em que os vencedores começaram a ter seus nomes registrados. Foi nesse período que o termo 'Olimpíadas' surgiu, após Iftos, rei de Ilia, aliar-se ao monarca de Esparta, Licurgo, e ao rei de Pissa, Clístenes. A aliança foi selada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Vem daí o nome 'Olimpíadas'. Por meio desse acordo, instituiu-se uma trégua, considerada sagrada em toda a Grécia, no período em que os Jogos fossem disputados. Esse acerto era levado tão a sério que, durante a Guerra do Peloponeso (conflito armado entre Atenas e Esparta, travado entre 431 e 404 a.C.), rivais deixaram as rusgas de lado para competir nos Jogos." (extraído do Portal Brasil 2016 em http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/uma-disputa-milenar)

Sendo nosso país o anfitrião desses jogos, devemos dar um bom exemplo de paz e de receptividade ao mundo, parando por um tempinho as nossas brigas paroquiais por mais relevantes que sejam. Por isso, mesmo os trabalhos no Senado relacionados à cassação da presidente afastada poderiam ficar suspensos até o encerramento das Olimpíadas do Rio. Igualmente, os movimentos políticos também se comprometeriam em respeitar a trégua pois creio que, se assim nos portarmos, estaremos não só zelando por uma milenar tradição universal como também iremos passar uma ótima imagem para o mundo, o que, por sua vez, trará excelente retorno econômico para o desenvolvimento do turismo por aqui.

Que haja paz entre nós! Deixemos, por esses dias, os conflitos da política em stand by a fim de que, com as ideias recicladas, possamos depois encarar melhor a conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma e as campanhas para as eleições municipais de outubro.

Tenham todos uma ótima quarta-feira!


OBS: Ilustração acima extraída de http://olimpiadasdorio2016.com/bandeira-das-olimpiadas/

2 comentários:

  1. Oxalá tudo corra pelo melhor para bem do mundo. Começamos a ficar assustados com tanto terrorismo..Muito bom.

    Bjos

    http://deliriosamoresexo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa.

      Obrigado por sua visita e comentários.

      Felizmente, por aqui não há terrorismo, mas estas Olimpíadas criaram a necessidade de uma vigilância e monitoramento já que se trata de um evento de referência mundial.

      Tomara que corra tudo bem como espero que será tal como foram a Copa de 2014 e o os jogos do PAN em 2007.

      Abraços.

      Excluir