Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

Rios no deserto: um comentário sobre Isaías 35




A linguagem poética dos profetas bíblicos nem sempre é bem compreendida pelo leitor fantasioso. Muitos se alienam em suas tentativas vãs de encontrar previsões para os acontecimentos do futuro folheando as páginas das Escrituras sendo que, na verdade, os autores sagrados estavam bem focados na situação do momento presente em que foi comunicada a mensagem.

Lendo Isaías 35, percebo ali uma pregação bem profunda  capaz de nos levar a um auto-conhecimento. Pois, embora seja identificada com o ministério de cura praticado 700 anos depois por Jesus, conforme os versos 5-6a, há algo muito mais além da literal abertura dos olhos aos cegos, do desentupimento dos ouvidos dos surdos, do fim da paralisia dos coxos e do desenrolar da língua dos mudos.

No contexto de Isaías, o profeta teria falado ao povo de Israel na ocasião das invasões dos assírios. Mas, na época dos redatores do livro, bem depois de sua morte, suponho que a experiência foi atualizada conforme os últimos instantes do exílio babilônico ou até mesmo quando os judeus teriam retornado para a terra de origem no final do século VI a.C. Só que, em qualquer tempo ou lugar, existirá sempre algo em comum capaz de atualizar aquela pregação milenar.

O texto do capítulo 35 aborda vários sentimentos humanos e nos aponta o caminho para a verdadeira felicidade. Vamos então ao comentário que podemos fazer ao texto bíblico analisando cada trecho da profecia.

Nos versos 1 a 2, o autor proclama uma promessa e usa a aridez da terra como metáfora. Ele prega a mudança de paisagem do deserto que se comparará à verdejante região do Líbano. E, antes que alguém faça uma interpretação de cunho sionista em favor da irrigada agricultura de Israel atualmente, eu diria que Isaías estava referindo-se mais profundamente à restauração do ser humano. Ou melhor, dos nossos corações.

Pessoas amargas, infelizes, deprimidas e desesperançadas podem ser mudadas pela glória de Deus. O "deserto" que há em seus corações, ainda que devastado pelos acontecimentos negativos que marcam a trajetória humana, a ponto de destruir sonhos, pode ser transformado em um lindo "pomar". Por isso o texto nos incentiva a recobrarmos os ânimos, não permitirmos que o medo nos acorrente e que venhamos a crer na operação salvadora de Deus (versos 3 e 4). Do Deus que tem o controle da história e aguarda nas suas mãos o momento certo de agir na caminhada de um povo e na vida de cada pessoa individualmente.

Por muitas vezes, os acontecimentos ruins e o pecado vão fechando a nossa  visão da realidade espiritual. Quanto mais o homem afasta-se de Deus, mais escuros ficam os seus horizontes e ele não consegue enxergar mais além das circunstâncias (cegueira). Torna-se insensível à voz do Espírito (surdez) a ponto de se perder nos caminhos por onde anda. Por fim, ele acaba se paralisando diante dos desafios que se apresentam (torna-se coxo) e a sua língua já não louva mais ao seu Criador (vira um mudo). Porém, quando abrimos as portas do coração para o mover divino, o milagre da ressurreição para a eternidade acontece. É quando, poeticamente falando, rios brotam no deserto transformando toda a paisagem seca do nosso interior. A sede que há em cada um de nós é preenchida pela Divina Presença.

Nos versos 8, 9 e 10, o profeta fala de um "Caminho Santo". Trata-se, pois, de uma estrada espiritual que exige uma inclinação para a pureza e para a santidade de quem se propõe a passar por ela. Deus, o Santíssimo, exige que todo aquele que O busca deixe o pecado através de um arrependimento sincero. Do contrário, não conseguimos nos apossar da Sião Celestial.

Certamente que, enquanto estivermos contaminados com os valores mundanos, em que estes interferem na nossa maneira de agir, vamos permanecer com as expectativas voltadas para o pecado. Erramos por procurar a felicidade nos prazeres, no acúmulo de poder e nas riquezas. Assim, nutrimos o engano dentro de nós, distanciando-nos cada vez mais da verdadeira Vida proposta por Deus aos homens. Vida esta que é revelada em Cristo - o Caminho Santo que se faz visível e palpável pelo exemplo de obediência trilhado por Jesus de Nazaré.

Mesmo sendo Santo, esse Caminho é posto para os pecadores passarem. Isto é, para os remidos, para quem aceitou o resgate divino do reino da maldade. Desta maneira, a pregação de Isaías torna-se uma espécie de Evangelho para todos os tipos de gente porque propõe uma aceitação do indivíduo pelo perdão incondicional e promete aos que atenderem seu chamado à experimentação da verdadeira alegria. Um gozo que é permanente ao invés do prazer passageiro do pecado ou da glória das riquezas que logo murchará.

Termino este texto desejando que a prática do bem e do amor torne-se algo no qual tenhamos prazer. Que possamos interiorizar os princípios da Lei de Deus em nossos corações, mergulhando por inteiro na Palavra. Pois, como disse o salmista, trata-se de lâmpada para os pés e luz no nosso caminho.

Tenham todos uma boa semana!


OBS: A foto acima trata-se de uma imagem do rio Jordão cruzando o deserto da Judeia em Israel. Foi extraída da internet em http://exegeserbiblica.webnode.com.br/news/uma%20introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20geografia%20do%20mundo%20biblico/

28 comentários:

  1. Rodrigão, eu creio que mesmo que a profecia tenha sido referente ao deserto que na verdade floresceu, ela está para nós conforme você interpretou, uma vez que a palavra de Deus se renova a cada manhã.
    Já me surpreendi várias vezes com Deus falando comigo através da palavra, embora o contexto da época não tivesse nada a ver com o meu atual contexto, mas se encaixava de maneira belíssima.

    Amei sua interpretação e fui edificada. Abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guiomar,

      Sinto-me feliz em saber que contribuí para a sua edificação.

      A mensagem de Isaías, assim como diversas outras passagens da Bíblia, é adequada para diversas épocas e lugares. Certamente que, na literatura israelita de hoje, muitas dessas profecias são re-significadas. Inúmeros judeus cujos pais e avós foram perseguidos pelo nazismo e também por outros povos, numa diáspora que durou cerca de dois milênios, sentem hoje o mesmo regozijo dos exilados quando retornaram para aquela terra.

      Como é bom podermos olhar para o momento e vermos pomares sendo cultivados pelo Espírito de Deus em nossas vidas, não é mesmo? Uns olham para as coisas ao redor e só conseguem enxergar tristezas. Já outros compreendem que a profecias estão se cumprindo no seu dia a dia com Deus como você compartilhou acima.

      Amiga, desejo que Deus te abençoe muito e que você continue sendo uma benção na vida de todos os que estão perto (e longe também).

      Abraços.

      Excluir
    2. Louvo a Deus por sua vida, pois te revelou o sentido da palavra,e esse sentido profundo,não se adquire pela teologia, é necessário um iluminar do Espírito Santo, continue deixando Deus te usar.. Abraços!

      Excluir
  2. esse estudo sem duvida foi muito edificante,sabendo que essa e outras revelações divinas só nos é dada quando temos comunhão com Deus,que Deus possa continuar abençoando a sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.

      Obrigado por sua leitura e comentários.

      Sem dúvida que andar com Deus é uma experiência enriquecedora. Nada neste mundo pode se comparar. O amor do Senhor vale mais do que o ouro e a prata!

      Muitas bênçãos também pra sua vida!

      Excluir
    2. Excelente estudo...e interpretação da Palavra. Deus o abençoe.
      Sandra Longhini.

      Excluir
    3. Amém! Obrigado pela leitura e comentários, Sandra. Desejo tudo de bom aí pra irmã. A paz.

      Excluir
  3. Que palavra tremenda, estava procurando esse tipo de esclarecimento. Que o Senhor continue nos revelando os mistérios do seu Reino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivone.

      Inicialmente, muito obrigado por sua leitura e comentários. Fico feliz que este meu texto esteja sendo útil para a edificação de meus irmãos e irmãs.

      Que Deus te abençoe a possa usar vc também na construção de seu Reino.

      Ótima semana!

      Excluir
  4. Eu estou sem palvra obrigado Deus seja n sua vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço ao irmão pela visita, leitura e comentários. Ótimo final de semana!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana amado ótima interpretação
    Deus continue te enchendo.Shalom Adonai

    ResponderExcluir
  7. Ótima interpretação Deus continue te enchendo de sabedoria.Shalom Adonai

    ResponderExcluir
  8. Ótima interpretação Deus continue te enchendo de sabedoria.Shalom Adonai

    ResponderExcluir
  9. Olá, amigo. Agradeço por sua leitura e comentários. Tudo de bom pra você e sua família! Participe sempre que desejar.

    ResponderExcluir
  10. Esta interpretação a luz do Espírito Santo foi edificante na vida dos irmãos acima em 2013, 2014, 2015, 2016 e agora na minha 2017! Realmente a palavra de Deus se renova! Aleluia!
    Que o Senhor continue a te usar irmão!
    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  11. A melhor interpretação dessa passagem que li. Deus o abençoe!
    Renovou minhas forças.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, amigos, pela leitura e comentários. Fico feliz que a mensagem esteja fazendo bem a quem a lê. Ótimo sábado pra todos

    ResponderExcluir
  13. Deus falou poderosamente só meu coração através dessa palavra e da maneira como foi explanada trazendo ânimo, exortação e renovando esperanças.Que Deus o abençoe rica e abundantemente!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, amigos, pela leitura e palavras de incentivo. Fico feliz em saber que o texto esteja sendo util para edificar vidas. Otima quinta feira a todos.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do seu texto, estou estudando Isaías 35 para ministrar, e esse texto abriu novos horizontes de interpretação. Creio que esse texto é atemporal, vai edificar e ajudar muita gente. Deus abençoe muito sua vida

    ResponderExcluir
  16. Melhor comentário que já li sobre Isaias 35.
    Já havia procurado outras vezes melhor entender este texto,e hoje ao fazer a leitura diária caiu justamente Isaias 35 e voltei a querer saber mais e me deparei com a sua explicação que se encaixou exatamente naquilo que o espírito santo revelava ao meu coração.
    Que a palavra do senhor possa nós trazer esperança e restauração se fazendo nova em nós todas as vezes que a lermos.
    DEUS continue lhe usando e abençoando.
    Fique na paz do senhor.

    ResponderExcluir
  17. O entendimento de Is. 35 está perfeito, que Jesus continue a abeço-lo.

    ResponderExcluir
  18. Olá acabei de conhecer o seu perfil acabei tbm de ter uma experiência c esse texto Isaías 35 e por isso vim pesquisar, quero dizer que adorei seu texto obrigada a Paz!

    ResponderExcluir