Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Refletindo sobre o conselho de Warren Buffett



Segundo disse o octogenário bilionário americano Warren Buffett em uma recente entrevista à CNBC, citando as palavras de seu sócio, haveria apenas "3 modos de uma pessoa inteligente quebrar: bebida, mulheres e alavancagem financeira".

Refletindo acerca do que esse proverbial empresário expôs, hei de considerar que não há nada pior do que alguém ir à falência por causa da má gestão de seus negócios. Em sua entrevista, Buffett criticou os investidores que pegam empréstimos para comprar ações, o que, a meu ver, seria um exemplo de quem toma decisões erradas.

Penso que aqueles que perdem tudo se divertindo de algum modo ainda são mais felizes em suas respectivas trajetórias pois, ao menos, estariam usufruindo de algo em benefício próprio. Se bem que não podemos esquecer de que a bebida em excesso seja danosa para todos nós e também há relacionamentos capazes de trazer mais aborrecimentos do que os prazeres do sexo.

Sobre a má gestão de negócios, talvez a ganância desmedida seja a causa de muitas ruínas por aí, em que a ansiedade em querer ter logo tudo aquilo que se deseja acaba trazendo um resultado desfavorável. Inclusive porque, em tais situações, o empreendedor apela para o fator sorte que, por sua vez, aumenta o grau de risco. É o que acontece quando, por exemplo, alguém compra ações para lucrar num curto prazo de tempo, conforme o magnata muito bem colocou na sua carta anual:

"Nunca se sabe quanto uma ação pode cair no curto prazo. (...) Mesmo que você pegue uma quantia pequena emprestado e suas posições não sejam ameaçadas pelo mergulho do mercado, sua mente vai ficar embaralhada com as manchetes assustadoras e os comentários ameaçadores. E uma mente instável não vai tomar boas decisões" (extraído de https://g1.globo.com/economia/noticia/so-ha-3-modos-de-uma-pessoa-inteligente-quebrar-bebida-mulheres-e-alavancagem-financeira-diz-warren-buffett.ghtml)

Confesso que não teria condições emocionais para investir o meu futuro numa Bolsa de Valores. Pois, mesmo se fosse comprar ações para obter ganhos num longo prazo, ficaria extremamente tenso diante das primeiras quedas seguidas, quando a perda representasse mais de um ano de ganho num investimento conservador. Ou seja, apesar de não ser muito ambicioso, iria me faltar paciência para esperar a companhia na qual estou apostando recuperar-se para retomar o seu crescimento.


Mas talvez eu esteja dizendo isso porque tenho pouco dinheiro e não poderia dispor de significativas quantias a longo prazo. Ou seja, qualquer recurso que apostasse nas grandes empresas seria muito mais bem vindo em minhas próprias atividades profissionais, tipo comprando um equipamento de trabalho ou pagando um curso de especialização.

Deste modo, prefiro apenas ir tentando melhorar de vida aos poucos. E a conclusão a qual eu chego é que para o pobre o melhor investimento chama-se estudo, através do qual podemos alcançar um mínimo de dignidade num país onde o ser humano é tratado como lixo.

OBS: Imagem acima extraída do portal EBC, conforme consta em http://tvbrasil.ebc.com.br/observatorio/episodio/warren-buffett

2 comentários:

  1. Admiro a sua forma de escrever. Assertivo sem meias palavras dizendo o que lhe vai na alma e o que pensa. É fascinante a sua frontalidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.

      Obrigado por sua leitura e comentários.

      Participe sempre que desejar.

      Abraços

      Excluir