Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

As Paralimpíadas e a inclusão da pessoa portadora de deficiência nas cidades brasileiras




Um dos poucos acontecimentos de grande repercussão no dia 07/09 que tirou o Brasil de sua rotineira mediocridade foi a belíssima cerimônia de abertura dos esportes paralímpicos ocorrida na noite de ontem no estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

Infelizmente, só pude acompanhar um resumo do evento após o jogo do Flamengo com a Ponte Preta, transmitido pela TV Globo. Porém, pelo que assisti, foi mesmo uma festa emocionante e bem educativa para todo o mundo, sobretudo para nós, os anfitriões. E, como bem noticiou o portal de notícias do G1,

"(...) Nesta quarta-feira, uma imensa festa quis quebrar barreiras. Em uma celebração às diferenças, os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro tiveram início sob um único lema: o coração não conhece limites. Ao passar a ideia de que, mesmo diferentes, somos iguais, a cerimônia de abertura encheu o Maracanã de beleza, poesia e com o ideal de que deficiência não se traduz em inferioridade. A honra de representar um país ainda longe de ser inclusivo coube a Clodoaldo Silva. Ao mudar a imagem do movimento paralímpico do Brasil com uma carreira de conquistas, o nadador se tornou gigante. Nesta noite, ao acender a pira dos Jogos, carregou a mensagem de urgência em busca da inclusão." - extraído de Festa faz ode à inclusão, pede mundo mais acessível e abre Jogos do Rio 

Verdade seja dita, meus leitores, que existe ainda um abismal contraste entre a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais nesses eventos de grande visibilidade e o cotidiano nas cidades brasileiras. Ainda há muito o que se fazer para tornarmos plenamente acessíveis as ruas, praças, parques ecológicos, escolas, unidades de saúde, teatros, cinemas, outros pontos de cultura, estabelecimentos comerciais, shoppings, estacionamentos, meios de transportes e prédios públicos em geral.

Além de rampas de acesso para cadeirantes em determinados locais, há que se ter calçadas e logradouros públicos apropriados onde esse público específico consiga se locomover com segurança assim como os deficientes visuais, os quais precisam do piso tátil e sinais de trânsito sonoros. Pois não basta que, por exemplo, em alguns lugares tudo esteja adaptado se a pessoa com necessidades especiais mal consegue sair de sua própria casa com autonomia!

O mais triste de tudo isso é que já temos uma ampla legislação a respeito do assunto, mas que não é cumprida pelos governantes sendo estes também omissos na fiscalização quanto ao particular. Os prefeitos não só deixam de promover as devidas adaptações nos prédios públicos (na sede dos Poderes Executivo e Legislativo daqui de Mangaratiba inexistem banheiros para os cadeirantes) como também falham em não enfrentar com seriedade o problema. Este só pode ser resolvido com os pés no chão através de um plano de metas para ser executado no decorrer de anos.

Coincidentemente, teremos eleições municipais nas cidades brasileiras daqui três semanas e alguns dias em que estaremos escolhendo os futuros prefeitos e vereadores nas cidades onde moramos. E aí precisamos agir com consciência, procurando saber se os candidatos às prefeituras lembraram-se das pessoas com deficiência nos seus respectivos programas de governo (no setor de divulgação de candidaturas do site do TSE constam as propostas de cada um deles) sendo importante o eleitor indagar do seu vereador se ele está de fato proposto a abraçar a causa, tipo propondo indicações e fiscalizando.

Nos dias atuais, tendo a humanidade mais ciência e tecnologia do que no passado, podemos tornar realidade aquilo que um dia sonhou o profeta hebreu Isaías e que o mestre Jesus, séculos depois, significou em sua mensagem quando respondeu aos discípulos enviados por João Batista: "os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres" (Mateus 11:5; NVI). Falta, porém, vergonha na cara dos nossos gestores para colocarem prática a ideia por meio de políticas públicas.

Portanto, tenhamos coração e defendamos também a causa!




OBS: Imagens acima extraídas do portal de notícias EBC, sendo a última referente ao coração formado com as peças de quebra-cabeça na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 no Estádio do Maracanã com  créditos autorais atribuídos a Tomaz Silva/Agência Brasil.

3 comentários:

  1. Aqui em minha cidade, tive a oportunidade de participar da elaboração do Plano de Governo do meu candidato a prefeito em que as pessoas portadoras de necessidades especiais não foram esquecidas nas propostas do Alan Bombeiro (PSDB):

    "4.8. Acompanhamento e apoio a portadores de necessidades especiais. De cada 100 brasileiros, 14 são portadores de algum tipo de deficiência. Para a maioria deles, a inclusão social ainda é um sonho. Por isso serão buscadas as seguintes medidas:
    - Adaptação dos logradouros, calçadas e dos prédios públicos municipais para o acesso aos cadeirantes;
    - Adaptação de toda a frota de ônibus para as pessoas portadoras de
    necessidades especiais tornando o transporte coletivo municipal mais humanizado;
    - Colocação do piso tátil nos principais logradouros da cidade e nos prédios públicos para atender aos deficientes visuais;
    - Criar versos dos documentos públicos em código braile."

    https://melhorarmangaratiba.blogspot.com.br/2016/09/programa-de-governo-municipal-alan.html

    ResponderExcluir
  2. Oxalá tudo lhes corra bem. Porque para além de serem diferentes, pode mostrar que são capazes de fazer o que muito normais não fazem. Gostei muito

    Bjos
    Gostava de receber tua visita, ao nosso blogue

    http://deliriosamoresexo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Larissa (ou boa tarde aí em Portugal)

    Nas Olimpíadas deste ano parece que houve uma atleta portadora de deficiência que disputou de igual pra igual com os demais competidores que não têm necessidades especiais. E, em Londres (2012), parece que um coreano com deficiência visual teria batido um recorde mundial na prova de raqueamento de tiro com arco...

    O fato é que temos visto poor esses dias é eficiência e não deficiência.

    Vou ver seu blogue.

    Obrigado pela visita e pelos comentários. Volte sempre!

    ResponderExcluir