Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Uma lição que podemos ter com o acidente de Domingos Montagner




A vida muitas vezes nos surpreende e assusta. Quem poderia imaginar uma morte tão repentina e trágica como a desse ator da Globo que, na semana passada, nos deixou prematuramente?

Mas quando penso que, no local do acidente, deveria haver mais prevenção, tipo placas junto com as boias e cordas da sinalização aquática, concluo que situações assim poderiam ser evitadas ou reduzidas. 

Pensando na minha Mangaratiba, cidade do litoral sul-fluminense onde moro há quatro anos, observo o quanto temos locais traiçoeiros como são as próprias praias. Estas, apesar de serem de águas mansas, por estarem situadas na Baía de Sepetiba, tornam-se perigosas no verão devido à aproximação de lanchas e jet-ski. E olha que já existem normas para isso e que não são cumpridas. É o caso da Lei Municipal de n.º 973/2015, a qual ajudei na elaboração de seu respectivo projeto quando trabalhei na Câmara pelo gabinete do vereador Zé Maria (José Maria Pinho) como assessor.

Entretanto, não são apenas as praias e cachoeiras daqui que oferecem algum risco. Somos atravessados pela perigosa rodovia BR-101, além dos pontos de travessia da linha férrea usada com exclusividade pela empresa subsidiária da Vale do Rio Doce, a MBR, com moradias acompanhando o trajeto do trem. Sem nos esquecermos ainda dos ônibus da viação Expresso Mangaratiba, trafegando muitas das vezes em condições precárias, e de um hospital sem recursos suficientes para prestar sempre um adequado atendimento emergencial. Isto porque faltando equipamentos, materiais e profissionais, as nossas unidades de saúde tornam-se um alçapão para os casos graves quando o paciente fica indefinidamente aguardando vaga de transferência na central regulação a fim de ser melhor diagnosticado e tratado num outro hospital. 

Mais do que nunca, meus amigos, precisamos mudar isso para que, tanto na nossa cidade quanto em outros municípios, a vida humana seja mais valorizada. Logo, no dia 02 de outubro, quando comparecermos às urnas, vamos votar com consciência, para que tenhamos gestores locais realmente preocupados com o bem estar da população.


OBS: Imagem acima do distrito mangaratibense de Itacuruçá extraída da página de Evando Rezende no Facebook, com créditos autorais a Fábio Rodrigues, conforme consta em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1174200662619195&set=a.209769509062320.50801.100000878162464&type=3&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário