Nas transmissões sobre os protestos que têm acontecido nas ruas das principais cidades brasileiras, grupos de manifestantes gritam palavras de ordem tentando impedir o uso de bandeiras das agremiações partidárias entre seus companheiros presentes:
"Sem partido"!?
Qual o problema dos partidos políticos participarem?
Lendo o informativo de hoje do cientista político César Maia, ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, deparei-me com o seguinte comentário abordando as dificuldades em se negociar os valores das tarifas de ônibus:
"Como o movimento é mobilizado em Rede, os “negociadores” não têm poder de representação para decidir nada. Tem que retornar às Redes Sociais com as informações e deixar que elas debatam o que fazer. Não é simples. É muito difícil!"
Neste aspecto, César tem toda a razão no que ele diz. Pois, se os manifestantes estivessem melhor organizados sob o comando de entidades, sejam partidos políticos que disputam eleições ou não, independentemente da ideologia que seguem, de fato seria muito mais fácil de negociar com eles.
Tenho pra mim que a rejeição da sociedade aos partidos políticos enfraquece o regime democrático brasileiro. Uma democracia forte é feita com partidos fortes, sindicatos fortes, associações de moradores fortes e ONGs fortes. E aí quererem impedir as agremiações partidárias de se manifestarem com bandeiras que contêm suas respectivas legendas, ou símbolos históricos de luta popular, é, no mínimo, um atentado contra a liberdade de expressão.
Registre-se o que dispõe a Constituição Federal em seu artigo 5º, incisos II, IV, VI, VIII e IX, além da existência dos partidos ser também assegurada pela Carta Magna (art. 17).
Viva as manifestações pacíficas! E que possamos prestigiar a participação dos partidos políticos na construção de nossa História.
OBS: Imagem extraída do blogue O homem revoltado em http://ohomemrevoltado.blogspot.com.br/2010/01/blog-post_28.html
Inegavelmente que a sociedade brasileira sofre hoje uma crise de representação e o problema, a meu ver, é de origem ética. Está faltando CONFIANÇA entre as pessoas! Além da necessidade de democratização dos partidos, nossas condutas precisam ser revistas.
ResponderExcluirO gigante acordou, mas ainda bem sonolento vai esbarrando e tropeçando em pequenos erros até se reerguer e reaprender a andar direito. Ao menos acordamos :)
ResponderExcluirIsso é verdade, André. O povo brasileiro precisa aprender a caminhar. Muitas dessas experiências que têm acontecido seriam novas para a nossa população, mas apontam para uma nova tendência política.
Excluir