Páginas

domingo, 7 de outubro de 2018

Meu domingo de eleições



Neste primeiro domingo do mês (07/10), eu e Núbia saímos logo no comecinho da tarde para votar,. Fiz diferentemente das eleições anteriores em que tinha ido às urnas logo de manhã para ficar livre do compromisso, visto que preferi levantar da cama lá pelas dez da manhã curtindo o friozinho que fez neste final de semana, algo atípico para um outubro primaveril no litoral fluminense.

Como as nossas seções eleitorais ficam na própria rua onde moramos, isto é, no Colégio Nossa Senhora das Graças, eis que, em menos de cinco minutos chegamos até lá. Porém, logo notei que os apoiadores de alguns candidatos tinham emporcalhado a via com santinhos, sendo que alguns deles foram os santinhos da filha de um ex-deputado e presidente da Câmara Federal, mas que agora se encontra preso.


No colégio, pegamos duas pequenas filas, sendo que a de Núbia (na seção n.º 0056) demorou mais do que a minha (n.º 0051). Porém, na hora de votar, fui super rápido visto que já tinha decorado os números de todos os meus candidatos. E o que parece ter causado essa demora foi o fato de que os mesários estavam conferindo a biometria dos eleitores, tendo em vista que o DETRAN havia remetido as digitais de algumas pessoas para o TRE.



Neste momento, estou no aguardo a divulgação dos resultados oficiais, o que só poderá ocorrer após às 19 horas, tendo em vista que as eleições ainda estão acontecendo no extremo oeste do país, mais precisamente no Acre e oeste do Amazonas. Porém, segundo o acompanhamento do portal de notícias do G1, no pleito para governador aqui no Estado do Rio de Janeiro, estou surpreso com o desempenho do candidato do PSC, o ex-juiz federal Wilson José Witzel (PSC). Não esperava que ele viesse a ser tão bem votado!

Assim que tiver as informações oficiais, pretendo até amanhã escrever uma nova postagem comentando os resultados das eleições. E agora, passado o primeiro turno, devo focar mais no pleito suplementar para prefeito aqui de Mangaratiba, o qual será realizado em 28/10 (mesma data do segundo turno para governador e presidente).



Ótimo final de domingo a todos!

2 comentários:

  1. Resultados surpreendentes realmente. Infelizmente o nosso povo se deixou levar pelas pesquisas, tanto para governador quanto para presidente. Vamos ver agora no segundo turno.

    Sei que você gosta de História e de Cultura Local.
    Se liga nesse texto e comenta lá.
    https://saibahistoria.blogspot.com/2018/10/antiga-estacao-de-tratamento-de-aguas.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Adinalzir,

      Acho que, em alguns aspectos, o povo se deixou levar pelas pesquisas, mas, em outros, não.

      Houve também o efeito Bolsonaro e que contribuiu para ajudar vários candidatos a governador e ao Senado. Veja, por exemplo, o desempenho surpreendente do Dr. Wilson José Witzel, ex-juiz federal. Ele, embora tenha se aproximado do candidato do PSL, considero com uma visão diferente e de fato poderá contribuir para renovar a política no nosso estado.

      Dia 28/10, teremos o segundo turno e acho muito difícil haver uma virada. Se bem que não existe eleição perdida ou ganha. Mas, enfim, iremos sempre defender a democracia dentro e fora do período eleitoral.

      Obrigado pela indicação do artigo. Irei ler.

      Um abraço e ótima semana!

      Excluir