Páginas

sábado, 27 de outubro de 2018

No domingo, voto em Paes, Haddad e Alan Bombeiro nas eleições



Amanhã (28/10), último domingo de outubro, os eleitores do Estado do Rio de Janeiro irão escolher, em segundo turno, quem será o próximo governador desta unidade federativa e também o presidente do país, ambos para o exercício de um mandato de quatro anos até 31/12/2022. E, segundo as pesquisas feitas por um sério instituto, as intenções de voto encontram-se desse jeito entre os candidatos:

1) Governador: Na pesquisa Datafolha sobre o 2º turno das eleições para o governo do Rio de Janeiro, divulgada na quinta-feira (25), o ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) tem 47% contra 37% do ex-prefeito da capital, Eduardo Paes (DEM), sendo os votos branco/nulo 11% e indecisos 6%.

2) Presidente: Também de acordo com o Datafolha, em pesquisa divulgada na mesma data, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 48% contra 38% de Fernando Haddad (PT), em que brancos/nulo/nenhum pontuam 8%  e indecisos 6%.

Como muitos sabem, apoiei o presidenciável do meu partido, Geraldo Alckmin (PSDB), durante o primeiro turno. E tudo o que eu desejava era evitar essa disputa polarizada entre PT e o Bolsonaro como cheguei a argumentar numa postagem do dia 16/09 (clique AQUI para ler). Só que, infelizmente, a escolha da maioria foi que Fernando Haddad continuasse nas eleições e não o meu candidato e nem os outros mais próximos do centro da política.

Apesar de termos no momento uma disputa entre esquerda e extrema direita, prefiro mil vezes votar em Haddad visto que ele se encontra melhor inserido dentro do campo democrático. Pois, lamentavelmente, Bolsonaro tem os seus flertes com ideias que lembram o fascismo, sendo que muito me preocupa essa onda de ódio que tomou conta do país graças ao discurso do candidato do PSL.

Deste modo, sendo eu um social-democrata, prefiro ver eleito um socialista que pretende governar o Brasil, sem uma ruptura democrática, do que contribuir para a vitória de um radical que não respeita o regime no qual vivemos. E que, além do mais, já demonstrou por diversos discursos e atitudes também não ter a devida consideração pelas mulheres, os negros, os indígenas, os artistas e os militantes da esquerda. Aliás, não é por menos que prestigiados cantores como Caetano Veloso e Chico Buarque estão fechados com Haddad.


Para governador, sigo com o candidato apoiado pela coligação integrada pelo PSDB que é o Eduardo Paes do DEM, o qual foi prefeito por duas vezes da cidade do Rio de Janeiro. Porém, as razões do meu voto não se resumem ao aliançamento partidário pois sei que o candidato é um gestor competente e que entregou a Prefeitura da capital estadual em ótimas condições financeiras. Aliás, enquanto o Estado encontrava-se em sua mais profunda crise, o Município do Rio prosseguia muito bem até que Crivella pôs tudo a perder.

Todavia, não tenho atacado o adversário de Paes que é o ex-juiz federal Wilson José Witzel, o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente numa palestra ocorrida no Iate Clube de Muriqui em 2017. Considero-o também alguém com qualidades e, caso eleito, certamente terá um enorme desafio pela frente para recuperar as finanças do Rio assim como o Eduardo Paes.


Já aqui no município de Mangaratiba, no litoral sul-fluminense, bem como em Aperibé e Laje do Muriaé, no noroeste do estado, teremos um pleito suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito. Isto é, escolheremos um  novo chefe do Executivo que vai completar o mandato do antecessor, com exercício até 31/12/2020, tendo em vista que, em junho do corrente ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro da chapa eleita em 2016, gerando uma dupla vacância.

Assim sendo, eis que temos, no momento, cinco candidaturas concorrendo na suplementar deste Município e uma das coligações, a "MANGARATIBA PRECISA MUDAR", é integrada pelo candidato do meu partido, Alan Campos da Costa, mais conhecido como Alan Bombeiro. Já o vice da chapa é o vereador Chicão da Ilha, filiado ao Solidariedade.

Mais uma vez justificando o voto, o meu apoio ao Alan deve-se principalmente às propostas de seu Plano de Governo de cuja construção participei já no pleito municipal de 2016, época em que também fui seu assessor na Câmara Municipal durante os últimos seis meses de mandato como vereador. Na época, tive a oportunidade de contribuir para quase todos os temas, sendo que boa parte das ideias foram reaproveitadas pela equipe que editou o documento enviado à Justiça Eleitoral (clique AQUI para conferir).

Da mesma maneira como não ataco o adversário do Eduardo Paes, respeito também os demais concorrentes do pleito municipal suplementar de Mangaratiba, visto que sempre tive uma boa relação com os senhores Cledson Dutra Barboza (Rede Sustentabilidade), Emil Crokidakis de Castro (PSOL) e Evando Rezende (PP). E, embora ainda não conheci pessoalmente a senhora Carla Cristina Lourenço de Jesus (PRP), não tenho nada contra ela. Aliás, todos os cinco têm suas respectivas propostas para o Município, as quais eu respeito.

Ainda que tanto nas eleições para o Estado quanto nas suplementares para o Município haja uma quantidade elevada de ataques entre muitos dos apoiadores nas redes sociais, prefiro participar da campanha respeitando os adversários, consciente de que ninguém é inimigo. Pois só em alguns casos excepcionais, a exemplo da candidatura de extrema direita do Jair Bolsonaro, é que considero pertinente combater como já venho fazendo há meses. 

Na data de hoje (27/10), o meu grupo fez uma grande carreata em Mangaratiba. O evento iniciou-se no Distrito de Itacuruçá e foi um sucesso, demonstrando o amplo apoio que a candidatura de Alan Bombeiro vem recebendo em todo o Município, sendo ele o favorito para vencer o pleito suplementar daqui.





Para quem não conhece o candidato Alan Campos da Costa, ele tem 42 anos, é morador de Ibicuí, casado, pai de família e foi um atuante vereador na Câmara Municipal de Mangaratiba durante a legislatura passada. No entanto, antes de seguir a carreira política, atuou como socorrista no Corpo de Bombeiros, onde serviu por 16 anos, dedicando-se com entusiasmo a resgatar vidas. E era visto como uma liderança pelos colegas de corporação por haver participado do movimento "SOS Bombeiros". 

Após ter sido eleito em 2012 para o Legislativo Municipal, com uma votação bastante expressiva, mesmo com poucos recursos financeiros, tornou-se o único opositor aos desmandos daqueles que têm governado Mangaratiba em busca de atender a interesses particulares. E, por isso mesmo, dedicou-se com afinco em seu trabalho na Câmara Municipal apresentando projetos importantes para melhorar a vida do nosso povo e gerar desenvolvimento para a nossa cidade. 

Nas eleições de 2016, Alan Bombeiro foi candidato a prefeito e recebeu mais de 6.900 votos, mas, infelizmente, não chegou a ser eleito daquela vez. Porém agora, com o cenário desanimador de mais um prefeito afastado pela Justiça e um Presidente da Câmara denunciado pelo Ministério Público, Alan Bombeiro tornou-se novamente candidato, tratando-se do favorito para vencer esse pleito suplementar e governar Mangaratiba até o final de 2020.  E, diga-se de passagem, eis que poderemos ter a terceira prefeitura administrada pelo PSDB no Rio de Janeiro.

Portanto, com tranquilidade, vou às seção eleitoral logo pela manhã do domingo e, na sequência da urna eletrônica, votarei em #EduardoPaes25, #Fernando Haddad13 e #AlanBombeiro45.



Ótimo final de sábado, meus amigos, e tenham uma excelente votação amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário