Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Um começo de Primavera ameno e tranquilo



Por aqui, as chuvas primaveris começaram cedo e, graças a elas, as temperaturas têm ficado controladas, apesar de se elevarem em alguns dias. Agora mesmo escrevo este texto vestido com um agasalho e uma calça de moletom. 

Neste último feriadão, choveu todos os dias e, apesar de Muriqui haver recebido alguns turistas e veranistas, o Distrito não encheu tanto de visitantes. Apenas notei um pouco mais de movimento de carros nas ruas e umas filas tanto no supermercado quanto no açougue, superando o habitual dos finais de semana comuns. E, no sábado que antecedeu o primeiro turno das eleições, isto é, em 06/10, deu até para Núbia sair agasalhada para almoçar e também tomarmos um sorvete.

Felizmente o tempo está suportável pois minhas horas têm sido divididas entre trabalho, alguns compromissos pessoais e presença na campanha do meu candidato a prefeito nas eleições suplementares do Município de Mangaratiba, Alan Campos da Costa (Alan Bombeiro). Pois, estando o pleito marcado para ocorrer no dia 28/10 (mesma data do segundo turno das eleições gerais), eis que nossa equipe tem feito vários momento de corpo a corpo pela cidade, muitas das vezes indo quase que de casa em casa pelas ruas mais periféricas.

Em geral, costumo ser avisado apenas das programações de campanha que ocorrem no meu Distrito, a exemplo da visita de sábado (13) à região do "Poção" e ontem (15) nas humildes localidades de Cachoeira 1 e 2, situadas do outro lado da rodovia Governador Mário Covas (BR-101). Em ambas, os trabalhos iniciaram-se com muita chuva mas que depois foram reduzindo a intensidade até pararem por uns instantes.











Eu diria que a campanha para as suplementares começou tensa em meados de agosto, enquanto a disputa estava polarizada entre o então presidente da Câmara e prefeito interino, Vítor Tenório Santos (Vitinho) e o Alan. Logo no primeiro dia de propaganda política, tive dores de cabeça com o fato da Prefeitura abusivamente haver apreendido um carro de som do sindicato onde eu trabalho e conduzido o motorista para a Delegacia. Depois, no último dia daquele mês, o governante em exercício da cidade teve a sua prisão preventiva decretada, passando a se encontrar foragido desde então.

Durante vários dias de setembro, Mangaratiba permaneceu sem prefeito. Através de um Decreto Legislativo, o vice presidente da Câmara, ver. Carlos Alberto Ferreira Graçano (Charlies da Vídeo Locadora), tomou posse do Executivo, sem ter sido antes eleito pelos seus pares e isto fez com que um vereador do meu partido, o Professor Renato Fifiu, impetrasse um mandado de segurança para obrigar o Legislativo a escolher quem seria o novo presidente do órgão, em conformidade com o parágrafo único do artigo 86 da nossa Lei Orgânica Municipal. E, por causa de uma liminar proferida pela Justiça, os edis precisaram, na sessão seguinte, eleger o novo presidente da Câmara que, por sua vez, passou a responder pelo Executivo provisoriamente. 

Curiosamente, os vereadores escolheram o próprio Charlies, o qual era vice-presidente da Câmara, de modo que, na sessão posterior, precisaram eleger entre si um outro ocupante do cargo da Mesa Diretora que ficara vago. Ou seja, legitimaram a inobservância cometida em relação ao referido dispositivo da Lei Orgânica.

De qualquer modo, eis que, a partir daí o Município tranquilizou-se. Sem uma polarização na disputa eleitoral, a campanha do meu candidato, líder nas intenções de votos, foi reduzindo as suas atividades. Além de que, como estava se aproximando o primeiro turno das eleições gerais, muitos apoiadores precisaram se dedicar mais às atividades de seus deputados, cujo pleito se deu no domingo retrasado, dia 07/10.

Dentre os candidatos que apoiei no primeiro turno das eleições gerais (clique AQUI para ler a postagem do dia 05/10), tive êxito apenas com o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), reeleito para mais um mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.  Sua campanha foi bem modesta, pois recebeu poucos recursos do fundo partidário se comparado a outros candidatos que nem tinham mandato. Porém, com todas as dificuldades, alcançou honrados 49.012 votos (0,64% dos válidos). 

Para esta segunda quinzena do mês, acredito que haverá um pouco mais de agito aqui em Mangaratiba. Principalmente na semana que vem, a qual antecede as suplementares e o segundo turno. Pois será o momento em que os adversários do meu candidato tentarão um crescimento de última hora. Porém, pelo que tudo indica, acredito que terminaremos mais tranquilos do que  quando começamos. Pelo menos eu espero que assim seja.


Ótima terça-feira a todos!

6 comentários:

  1. O nosso Outono já anda meio avariado :))) Gostei de o ler!:)))

    Espero-vos com; - 🎁Um presente especial...numa libido em exaltação 💕
    --
    Beijinhos molhados. :)))

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal entrámos no Outono
    .
    Deixando um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo!

    Saudades de você e de Núbia!

    Ainda bem k a primavera entrou aí amena e sem grandes flutuações. Aqui, já outono, tristonho e cinzento. Mas, que podemos nós fazer?

    Campanha eleitoral em efervescência e domingo está à porta. Que vença a vontade popular, maioritária.

    Beijos para ambos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Obrigado por sua visita ao blogue.

      Acho o outono uma estação linda e que, por aqui, não chega a ser cinzento e nem tristonho. É para mim a melhor época. Ontem mesmo minha esposa estava comentando que, quando formos um dia visitar Nova Iorque, ela pretende conhecer a cidade no outono para ver aquelas folhas amarelas caídas pelo Central Park. Porém, creio ser a Primavera uma melhor época para visitar regiões de clima digamos mais temperados pois as temperaturas estão agradáveis e os dias mais longos.

      A campanha já não está tão quente pois a vitória de Bolsonaro é dada como certa, talvez com uma diferença de mais de 10 milhões de votos para o adversário. Já não há tanta presença de militantes nos comícios do candidato do PT, o qual deve vencer nos estados da região Nordeste e, provavelmente, perde nas demais unidades federativas. Porém, como bem colocou, que ganhe a vontade popular da maioria.

      Agradeço mais uma vez o contato.

      Ótima noite de terça-feira.

      Beijos

      Excluir