Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2018

Sobre os tiros contra a caravana de Lula



Li no G1 que, na tarde de ontem (27/03), dois ônibus que participavam da caravana de Lula no Paraná teriam sido atingidos por três tiros, segundo informou o Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com o portal de notícias,

"Os ônibus seguiam de Quedas do Iguaçu, no oeste do estado, para Laranjeiras do Sul, na região central, quando os tiros foram disparados, ainda segundo o partido. No momento dos disparos, Lula estava dentro da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), em Laranjeiras do Sul (...) A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse ter pedido policiamento às autoridades do Paraná, mas afirmou não ter sido atendida. Ela classificou o episódio como 'emboscada'. A Polícia Civil declarou que abriu inquérito para investigar o caso e que será feita uma perícia nos ônibus - uma equipe de peritos está a caminho para vistoriar os ônibus. Já a Polícia Militar (PM) afirmou que aumentou o policiamento no local da caravana. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que pediu atenção das autoridades estaduais para o caso." - Extraído de https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/onibus-da-caravana-de-lula-sao-atingidos-por-tiros-no-oeste-do-parana-diz-assessoria.ghtml

Confesso que, apesar de não gostar da política do Lula e defender que ele seja corretamente julgado pela Justiça, igual a qualquer outro cidadão brasileiro, vindo a ser punido com prisão, se for o caso, de modo algum poderia concordar com um atentado homicida. Pois isto seria também um ataque à nossa democracia.

Se, por um lado, é compreensível a indignação de alguns com o fato do nosso STF, por maioria de votos, haver excepcionalmente admitido o habeas corpus de Lula na semana passada, sentindo-se tais pessoas insatisfeitas com a lentidão da Justiça brasileira em punir os criminosos, também deve ser compreendido por que outros idolatram o elemento. Pois tendo em vista os benefícios alcançados na área social pelos governos petistas, muitos seguidores da esquerda brasileira vêem o ex-presidente como um Robin Hood dos trópicos.

Ora, não podemos esquecer que o mítico personagem literário inglês, um fora-da-lei que roubava da nobreza para dar aos pobres, é, para muitos, um dos maiores heróis na terra da rainha Elizabeth. Chegou a ser imortalizado como o "Príncipe dos ladrões" a ponto de virar um arquétipo dentro da cultura anglicana e global, apesar de sua conduta desviante.

É certo que, no caso do Lula, os crimes praticados durante o período de oito anos que ele governou o Brasil foi mais para alimentar o seu bando chamado PT do que para sustentar a população pobre que ainda temos. Arrasaram com uma empresa que representava o orgulho nacional (a Petrobrás) para que o caixa dois dos candidatos petistas fosse alimentado com o dinheiro da corrupção conforme a Lava Jato estampou para todo o país. E juntos também se beneficiaram partidos hoje não mais aliados como o PMDB e o PP, ambos da base do Planalto antes do impeachment.

Todavia, um erro não justifica o outro! E, por mais que o Brasil ainda continue sendo o país da impunidade, com o Supremo soltando os ladrões presos pela Justiça de primeira instância, devemos respeitar a "Ordem" que é uma das palavras da nossa bandeira, baseada nos ideais positivistas de Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". 

Como se sabe, a "Ordem" consiste na conservação e manutenção de tudo o que é bom, belo e positivo. Isto quer dizer que o respeito às leis, às instituições democráticas e à liberdade das pessoas é algo que jamais pode ser deixado de lado por mais que estejamos insatisfeitos com os acontecimentos da política do nosso país. Cuida-se da realização dos ideais republicanos, consistentes na busca e na manutenção de condições sociais básicas (respeito aos seres humanos, salários dignos etc.), sem o que não haverá o melhoramento do país (em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

Jamais devemos nos esquecer de que há muitos milênios a civilização deixou para trás os tempos da vingança privada e entregou o monopólio da Justiça ao Estado. Ou seja, através da jurisdição é que os criminosos são julgados e condenados, cabendo tão somente às instituições estatais competentes a execução das punições. Inclusive a morte do sentenciado no caso dos países livres que ainda adotam a pena capital, nos quais há um processo com todos os direitos de defesa previstos em lei.

Assim também devemos aguardar que a Justiça seja feita no Brasil quanto a todos os bandidos que roubaram a nação, sendo que, na atualidade, estamos testemunhando algo inédito que foram as prisões de importantes políticos e de poderosos empresários. Pois, em mais de 500 anos de História, nunca se viu tantos deputados, senadores, prefeitos, governadores e ministros indo parar na cadeia como anda a ocorrer agora. E, se Lula, Temer e Aécio continuam soltos, creio que isso não será por tanto tempo.

Finalmente, não se pode ignorar que a realização de um atentado contra o ex-presidente Lula poderá causar um estrago sem tamanho na política brasileira e que irá reconduzir a esquerda ao poder com uma força que ela jamais teve até hoje. Ainda mais porque, diferentemente da queda do avião de Eduardo Campos nas eleições de 2014, um tiro no ex-presidente o tornaria uma inegável vítima do extremismo de uma minoria radical. Seria a ressurreição do petismo no Brasil de modo que os discursos que os lulistas fariam no enterro da vítima, como foram as palavras ditas ontem pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), passariam a ter grande efeito sobre as massas:

"Nós consideramos um atentado político ao ex-presidente Lula. Daqueles que estão jogando pedras, pedaços de pau, que já atacaram com chicotes e agora usam armas. Aliás, já estão usando armas há algum tempo. Não é um grande contingente de pessoas, mas eles são fortemente armados, seguem a caravana atrapalham, trancam a sua passagem. Nós temos três ônibus e vários carros. Os ônibus são idênticos. Um ônibus foi atingido e ele poderia ser o ônibus do presidente Lula. Poderiam estar ali parlamentares. Estão ali jornalistas tanto brasileiros como de outros países. Nós não podemos aceitar isso. Isso é um atentado político em uma escalada de violência política que está havendo no Brasil"

Se essa turma pretende abater Lula, eles precisam entender que tudo tem que ser feito dentro dos meios legais. Isto é, devem esperar os trâmites processuais para que a Justiça determine a prisão do réu bem como indefira o registro de uma eventual candidatura. Ou, se o elemento vier a disputar as eleições presidenciais deste ano, o que acho pouco provável porque o julgamento do TRF-4 fez dele um "ficha suja", o único caminho será, por meio de argumentos convincentes, derrotá-lo nas urnas. Lembrando que, quando alguém apanha demais, acaba virando o jogo e se torna herói.

Que não falte bom senso nessas horas à Nação!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente, João Pedro, as coisas não seguem tão tranquilas. Há que se haver mais respeito pelas diferenças de entendimentos dentro da arena da política

      Obrigado pela visita que retribuirei.

      Abraço

      Excluir
  2. Desejando boa Páscoa!! :)))


    Beijinhos melados
    Boa Páscoa :)))

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo!

    Há que aceitar ideias diferentes e saber respeitar oposições. Creio k Lula nunca mais governará seu país.

    FELIZ PÁSCOA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, CEU.

      Também acho que o tempo do Lula já passou e que a Justiça irá barrar a sua candidatura. Mesmo que consiga o habeas corpus para responder em liberdade, o entendimento do Supremo sobre a Leu da Ficha Limpa está consolidado. Ainda assim, nada impede que ele apresente o seu pedido de registro de candidatura que, por sua vez, será impugnado.

      Excluir