Páginas

sábado, 10 de março de 2018

A Síria continua pedindo socorro!



Já estamos em março de 2018 e um dos mais sangrentos conflitos que tem marcado esta década é a guerra civil na Síria, a qual completará sete anos na próxima quinta-feira (15/03).

Após o massacre da histórica cidade medieval de Alepo, onde o governo sírio já recuperou o controle da região, o mundo volta agora seus olhos para os terríveis bombardeios na Guta Oriental, situada nas proximidades de Damasco, capital do país. As ofensivas iniciadas em 18 de fevereiro pelo ditador Bashar Al-Assad já mataram mais de mil civis dos quais 215 são crianças, de acordo com dados da ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), sediada em Londres. E para piorar, os conflitos têm dificultado a chegada da ajuda humanitária.

Fato é que o regime sírio somente se mantém graças ao inescrupuloso apoio dado pela Rússia. Há interesses políticos e econômicos de Putin quanto a essa estratégica região do Oriente Médio, como a manutenção da base naval no porto de Tartus, sendo que os alvos dos ataques do governo não se resumem apenas a combater o Estado Islâmico. Ou seja, o ditador busca através dessas ações militares massacrar os seus opositores.

Diante desse quadro, creio que o melhor a se fazer é o mundo ajudar os sírios por meio de ações de ONGs e da UNICEF, a qual mantém uma campanha constante para recolher donativos. Segundo a organização, o dinheiro doado será utilizado para vacinação e na compra de cobertores, alimentos e kits de material escolar, entre outras coisas.   

OBS: Créditos autorais da imagem atribuídos a Hamza Al-Ajweh / AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário