Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dias de muito calor e sol na serra


Depois daquela chuvarada trágica que caiu na Região Serrana do Rio de Janeiro, lá pelo dia 12/01 deste ano, tem feito bastante sol desde o final do mês passado até agora.

Nova Friburgo costuma ser mais charmosa no inverno. Porém, eu diria que o verão daqui tem seu enorme proveito. Pois a época proporciona uma temperatura mais agradável do que nas regiões de menor altitude e dá para curtir bastante quando não está chovendo.

Apesar de não termos praia, há muitos rios e cachoeiras por aqui, embelezados pelo verde intenso da Mata Atlântica cobrindo muitas áreas que, no passar das décadas, foram se regenerando, tendo restado fragmentos de florestas primárias na região de Macaé de Cima, uma área de proteção ambiental onde nasce o rio Macaé e também o São João.

Macaé de Cima tornou-se a segunda maior área de proteção ambiental do Rio de Janeiro com aproximadamente 35 mil hectares, sendo considerada um dos remanescentes da floresta de montana. Foi criada pelo Decreto Estadual n.º 29.213, de 14 de setembro de 2001, tendo como peculiaridade algumas espécies de bromélias endêmicas, isto é, que são nativas do local e não podem ser encontradas em outros ecossistemas.

Devido ao Macaé, a região de Lumiar (5º Distrito de Nova Friburgo) pode proporcionar muito lazer e diversão nesta época do ano. São vários recantos que se formam ao longo do rio principal e de seus afluentes como o rio Bonito e o rio Boa Esperança. Mais à jusante, já no território do município de Casimiro de Abreu, o Macaé recebe as águas do rio Sana, outro paraíso ecológico.

Graças às suas corredeiras, o Macaé é muito procurado para a prática do rafting, também chamado de canoagem. É um esporte radical em que jovens, vestindo um colete salva-vidas e um capacete, descem as águas do rio que, nos dias de verão, aumenta bem de volume d'água e tornam o passeio bem emocionante. Alguns dizem que, durante esta época, determinadas corredeiras do Macaé chegam ao nível 4 de dificuldade.


Logo que me mudei para Nova Friburgo (1999), tratei de conhecer a região de Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança, o que se tornou minha primeira viagem turística para dentro do município. Depois, retornei inúmeras vezes e fui explorando outras localidades próximas e vizinhas dali, percorrendo trilhas e estradas de terra que atravessam propriedades, subindo montanhas e me maravilhando com cada vista fantástica da natureza. Aliás, posso dizer que aquele foi um ano muito bom em minha vida e que me deixou saudades.

Felizmente a tragédia climática da segunda semana de janeiro não atingiu diretamente Lumiar e nem São Pedro da Serra. A região continua sendo um excelente atrativo turístico para quem deseja relaxar e desfrutar da natureza. Aliás, pode-se dizer que Lumiar continua tão convidativo como se diz naquela música cantada pelo Roupa Nova, exceto pelo verbo “caçar” que, felizmente, o IBAMA não deixa:


Anda, vem jantar, vem comer, vem beber, farrear
Até chegar lumiar
E depois deitar no sereno
Só pra poder dormir e sonhar
Pra passar a noite
Caçando sapo
Contando caso
De como deve ser lumiar
Acordar lumiar sem chorar, sem falar, sem querer
Acordar em lumiar
Levantar e fazer café
Só pra sair, caçar e pescar
E passar o dia
Moendo cana
Caçando lua
Clarear de vez lumiar
Amor lumiar pra viver, pra gostar, pra chover
Pra tratar de vadiar
Descansar os olhos, olhar e ver
E respirar
Só pra não ver o tempo passar
Pra passar o tempo
Até chover
Até lembrar
De como deve ser lumiar
Anda, vem jantar, vem dormir, vem sonhar pra viver
Até chegar lumiar
Estender o sol na varanda, até queimar
Só pra não ter mais nada a perder
Pra perder o medo
Mudar de céu
Mudar de ar
Clarear de vez lumiar

2 comentários:

  1. Aproveita, agora neste verão, Rodrigo um bom banho nas águas correntes cristalinas das praias e cachoeiras do Rio Macaé ou Boa Esperança. Um bom descanço na sombra das árvores frondosas da Mata Atantica que margeião seus cursos. Tomar um refresco de acaí feito na hora, tocar e cantar essa e outras musicas, aqui em casa, antes de voltar a enfrentar a rotina do Fórum aí em Nova Friburgo. Fica o convite.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Carlos!

    Vontade de ir até Lumiar e região não me falta! Gostaria muito que minha esposa estivesse melhor de saúde para que, junto com ela, eu pudesse aproveitar toda esta beleza que há por aí. Mesmo assim, quero ver se tiro um tempinho livre e dar uma esticada até São Pedro da Serra. Mas, se não conseguir, ficarei feliz em tomar um café contigo por aqui na cidade.

    Amanhã levo Núbia a uma consulta com o cirurgião. Do jeito que está a sua vesícula, ela vai ter que acabar operando. Tem sido uma luta danada!

    ResponderExcluir