Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O cuidado de Deus nas nossas pequenas coisas


Olá!

Gostaria inicialmente de expor aqui algo que compartilhei há pouco no blogue Vivendo em Cristo, ao comentar o artigo "A FÉ EXPLICA", dando um breve testemunho sobre como Deus cuida de nós até nas pequenas coisas.


"(...) Certa vez, perdi uma agenda quando voltava do Fórum (sou advogado) e nela tinha datas de várias audiências, compromissos, telefones de clientes, números de processos, etc. Fiquei em pânico quando soube daquela perda e então lembrei-me de orar. Instantes depois, estando mais calmo, consegui me recordar sobre onde poderia ter ocorrido a perda e aí lembrei que havia parado num telefone público para fazer uma ligação (há alguns anos atrás ainda se usavam os orelhões com maior frequência). Então, ainda naquele dia, fui caminhando até o local que fica em frente a um supermercado e aí tive a iniciativa de perguntar a um camelô que costuma vender suas mercadorias ali por perto. Pois bem. Aquele camelô era um irmão em Cristo de outra igreja e ele havia guardado aquela agenda para mim, mesmo sem saber quem seria o dono. Naquele dia, posso dizer que fiquei super feliz até porque eu vivia momentos de grande ansiedade e tensão quanto ao meu trabalho. Talvez para outra pessoa, aquele incidente nem representasse tanto porque muito não se importariam em comprar uma agenda nova e preenchê-la. Mas eu sou muito preso aos compromissos que assumo (acho que até demais) e me senti bastante aliviado pelo achado. Então, agradeci muito a Deus."
Postado originalmente em: http://davidguiomar.blogspot.com/2011/02/fe-explica.html


Na Bíblia, Jesus nos diz que não devemos andar preocupados pelo que haveremos de comer ou beber, e nem pelo que precisamos vestir. É justamente no Sermão da Montanha que o Senhor nos convida refletir com a seguinte indagação:

"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (Mateus 6.27; Nova Versão Internacional - NVI)

Dentro da mesma pregação, Jesus cita as aves do céu que não se preocupam em semear, colher ou armazenar alimentos nos celeiros, mas que recebem os cuidados necessários de Deus. E, quanto ao vestuário, Ele nos manda observar os lírios do campo e diz que nem o rei Salomão, com toda a sua majestade, teria se vestido como uma dessas plantas do mato.

"Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?" (Mt 6.30; NVI)

Meus leitores, tenho vivido dias bem difíceis nos últimos meses, os quais nem se comparam com as preocupações da época em que perdi a agenda nos primeiros anos em que comecei a advogar.

Venho acompanhando minha esposa numa batalha pela sua saúde. Dentre vários problemas, ela vem sofrendo de dores reumáticas nos joelhos e no abdômen (certamente relacionadas aos cálculos na vesícula). Sobre o problema nos joelhos, até que ela vem melhorando, mas, em 2010, Núbia ficou por um bom tempo incapacitada e com enormes dificuldades para andar. Seu peso estava muito acima da média e a má alimentação comprometia bastante a saúde. Acabei pagando um plano da Unimed só para ela porque depender do SUS estava inviável e dinheiro para custear exames e consultas particulares muito menos.

Felizmente, levei-a a uma boa reumatologista que chegou a um diagnóstico clínico de lúpus com base nos sintomas apresentados de modo que passou a tratá-la com o medicamente Reuquinol (cloroquina) mais anti-inflamatórios, juntamente com duas sessões semanais de fisioterapia e orientação nutricional de outra especialista. Então, minha esposa foi melhorando das dores nos joelhos, agora já está andando melhor e, após ter se firmado numa dieta, a partir do final do ano, perdeu bastante peso.

Entretanto, ultimamente, ela vem padecendo muito com as dores abdominais que, segundo os médicos, decorrem dos cálculos na vesícula, a qual precisa ser extraída, havendo indicação cirúrgica desde 2009. Mas aí tivemos que enfrentar um teste de fé quando assinamos o contrato com a Unimed. Pelas normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), são apenas 06 meses de carência para cirurgias e 03 para planos de adesão coletiva. Porém, no caso de doenças pré-existentes, o beneficiário só tem direito a uma cobertura parcial temporária por dois anos e só depois é que poderá fazer sua operação.

Pois bem. Tivemos que ter fé para não omitir aquela informação da Unimed (um dos motivos que nos levou a procurar o plano). Só neste ano de 2011, foram três idas ao pronto-atendimento hospitalar, tendo sido duas no Hospital de Campanha do Corpo de Bombeiros, montado durante os dias subsequentes à tragédia das chuvas na Região Serrana, e uma no Hospital da Unimed de Nova Friburgo (HUNF), onde só havia um único plantonista na madrugada da sexta-feira da semana anterior (04/02).

Confesso que pensamos em operar pelo SUS em outros locais públicos fora de Nova Friburgo onde a extração da vesícula é feita com laparoscopia, visto que o nosso Hospital Municipal Raul Sertã ainda não dispõe desta tecnologia e há riscos de infecções, bem como danos em relação à estética causada pela enorme cicatriz deixada por uma retrógrada cirurgia aberta.

Ainda assim, tenho buscado motivos para agradecer ao Eterno pelo que Ele tem feito em minha vida e por minha esposa. Sei que somos agraciados, mas não estamos isentos de lutas ou provações. Com isto, busco manter minha confiança em Deus, mas, ao mesmo tempo, não quero deixar de procurar os meios cabíveis para solucionar estes problemas de saúde de Núbia (hoje mesmo fomos conversar com um médico cirurgião que já prescreveu alguns exames e logo depois consultamos um neurologista porque ela vem se queixando de tonteiras). E, nestes dias de grande aflição, o que desejo é viver cada momento na sua vez e não me esqueço desta passagem do Evangelho que diz:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mt 6.33-34; NVI)

Termino esta mensagem pedindo aos amigos que orem por nós. Afinal, somos humanos, sujeitos a problemas, provações e tentações. Nenhum seguidor de Jesus está livre das aflições deste tempo e não acredito na falsa ideia de existam super crentes imunes a tropeços, falhas ou dificuldades.

3 comentários:

  1. Caro Rodrigo

    Solidarizo-me com você, e principalmente com sua esposa, que padece de Lupus.

    Como médico, sei perfeitamente que nem sempre a razão nua e crua, consegue apaziguar a alma daquele que sofre.

    E nós, que temos origem na tradição judaico-cristã, sabemos o quanto ela nos auxilia nessas horas.

    Que a tempestade passe logo, meu amigo, são os meus votos.

    Abraços,

    Levi e família

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, lá no blog da gui eu comentei:

    gui, esse sentimento de que deus está cuidando de si é profundamente subjetivo. não nego que orações feitas com fé podem curar, isto já está inclusive comprovado cientificamente.

    tudo depende de como a pessoa se relaciona com deus, qual os seus conceitos sobre ele e qual a sua disposição para a vida espiritual.

    não acredito que deus cuide dos seus filhos, pois muitos desses filhos são vítimas de acidentes, de morte violentas e de doenças incuráveis.

    não posso conceber deus cuidando de uns e deixando outros sofrendo. se eu tiver dois filhos e os dois tivessem sofrendo e eu pudesse aliviar as dores dos dois eu não escolheria um e deixaria o outro sofrer. quem dirá deus...a não ser, é claro, que nossas concepções sobre deus estejam em algum ponto, profundamente equivocadas.

    existe uma coisa chamada causalidade que muitos chamam de "intervenção divina"; ao mesmo tempo como posso negar de fato uma intervenção divina numa causalidade?

    isso foi a minha crítica lógica dos fatos. agora, quanto as percepções e subjetividades espirituais, essas eu deixo para cada um viver conforme crê.

    * * * * * *

    eu sei que sou muito racional em certos assuntos espirituais mas quero me solidarizar com você e sua esposa. a vida muitas vezes nos maltrata mas sei também que ter fé em deus ajuda a superar muita coisa, e eu sei que você é um homem de fé e quem tem uma relação sadia com deus e com os homens.

    força aí, amigo. abraços

    ResponderExcluir
  3. Amigos Levi e Eduardo,

    Muito obrigado pela força de vocês.

    Hoje pela manhã já fomos fazer os exames pré-operatórios pois o problema de cálculos na vesícula tem causado dores praticamente diárias e tudo indica a necessidade de intervenção cirúrgica. Porém, luto contra a incerteza de saber como e onde ela vai operar em razão da cobertura temporária do plano e nossa falta de recursos financeiros. E aí me assusta também o fato de que será preciso a suspensão temporária de determinados medicamentos controlados que tem sido indispensáveis para o bem estar dela (aí não posso entrar muito em detalhes para preservar a privacidade dela). Enfim, não dá para viver neste mundo sem fé no Onipotente e as situações pelas quais todos podem passar mostram muito bem a fragilidade humana e o nosso anseio pela eternidade que é um anseio colocado por Deus em nossos corações.

    Abraços e mais uma vez grato pela solidariedade de palavras.

    ResponderExcluir