Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

As novidades da tecnologia e o vazio da humanidade


Recebi este vídeo abaixo por e-mail, enviado por minha mãe, onde ela questiona se estaremos vivos para aproveitar essas maravilhas da tecnologia que passam no filme.

Respondo que, provavelmente, sim. Pois coisas deste tipo já são uma realidade há algum tempo nas cidades do vale do Silício (Estados Unidos), bem como no prodigioso Japão. Aliás, penso que, dentro de uma década, o mercado brasileiro já esteja se endividando em intermináveis prestações das Casas Bahia para adquirir produtos dessa nova tecnologia que até lá já deverá estar sendo superada por outras novidades.

Assistam, porque, a seguir, vou comentar ainda nesta postagem:



Entretanto, mesmo com tantas inovações no seu cotidiano (ou no dia a dia de uma minoria porque muitos excluídos nem vão saber operar o sistema), não tenho dúvidas de que o mundo continuará a ter suas desigualdades, pobreza, casos de violência, devastações ambientais com consequências cada vez mais ameaçadoras e outras coisas mais que tanto assolam a humanidade.
 
Pergunto: será que a tecnologia vai realmente fazer as pessoas mais felizes, ou contribuirá para alienar ainda mais a humanidade quanto à sua própria tragédia?

Assistindo ao vídeo, não vi nenhum acréscimo que possa ser significativo em termos espirituais ou relacionais. O que observei foi uma sociedade que só consome.

Dê a sua opinião!


OBS 1: Fico imaginando a agonia dos idosos quando vão ao banco receber suas aposentadorias nos caixas eletrônicos. Imaginem o caos que vai ficar se o atendimento ao cidadão passar a ser apenas pelo meio virtual? E quando o sistema tiver uma pane qualquer?

OBS 2: A ilustração do texto foi extraída da página da Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul em http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=191&ItemID=31693

Nenhum comentário:

Postar um comentário