Este blogue tem por objetivo divulgar aquilo que eu penso. Escrevo não somente assuntos jurídicos como também comento sobre política, religião, sexualidade, filosofia, questões locais da cidade onde moro e tudo o que me vem na cabeça. Quem desejar fazer seus comentários, fique a vontade. Aqui não tem censura!
Se não fossem os acontecimentos ruins que presencio, ou experimento, possivelmente eu jamais reconheceria a minha ingratidão em relação à vida.
Na tarde desta quinta-feira (10/02/2011), estive com um senhor que, após sua cirurgia de próstata em Teresópolis, ficou meses usando uma incômoda sonda e até hoje ainda necessita usar fraldas para conter a urina. Ao nos encontrarmos na avenida principal da cidade, a primeira coisa que ele veio contar foi a benção de ter voltado a urinar que para ele tornou-se algo de grande significado.
Sua experiência lembrou-me o sufoco pelo qual passou a minha avó materna no ano passado em que, após quebrar o fêmur em abril, ter ficado internada no Hospital do Andaraí e passado por uma delicada cirurgia de prótese, ainda demorou bastante para livrar-se da tal da sonda, visto que ela contraiu infecção urinária. Então, de tempos em tempos, minha mãe pagava uma profissional de saúde que ia até a casa delas fazer a troca da sonda. E isto alongou-se por alguns meses também.
É impressionante como que uma função fisiológica do organismo, a qual muitas pessoas e animais desempenham normalmente, pode tornar-se um imensurável tormento para quem sofre de algum problema específico capaz de afetar a excreção urinária. Porém, quando uma pessoa está bem, nem sempre ela consegue parar pra pensar nestas cosias e agradecer a Deus, sendo que, não raras vezes, ainda vemos jovens desperdiçando a saúde com drogas, bebidas, anabolizantes, brigas de futebol, pegas de carro e tantas atividades perigosas. Aliás, muita gente chega a cometer suicídio diante de coisas bem banais.
O surpreendente disto tudo é que nem sempre as pessoas que já não gozam mais de tanto vigor físico são revoltadas com a vida. Pois esse senhor que operou a próstata no ano passado compartilhou ter aprendido bastante com sua experiência. Em seu relato, pareceu-me que Deus houvesse feito também uma cirurgia em seu interior. Era como se o doloroso sofrimento tivesse servido para acrisolar seu caráter e personalidade.
Devido às fortes chuvas que ocorreram em janeiro deste ano aqui na Região Serrana do Rio de Janeiro, mais de 5.500 famílias em minha cidade foram desalojadas de suas residências. Muitas perderam suas casas e agora estão vivendo em abrigos improvisados pelo governo, tendo que dormir em colchonetes espalhadas pelo chão, sem a privacidade do lar junto com desconhecidos, alimentando-se de doações, precisando observar horários específicos para deitar, fazer refeições, tomar banho, etc. Nas semanas que seguiram à tragédia, um grupo de minha igreja e mais uns jovens voluntários que vieram de uma área pobre Rio de Janeiro, vem visitando alguns destes locais onde estão morando os desabrigados, tendo o nosso pastor compartilhado que:
“Quero agradecer a cada oração e contribuição dada a cada pessoa da nossa cidade, pois precisamos deste acolhimento para manter nossas forças e motivações saudáveis. Nosso trabalho está baseado em atender pessoas diariamente em nosso espaço que precisam de mantimentos (...) Elaboramos uma rotina de cadastramento, visitas aos abrigos e comunidades, localização dos abrigos informais e grupos de famílias que ainda permanecem em locais de risco. Agora temos que trabalhar com a pressão administrativa de esvaziar as escolas que servem de abrigos para iniciar o cronograma educacional, contudo não dá para pensar neste assunto apenas pelo lado burocrático e administrativo, uma vez que estamos diante de culturas sociais específicas (...) A rotina de vida quer seguir seu curso humano e que deve ser mais justo, pois o QUE JESUS FARIA NUMA SITUAÇÃO DESSAS? Estamos olhando para as pessoas e procurando ouvi-las e através dos valores do Reino orientá-las nas decisões que são necessárias, já que a igreja não está e não deve estar no lugar do saber, mas ouvir, reconhecer e participar da vida comunitária, afinal o que significa “CAIR NA GRAÇA DO POVO”? A realidade que a gente vive de poder fazer as coisas, comprar, trabalhar, ter a nossa casa, levar nossos filhos para a escola, convidar nossos amigos para nos visitar, tomar um banho, almoçar assistindo TV e coisas do gênero, muitos não podem, pois agora vivem em abrigos improvisados e estruturados para atender o mínimo e necessário, todavia eles querem ser vistos e assistidos com mais dignidade e humanidade. O pão nosso de cada dia é muito mais que o curso de uma rotina de vida é estar diante de Deus no cotidiano difícil para reconstruir sonhos e projetos de vida e refletir sobre o que a água e a lama não levaram.” (extraído do texto "VIDA DIÁRIA E O PÃO NOSSO DE CADA DIA", de Robson Rodrigues, em http://novafriburgourgente.blogspot.com/2011/02/vida-diaria-e-o-pao-nosso-de-cada-dia.html) - o destaque em negrito é meu
Não podemos permitir que os pequenos problemas do cotidiano ou as insatisfações pessoais ofusquem a nossa visão a respeito da vida, levando-nos a murmurar, cultivar frustrações ou nos levar a pensar que somos vítimas das situações. Digo que um comportamento desses pode vir a se tornar um dos piores adoecimentos do ser humano porque rouba a alegria, a esperança, o ânimo, os sonhos e a fé. Logo, trata-se de um dos piores tipos de desamor.
Ainda assim, é nos momentos mais críticos da existência humana que muitos fazem as pazes com a vida, curam-se de seus traumas e encontram a fé. Nestas horas, as pessoas ficam sem chão e são confrontadas consigo mesmas. Seus ídolos mudos se quebram e as ilusões caem por terra, pelo que elas se deparam com a mais dura realidade que jamais se deram conta e se torna mais fácil encontrarem-se com a Verdade.
Para melhor ilustrar as palavras de minha escrita, quero compartilhar aqui a história de Vitória Martins, uma menina de Santa Catarina que é portadora de uma grave doença incomum mas que, mesmo com tamanha dificuldade, ela tem recebido força para transmitir mensagens bem significativas para as pessoas, como se pode assistir neste vídeo que já teve mais de 154 mil acessos no Youtube:
Que possamos sempre agradecer a Deus! Reconhecer que temos uma casa para morar, lembrarmos do que a saúde nos permite fazer, contemplar o por do sol, admirar a natureza e dizer “muito obrigado”.
"DIREITOPATIA" EXPLOSIVA!
-
*Por Chico Alencar**
Todo fenômeno político centrado em quem desperta fanatismo gera subprodutos
perversos.
A onda de extrema direita que levou Bo...
TENHO SAUDADES
-
Tenho saudades de ti, tantas, tantas
vontade de te abraçar
beijar-te vezes sem conta
até a minha alma se cansar.
Tenho sede do teu corpo
onde me perdi...
O que esperar de um bom prefeito em 2025?!
-
Há quase cinco anos atrás, mais precisamente em 09/11/2019, escrevi neste
blogue, em coautoria com o meu amigo *Rodrigo Ferraz de Souza*, o artigo *Mang...
Centuriões romanos e os animais de estimação
-
Arqueólogos poloneses em Berenike descobriram papiros listando centuriões
romanos estacionados no Egito, encontrados ao lado de cerâmica da Itália,
moedas...
O Reino Que Se Faz Na Existência
-
"A Descida da Cruz" - Jacopo Pontormo
pintor italiano do período do maneirismo (1494-1557)
NÃO IMPORTA quem você é ou onde esteja, a mensagem de ...
João (Joca) e Alcino
-
Fiz um vídeo a respeito das atividades de João Marques Brandão (Joca) -
meu avô; e Alcino Marques Silveira Brandão - meu pai, nas procissões e
encenaçõ...
Tristeza vale a pena
-
Tristeza vale à pena
Quando te faz mover a pena,
Quando chora de dor no peito.
Quando inspira e respira muito forte,
O coração dispara, gela e ...
Idades
-
Já me senti desabrigado,
Já me senti acabado,
Já me senti em construção.
Agora me vejo em reforma
E logo estarei finalizado.
O Tempo é um mestre,
Especiali...
NOTA DE REPÚDIO
-
O Presidente do SISPMUM o Sr. Marcus Vinicius Caram de Souza, junto de
toda sua Diretoria executiva, vem manifestar sua indignação e repúdio a
cerca do...
Depois de perder
-
Não sei se creio nesta frase, que só sabemos o que temos quando perdemos.
Não há o amor pleno? ama-se de outra forma, adaptamo-nos se o nosso
psicológico...
30 de novembro de 2021
-
O certo é o certo, mesmo que poucos o façam. O errado continua sendo
errado, mesmo que todo mundo faça. (Anônimo) Operação verão Apesar do
clima, até o mom...
Gratidao
-
Fernanda é a psicóloga que está me ajudando a renascer, a sair da caverna
na qual eu estava escondida.Tenho Boderline e bipolaridade. Com isso, vêm
vários ...
O JAIR QUE EXISTE EM NÓS
-
Há muito tempo não escrevo aqui. Faço comentários no Facebook da minha
mulher (Liana Ribeiro). Porém, lendo o face da Cláudia Cesarino, encontrei
este text...
Chega de engolir pedregulho!
-
Na tentativa de evitar desesperança... apressei o desânimo e a constatação
de que não sei viver sem esperançar!
Auto confiante na intuição de que outros me...
O destino eterno de Deus
-
Por Paulo Brabo Inteiramente irrelevante para o resto do mundo,
desenrola-se nos nossos dias um acirrado embate teológico que em nada fica
devendo às elucu...
-
*Olá, amigos!Boas Festas e Feliz 2019 !*
Mantendo a transparência nas comunicações quanto às atividades do meu
mandato, passo aqui para divulgar as princ...
Denotação e Conotação! Como distinguir?
-
Olá, pessoas, tudo certo? Hoje vamos tratar de um assunto bastante
discutido, que gera muita dúvida... DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO... como eu
consigo saber??? ...
A verdade na palavra
-
Artista: Nikolai Blokhin.
Tem mais verdade na palavra de um demente, do que na prosa de um político e
de um religioso.
S. Quimas
Pular do barco
-
É melhor permanecer a bordo do barco, consertar as rachaduras e
redirecionar o curso. Porque, se abandoná-lo, você vai pular no mar. E, se
era você q...
MANGARATIBA: POLÍTICA 10 X 0 TURISMO/EMPREGOS
-
*MANGARATIBA NA CONTRA MÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL*
É a política que está destruindo esse município tão lindo, onde a ordem é
uma só: Poder, votos, ...
Segredos da Vida
-
*por H. Thiesen *
O segredo da vida não é possuir tudo o que amamos, mas amar tudo o que
possuímos.
O segredo de uma vida é valorizar o que temos, dar ma...
Cinco gatinhos pra adoção
-
Esses cinco filhotes (3 machos e 2 fêmeas) estão pra adoção aqui em
Muriqui. Já estão até comendo ração e têm cerca de dois meses. Estão na
casa de minh...
Quem Você É
-
Vem e me choca
Me apaixona
Me tira do sério
Mexe comigo
Me tira do trilho
Me vira a cabeca
Me tira desse lugar
Chega pra cá
Inunda meus pensamentos
També...
Queda de cabelo e o DHT
-
*Queda de cabelo e o DHT*
*Relação entre a queda de cabelo e a próstata*
*Fonte: Pesquisa na Internet*
[image: Resultado de imagem para foliculo capilar obst...
BBB DA COVARDIA
-
EU QUERO TER PELA POLÍCIA O RESPEITO QUE A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO MERECE.
MAS SE UM INDIVIDUO DESTA CATEGORIA CONSEGUE SE CRIAR DENTRO DA
INSTITUIÇÃO, AT...
Um dia para casamentos comunitários em Mangaratiba
-
É de grande importância a existência da família para a construção de uma
sociedade estruturada, saudável e equilibrada, a qual deve contar com a
proteçã...
A fé em milagres posta em xeque
-
Há poucos dias me falaram de uma moça que foi curada de terríveis dores no
corpo em uma igreja pentecostal. Sua família está em festa. Ao mesmo tempo ...
Sou advogado e moro no estado do Rio de Janeiro - Brasil. Politicamente não me defino nem como direita e nem de esquerda, mas gosto de debater propostas. Defendo a conservação do meio ambiente e o uso racional da natureza. Luto pela defesa da saúde pública e do bem estar da sociedade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário