Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2018

As eleições no México seriam uma reação a Trump?



Nesta segunda-feira em que a seleção brasileira entra em campo contra a equipe do México pela Copa da Rússia, eis que os nossos adversários no futebol estão aguardando o resultado da escolha de um novo presidente.

Depois de muitos anos governados pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), eis que os eleitores de lá resolveram renovar dando um passo à esquerda. Andrés Manuel López Obrador, candidato da coalizão de esquerda Movimento Regeneração Nacional (Morena), deve ter mais de 40% dos votos, segundo projeções dos institutos de pesquisas baseadas na boca de urna,.segundo informações passadas pelo portal de notícias G1 (clique AQUI para ler a matéria na íntegra):

"O instituto Consulta Mitofsky atribui a López Obrador entre 43% e 49% dos votos, o jornal El Financiero, 49%, e o Gabinete de Comunicação Estratégica, 43,2%, o que representa mais de 20 pontos de vantagem sobre Ricardo Anaya, da coalizão conservadora apoiada por parte da esquerda, e de José Antonio Medade, do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI)."

Trata-se de uma escolha que, a meu ver, seria uma reação à política xenófoba e intolerante do presidente norte-americano Donald Trump. Aliás, é possível que, de agora em diante, o mundo comece a se impor mais para negociar os seus interesses frente aos EUA, o que poderá causar uma onda nacionalista em diversos lugares.

No caso das eleições brasileiras previstas para outubro, é pouco provável que algo semelhante ocorra visto que a esquerda aqui encontra-se desgastada. Porém, é possível que, num cenário sem Lula, tenhamos uma candidatura de centro vencendo o segundo turno contra o presidenciável de extrema direita, Jair Bolsonaro.

OBS: Créditos autorais da imagem atribuídos a Juán Carlos Cruz/EFE/Agência Brasil, conforme extraído de http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-07/mexico-vai-urnas-hoje-escolher-novo-presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário