Páginas

domingo, 29 de julho de 2018

Fazendo a feira no último domingo de julho



Pois é, meus amigos. O melhor tempinho pra mim já está passando e, nesta semana mesma, entraremos em agosto que, embora ainda seja inverno, não considero lá tão "frio" quanto este mês e os dois anteriores (junho e maio).

Se bem que, como já escrevi outras vezes aqui, não temos mais invernos frios no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Há somente alguns dias de frio de modo que, nesta estação, as temperaturas acabam oscilando mais porque o ambiente se torna consideravelmente seco. Logo, podemos ter um calorão à tarde e uma madrugada em que se torne preciso puxar o cobertor na cama.

Neste último domingo de julho, que foi um dia ensolarado, eu e Núbia aproveitamos para dar um passeio numa feirinha que se iniciou hoje aqui em Muriqui. Trata-se do evento "Nossa Feira", ocorrida na denominada "Praça do Skate", e que tem por objetivo promover os produtos locais da agropecuária, além de artesanatos, roupas e lanches.




Como ninguém trabalha no domingo, não tivemos pressa de sair de casa e fomos visitar o evento só depois das dez da manhã quando o sol já estava forte. E nem precisamos de agasalho, havendo eu e Núbia nos vestido apenas com camisetas de malha, sendo que fui de bermuda, com metade das patas de fora.

Achei o local relativamente movimentado para a época do ano visto tratar-se de baixa temporada turística no litoral. Porém, não faltou animação sendo que tivemos a oportunidade de degustar vários sabores. Inclusive um delicioso bolinho de milho que acabamos experimentando um pedaço por cortesia do vendedor e trazendo um inteiro para casa. Nota 10!


Também não perdemos a oportunidade de levar uma dúzia de limão galego que os agricultores colhem em seus próprios sítios e que, geralmente, não recebem nada de agrotóxico. Porém, nessas ocasiões, sempre aproveito para prestigiar os produtos de valor agregado tais como temperos caseiros e doces da roça, de modo que não perdi a chance de comprar uma geleia de cupuaçu que devo logo experimentar no pão antes de dormir.




Assim, ocupamos a nossa manhã e ficamos o resto do dia em casa, cuidando de algumas tarefas domésticas e descansando. Almoçamos um aipim cozido, sendo que lá mesmo os feirantes vendem a raiz já descascada. E só ligamos a TV para assistir o segundo tempo do jogo de futebol que, infelizmente, não era do Flamengo e sim do Botafogo. Porém, a cada momento o narrador noticiava um gol do líder do campeonato na partida contra o Sport.

Com muita satisfação, terminamos então este domingo na expectativa encararmos um mês de agosto com muito gosto já na quarta-feira.

Ótima semana a todos!

6 comentários:

  1. Neste momento em Portugal é verão com muito calor
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariete.

      Imagino como deva estar bem quente por aí. Ainda mais com verões que são secos enquanto os nossos costumam ser chuvosos nesta região do Brasil onde vivo assim como em várias outras.

      Volte sempre.

      Bjs

      Excluir
  2. Boa noite, Arthur.

    Obrigado por sua visita com comentários.

    Participe sempre que desejar.

    Visitarei seu blogue.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, menino Rodrigo e menina Núbia-rs!

    Adorei vos ver nas fotos (Rodrigo, sempre com seu ar "altivo" e sério) e na diversão em que participaram. As feiras, desde a Idade Média, são lugares de interesse, de convívio e de distração.

    Continuem se divertindo, sempre k possível.

    Bises pour les deux (beijinhos apra os dois).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, CEU.

      Sem dúvida as eitas sempre têm algo de interessante que atrai a atenção do público de uma maneira especial. Creio que talvez seja a proximidade do comerciante e do produto em relação ao consumidor, bem como os preços geralmente mais acessíveis.

      Por aqui, a organização dessa feita foi algo que trouxe movimento e alegria para a localidade. Está fazendo uma boa diferença ainda mais nessa época de baixa temporada turística onde poucos frequentam a praia por ser inverno.

      Obrigado pela visita e comentários.

      Beijos

      Excluir
  4. Retificando: para e não como, por lapso, escrevi.

    ResponderExcluir