Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Dias um pouquinho frios aqui no litoral



Para quem já morou na região serrana do estado, esse frio daqui do litoral é bem tranquilo. Até mesmo porque não temos um inverno com baixas temperaturas constantes, mas apenas com uns breves dias de variações térmicas como está ocorrendo esta semana.

Após ter passado a chuva de terça-feira, eis que as madrugadas de quarta e de hoje (12/07) foram frias. Ontem, no horário do almoço, estava agradabilíssimo caminhar debaixo do sol pelas ruas de Mangaratiba. Uma delícia!

Nesta manhã mesma, ao levantar da cama, resolvi agasalhar-me com o meu velho poncho boliviano (foto), o qual foi feito com o pelo da lhama. Este, para quem desconhece, trata-se de um mamífero ruminante típico da região andina da América do Sul, pertencente à família dos camelídeos. Tem como características uma pelagem longa e lanosa, sendo domesticado para a utilização no transporte de carga bem como na produção de lã, carne e couro.

Confesso nunca ter visto um animal desses na minha frente. Talvez possa não estar me lembrando agora de uma das visitas que fazia ao zoológico do Rio de Janeiro nos tempos de criança e adolescente. Porém, pelo que as enciclopédias mostram, a lhama seria um tipo de camelo em miniatura que os antigos incas domesticaram. E, como na cordilheira dos Andes as temperaturas são baixas, as pelagens servem para protegê-las do frio.

Entretanto, na única vez em que estive na Bolívia (julho de 1999), não vi nenhuma lhama e peguei um calorão danado. Só que também não fui nos Andes e sim na fronteira com o nosso estado de Mato Grosso do Sul, mais precisamente na região do Pantanal, em Corumbá. E até que chegou a frente fria, tínhamos que ligar o ventilador na pousada, embora as temperaturas caíssem um pouquinho à noite.

Por aqui, nesta época, não dá para ligar o ventilador pois só por algumas horas do dia é que chega a fazer mais do que 30ºC. E, como o ar fica mais seco do que no outono, as oscilações térmicas proporcionalmente aumentam mais. Logo, se em algum dia quente fizer mais do que 35ºC, poderemos amanhecer na data seguinte com menos de 20ºC.

De qualquer modo, procuro curtir os momentos gostosos de cada dia, apesar de andar gripado desde o começo do inverno. E, embora a desculpa a seguir não vale, sempre digo que adoraria estar indo à praia nos dias ensolarados, caso tivesse mais tempo.

Ótima quinta-feira, meus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário