Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2018

Praias que vão se perdendo...



Nas últimas horas da tarde desta segunda-feira (23/07), tirei uma horinha para caminhar do meu local de trabalho, no Centro de Mangaratiba, até o Fórum da Comarca que fica próximo à rodovia Governador Mário Covas (antiga Rio-Santos), passando brevemente pela orla da Praia do Saco.

Com o céu nublado, sem chuva e uma temperatura agradável, pude fazer esse percurso de pouco mais de três quilômetros, chegando tranquilamente ao meu destino sem precisar suar a camisa. E, gastei uma hora e alguns minutos, visto que encontrei uns conhecidos pelo caminho e parei para conversar, sendo que depois ainda tive uns trinta minutos para fazer as atividades previstas até o expediente encerrar.

A vista da Praia do Saco é admirável, sua orla possui uma calçada larga com uma faixa para a circulação de bicicletas e as águas são mansas. Só que, infelizmente, estão poluídas e impróprias para banho, conforme há tempos atestam as análises técnicas feitas pelo INEA.




Sempre que converso com pessoas mais velhas daqui da cidade, elas me falam sobre o quanto era linda a localidade num passado não muito distante do nosso tempo. Contam-me acerca das suas antigas dunas e a respeito de um manguezal que acabou, sendo indevidamente ocupado pela impensada expansão urbana. E, sem nenhum planejamento, o esgoto das residências passou a ser lançado diretamente nos rios bem como no mar. Para piorar, quando chove muito ou a maré enche, as unidades habitacionais de algumas ruas ficam inundadas com prejuízos para os seus moradores...

Infelizmente, o que ocorre hoje com a Praia do Saco, em Mangaratiba, é só uma amostra do processo de degradação do litoral brasileiro justamente por conta dessa ocupação indevida e desordenada de áreas que deveriam ser de preservação ambiental. Aqui na região da Baía de Sepetiba, há balneários que já foram extintos como foi o caso da própria Praia de Sepetiba, a exemplo do que se vê na foto a seguir de 1968, pertencente ao acervo do IBGE e pesquisada por Guaracy Rosa.


Seguindo esse processo destrutivo, que começou atingindo as praias do interior da baía, segundo bem explica o ambientalista Carlos Ferreira nas diversas postagens feitas em seu blogue SOS PRAIA DO SACO, eis que os balneários daqui de Mangaratiba também vão ficando comprometidos, a exemplo do que igualmente venho observando em Itacuruçá e Muriqui. E também Praia Grande, Sahy e Ibicuí já têm sofrido com a poluição, sendo que Praia Pequena, o Centro de Mangaratiba e Conceição de Jacareí encontram-se há tempos impróprias, de modo que, se assim continuar, em breve só nos restarão as ilhas até que estas também se degradem.

Embora teremos eleições gerais em outubro (por acaso, deverá ocorrer um excepcional pleito suplementar dia 28/10 em Mangaratiba), sei que a reversão desse quadro é algo que levaria muitos anos. Aliás, custariam décadas de contínua recuperação, de modo que não serão um ou dois mandatos que darão jeito num grave problema desses. Porém, algo precisa ser iniciado já, a fim de que as coisas ao menos deixem de piorar.

Ótima terça-feira a todos!

2 comentários:

  1. Efeitos quiçá "tragédias" da evolução dos tempos. Em Portugal acontece o mesmo e não só em praias. Semana feliz.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Fábio.

      Infelizmente essa "evolução dos tempos" podemos chamar também de involução. Porém, chegará o dia em que a natureza irá cobrar da humanidade.

      Abraço e volte sempre

      Excluir