Páginas

domingo, 15 de julho de 2018

Um sábado com muitas curtições



Ontem eu e Núbia aproveitamos bastante o dia de sábado e ficamos o tempo quase todo na rua.

Saímos cedo de casa. Tínhamos uma consulta com a dentista dela no Centro de Mangaratiba e partimos de Muriqui para lá logo de manhã. Estava um ambiente bem agradável, com o céu aberto e ensolarado, mas ainda assim fomos agasalhados.

Após à consulta com a Dra. Vanessa, resolvemos dar uma olhada nas novidades do Museu Municipal de Mangaratiba que fica bem perto dali, num antigo casarão da Rua Cel. Moreira da Silva, número 173. Estava rolando a exposição "A madeira como lei", do artista e escultor rondoniense Urubatan Oliveira Nunes.




Por ali mesmo resolvemos almoçar e fomos a um dos estabelecimentos do Brojo, um restaurante situado à beira mar. E, em seguida, achamos por bem passear pela agradável praça Robert Simões, fazendo uma paradinha num conjunto de prédios históricos onde, numa das casas, funciona um bar mix, com uma saborosa cerveja artesanal. Experimentei, mas Núbia ficou só na água tônica.



A partir das 15 horas, estava marcado para acontecer a 13ª edição do evento Beco Livre, o qual, desde o ano passado, vem contribuindo positivamente com o turismo de Mangaratiba, fazendo com que o local do Centro, cuja praia é poluída e de pequena extensão, passe a oferecer opções de entretenimento e lazer com qualidade para o público. Tanto para munícipes quanto visitantes.

Vale esclarecer que o Beco Livre é também uma oportunidade para que pequenos empreendedores possam apresentar seus produtos. Pois pagando um valor simbólico de apenas R$ 30,00 (trinta reais), pessoas têm podido vender lá seus doces, salgados, roupas, artigos de artesanato, obras de arte, bijuterias, além de prestarem alguns serviços tipo massoterapia. Sem esquecer de falar também das apresentações musicais e da interessante feira de troca de livros. Parte do espaço externo do Museu de Mangaratiba foi ocupado pelo evento.






Importante esclarecer que o nome Beco Livre deve-se ao fato de que ali, bem no Centro de Mangaratiba, ao lado do referido museu, existe o chamado Beco da Poesia. Trata-se de uma passagem entre a Avenida Litorânea e a Rua Coronel Moreira da Silva onde há várias citações poéticas enfeitando o local, a exemplo de uma de um texto do Fernando Pessoa, o preferido autor de Núbia.


Encontramos vários amigos e conhecidos lá, assim como conhecemos outras pessoas. Comi tanto doces como salgados, sendo que Núbia não dispensou o momento para fazer umas comprinhas nas barracas. E posso dizer que curtimos aquele ambiente de cultura e de convivência social até o comecinho da noite quando então pegamos um ônibus e voltamos pra Muriqui.

Mas se vocês acham que o nosso passeio terminou ali, engana-se. Pois, cá em Muriqui, ainda fomos dar uma volta até à festa julina que estava ocorrendo na praça principal do Distrito, a qual encontrava-se super movimentada. Trata-se de mais uma edição do Arraiá Municipá. E, embora fosse um evento mais massificado que o do Beco Livre, até que estava bem tranquilo, sendo que encontramos mais conhecidos pela rua.



A convite dos amigos, fomos ainda para um último evento, porém num ambiente particular. Ou seja, na casa de uma conhecida do grupo que promoveu ali uma festa julina para os amigos com vários caldos (tinha uma sopa de abóbora com carne seca deliciosa), doces típicos, salsichão e milho no espeto. O ambiente estava todo enfeitado com bandeirinhas e outros artigos. Muito show!







E assim terminamos nosso passeio retornando às duas da madrugada para casa, coisa que há tempos não fazíamos. Eu já não aguentava mais nem pensar em comida de tanto que nos empanturramos. Porém, foram momentos bem agradáveis e ótimos para descontrair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário