Páginas

domingo, 11 de agosto de 2013

Um Pai que só tem o bem para nos dar

"Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Evangelho de Lucas, capítulo 11, versículos de 11 a 13; ARA)

Como vimos no estudo anterior, os discípulos de Jesus pediram ao Senhor que os ensinasse a orar e o Mestre lhes transmitiu o conhecido modelo do Pai Nosso (versos 2 a 4). Assim, dando sequência ao tema, o Salvador conta mais uma de suas parábolas  afim de encorajar os ouvintes a nunca desistirem de confiar na amorosidade de Deus. Pois, se nas relações humanas, o pão não é negado e a porta da casa do amigo se abre à meia-noite, nem que seja por causa da importunação, por que falharia conosco Aquele que, segundo o Salmo 121, não dorme e nem dormita?

"Disse-lhes ainda Jesus: Qual de vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á" (versos 5 a 10)

Pois é, meus leitores. Deus não se incomoda de ser invocado pelos seus filhos. Com a Parábola do Amigo Inoportuno, acima transcrita, Jesus incita-nos a orar com perseverança. O modo verbal empregado apresenta-se no imperativo como podemos constatar pela leitura acima, mais precisamente no versículo 9.

O Mestre quer que peçamos e que seja a coisa certa, tudo aquilo que realmente necessitamos. O Pai Celestial somente tem coisas boas para nos conceder! Se solicitarmos pão, peixe e ovo, ele dará. Porém, jamais receberemos Dele pedra, cobra ou escorpião. Nem mesmo se, insanamente, viermos a peticionar coisas más.

Pensando desse jeito, não estará aí a resposta por que muitas das vezes Deus deixa de nos presentear com certos bens materiais que supomos ser bons para nós? Não estaria Ele zelando pelo bem de nossas almas cuidando para não nos arruinarmos espiritualmente?

Se o ser humano que é imperfeito e sujeito à pecaminosidade costuma presentear seus filhos com coisas boas, não podemos esperar algo incomparavelmente melhor do Pai Celeste? Usando dessa breve metáfora, Jesus informa qual a dádiva maravilhosa que Deus tem para nós, caso lhe peçamos: o Espírito Santo.

O que significa dar o Espírito Santo?

Chegamos aqui ao melhor de todos os presentes que um homem pode receber. Algo que tem a ver com a nossa filiação espiritual e nos leva a considerar alguns aspectos do nascimento do Senhor narrado pelo evangelista. Precisaremos retornar algumas páginas em nossas bíblias indo lá para o primeiro capítulo quando o anjo Gabriel assim fala com Maria:

"Descerá sob re ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (1:35)

O recebimento do Espírito Santo tem a ver com a Divina Presença habitando em nosso interior numa íntima comunhão. É Cristo sendo formado em nós! Deste modo, a concepção virginal de Maria vem simbolizar um estado de receptividade da humanidade para com o seu Criador entregando-se numa total obediência:

"Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra" (1:38)

Mais importante do que os bens desta vida, Deus tem um presentaço para todos nós. É algo Santo e só precisamos estar abertos para recebermos. Peça com fé confiando no amor infalível do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário