Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Nossos rios de Mangaratiba...



Considero muito preocupante a degradação socioambiental dos rios de Mangaratiba, os quais, lamentavelmente, viraram descargas de esgoto e, até mesmo, locais de descarte de lixo por pessoas não conscientes. 


Trata-se de um completo descaso com a natureza e com a coletividade p fato de que a condição higiênica da cidade, atolada na corrupção, só vem piorando com o abandono desse "novo tempo" de maldades no qual passamos a viver desde 20/11/2018...


Ora, posso citar como exemplos desta situação calamitosa os rios Catumbi e Muriqui. Este recebe as águas da cachoeira Véu da Noiva, mas perde a sua condição de balneabilidade antes mesmo de chegar à rua Guanabara. 




Já o rio Catumbi, que é alimentado pelas águas que passam no Poção, mesmo com um volume maior, já pode ser considerado relativamente poluído ao desaguar no mar atrás do bar do saudoso Kabeça.


No passado, todos os nossos rios já foram fontes de água potável para os índios tamoios que, um dia, resistiram bravamente ao colonizador. Posteriormente, também serviram de consumo para os senhores de escravos, o que, segundo os historiadores, levou à criação de uma nova profissão que eram os "aguadeiros". Estes foram responsáveis por transportar e suprir as necessidades de água, tratando-se de um rudimentar serviço de abastecimento até que foram construídos os reservatórios a fim de melhor atender às necessidades da nossa população. 





Todavia, como sabemos, o Poder Público nunca se preocupou com o destino do esgoto doméstico. Nas últimas décadas, a devastação dos rios do nosso Município, transformados em corredores de esgoto, significa um crime ambiental e cultural capaz de gerar perplexidade, sem que a atual gestão tenha sido capaz de elaborar um simples Plano de Saneamento Básico em obediência ao que determina a legislação federal.


Amigos, é urgente que algo comece a ser empreendido pela próxima gestão municipal antes que se torne irreversível o desaparecimento desses cursos d'água.


Eleito vereador, vou cobrar do Executivo a elaboração de um Plano de Saneamento Básico e estarei atento à proposta de novas leis que busquem preservar, por interesse histórico, cultural, ambiental e de lazer, os rios de nossa Mangaratiba como patrimônios da nossa coletividade. E, para isso, conto com a sua participação nessa luta.


A hora é essa!


RODRIGO ANCORA - 70272

CNPJ N.º 38.906.783/0001-40 ELEICAO 2020 RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ VEREADOR 

2 comentários:

  1. Que os nossos governantes se preocupem mais com os nossos rios. Rios tem história e merecem ser preservados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Assim como o Rio da Carioca na capital estadual, todos os demais têm história que precisam ser resgataas e servir de incentivo à preservação eco-cultural.

      Excluir