Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Ainda há razões para acreditar na boa política!



A América Latina teve por esses anos recentes uma atuante liderança política da qual os seus povos irmãos podem muito se orgulhar, tanto por palavras quanto por atitudes. Trata-se do ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica que governou o país vizinho de 2010 a 2015, agindo com inteligência, humildade, dedicação, respeito à democracia e aos valores humanos universais, além de adotar até hoje um estilo de vida modesto, o que o torna um autêntico defensor de suas ideias. 


Na terça-feira desta semana (20/10), ao renunciar ao cargo de senador, aos 85 anos, num ato em conjunto com o também ex-presidente Julio María Sanguinetti (um conservador), Mujica proferiu essas sábias palavras:


"No meu jardim, há décadas não cultivo o ódio. Aprendi uma dura lição que a vida me impôs. O ódio acaba deixando as pessoas estúpidas. Passei por tudo nessa vida, fiquei seis meses atado por um arame, com as mãos nas costas, fiquei dois anos sem ser levado para tomar banho e tive que me banhar com um copo. Já passei por tudo, mas não tenho ódio de ninguém e quero dizer aos jovens que triunfar na vida não é ganhar, mas sim se levantar toda vez que cair."


Num país como o Brasil, onde a política nacional perdeu os seus bons referenciais do presente, Mujica serve de inspiração para muitos que estão se disponibilizando a trabalhar pela coletividade nesse pleito de 2020, candidatando-se aos cargos de prefeito ou de vereador.


OBS: Créditos autorais da imagem atribuídos a PABLO PORCIUNCULA / AFP, mostrando José Mujica se despedindo após apresentar sua renúncia ao mandato de senador, no Congresso de Montevidéu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário