Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Quero dar mais voz ao cidadão na nossa Câmara de Vereadores!



Poucos em Mangaratiba sabem que, no Regimento Interno da Câmara Municipal, há duas oportunidades para os cidadãos e entidades da sociedade civil (como os sindicatos e as associações de moradores) fazerem o uso da palavra nas sessões plenárias. É o que dizem os artigos 215 a 219 e 261 a 266 dessa Resolução em vigor. 






Só que, na prática, raramente vejo isso acontecer! 


Como candidato a vereador, sou a favor de facilitar o uso desse direito e ampliar as possibilidades de participação ao máximo para eleitores e entidades sediadas no Município. 


Via de regra, nas sessões ordinárias do Legislativo Municipal, desde que a pauta não esteja assoberbada de assuntos, a palavra deve ser dada aos líderes comunitários e sindicais, independente de requerimento prévio, podendo até ser feito um cadastro permanente das entidades e dos cidadãos interessados para que tenham um rápido acesso aos debates e ao uso da tribuna estando já identificados. 


Atualmente, com as ferramentas eletrônicas e sessões virtuais, devido à COVID-19, poderia ser oportunizada a participação através do mesmo aplicativo usado pelos vereadores, em que o pedido seria ali mesmo dirigido pelo interessado ao presidente da Câmara que, por sua vez, deferiria ou não a solicitação, sem a petição ter que passar pelo protocolo da Casa, dando ciência de sua decisão aos seus pares. Se não for possível dar a palavra no dia, ficaria disponibilizada para a próxima sessão. 


Consultas online sobre projetos de lei e sugestões legislativas para as comissões poderiam ser feitas. 


Enfim, precisamos reinventar as instituições da nossa democracia, aperfeiçoando-as pois, só assim, as tornaremos fortes e eficientes. 


RODRIGO ANCORA - 70272

CNPJ N.º 38.906.783/0001-40 ELEICAO 2020 RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ VEREADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário