Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Sou a favor de um espaço reservado para os naturistas em Mangaratiba!



Nesta minha campanha a vereador, resolvi lembrar-me também dos naturistas, considerando a importância de que esse grupo social, cada vez mais expressivo no país, possa ter uma praia oficial de alto nível dentro do nosso município. De preferência, numa das ilhas, caso os os moradores concordem.


A princípio, creio ser fundamental desmistificar o movimento naturista! 


Mal compreendidos até hoje, os naturistas são equivocadamente chamados de "nudistas" pelas pessoas que desconhecem o real propósito deles. Isso porque o naturismo não se restringe ao simples hábito de alguém andar sem roupas! 


Segundo a definição de 1974, adotada pela FBRN (Federação Brasileira de Naturismo), o "naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente". Ou seja, cuida-se de algo bem além de uma pessoa ficar pelada na praia mas que também não deve ser confundido com o naturalismo e nem tem a ver com turismo sexual, prostituição ou atos de promiscuidade. Pois, muito pelo contrário, os naturistas costumam ser super conservadores nesse aspecto.


Por outro lado, analisando a ideia pelo aspecto econômico, não podemos nos esquecer que se trata de um promissor nicho de mercado, capaz de gerar trabalho e renda por aqui, promovendo um turismo de qualidade. 


Como se sabe, os praticantes do naturismo são super respeitadores do meio ambiente, não ficam sujando as praias e nem fazem bagunça, ou aquela barulheira escutando funk pornográfico num alto volume que tanto incomoda a nós moradores. E, embora nem todos os frequentadores sejam adeptos do movimento ecológico, suas vivências têm muita coisa a ver com a preservação da natureza.


Pode-se dizer que, em países europeus, há décadas que o naturismo já se tornou algo bem comum e popularizado, fazendo parte dos destinos turísticos a reserva de uma área específica para as pessoas tomarem banho de sol como vieram ao mundo. 


Já no Brasil, temos algumas praias oficialmente reconhecidas em que uma das mais famosas seria a de Tambaba na Paraíba, situada a 17 km da capital João Pessoa. E, no Estado do Rio de Janeiro, poderíamos mencionar a Praia Brava (Cabo Frio), a do Olho de Boi (Búzios), do Abricó (Grumari/Rio de Janeiro), além de uma bem discreta na região de Trindade/Paraty e a Praia do Itaguaçu, na Ilha Grande, a qual fica bem próxima da Praia Vermelha.


Vale ressaltar que uma praia oficial de naturismo segue regras características do próprio movimento. Pois costumam ser protegidas por normas jurídicas e administradas com o apoio de uma entidade naturista através de convênio firmado com a Prefeitura. Assim, as próprias associações deles se encarregam da limpeza, manutenção e proteção do local. Inclusive inibindo o assédio de gente mal intencionada.


Considerando não só a extensão do bonito litoral mangaratibense, bem como a existência de várias ilhas nas baías de Sepetiba e de Angra, penso que seria estratégico apara o desenvolvimento do turismo regional termos uma área de naturismo legalizada, bem organizada, segura e atrativa, sendo certo que o baixo quantitativo populacional daqui pode favorecer em muito a privacidade dos usuários na maior parte do ano. 


Junto com o reconhecimento da praia e a sua promoção no mercado do turismo interno, acredito que viriam  também novos investimentos como hotéis, pousadas, restaurantes e empreendimentos imobiliários. Pois, só no Rio Grande do Sul, existe um clube/condomínio chamado Colina do Sol que é praticamente uma mini cidade, sendo certo que a nossa grande vantagem por aqui é que o inverno é muito mais ameno se comparado ao frio intenso dos gaúchos. Dá tranquilamente para pegar uma praia nas horas mais ensolaradas do dia em pleno mês de julho...


Torço para que nenhum sujeito mal intencionado resolva me jogar pedras na internet e que a minha ideia venha a ser bem compreendida pelo eleitor de um modo geral, embora tenho outras causas que defendo além dessa. E penso que o nosso turismo nem deve se restringir apenas às movimentadas praias, de modo que precisamos pensar também nas cachoeiras, nas trilhas, nas propriedades rurais, no patrimônio histórico, na gastronomia, nas festas tradicionais e até nos eventos voltados para negócios, no meio empresarial.


Como venho compartilhando em vezes anteriores neste blogue, meu objetivo é o de apresentar propostas sérias para o desenvolvimento do nosso município e, neste sentido, um dos focos maiores precisa ser o turismo sustentável, o qual considero uma "indústria sem chaminés". 


Acredito que Mangaratiba tem um imenso potencial a ser explorado e que existem reais condições de fazermos a cidade crescer com respeito ao meio ambiente, gerando mais empregos e oportunidades de negócios. Só que, para tanto, o turismo precisa se tornar algo de qualidade.


Que tenhamos mentes abertas e busquemos o melhor para o Município, com respeito à vontade da maioria dos moradores de cada localidade.


RODRIGO ANCORA - 70272

CNPJ N.º 38.906.783/0001-40 ELEICAO 2020 RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ VEREADOR


OBS: A imagem acima refere-se à parte da Praia de Tambaba, na Paraíba,  onde é praticado o naturismo, cujos créditos autorais da foto são atribuídos a Eduardo Andreassi, conforme extraído de https://catracalivre.com.br/viagem-livre/conheca-tambaba-a-unica-praia-de-naturismo-do-nordeste/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário