Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O político que tentou virar honesto




Na brasileiríssima cidade de Corruptópolis, houve um vereador que resolveu se tornar um político honesto, Após uma grave crise existencial, eis que, durante uma madrugada de insônia, pegou a sua maleta cheia de dólares, tirou o carro da garagem e dirigiu direto à mansão do prefeito. Chegando lá, foi logo abordado pelo vigia da casa, o qual, embora devesse cumprir o seu plantão como policial militar, estava fazendo um servicinho extra ali:

Segurança: Pois não, vereador? O que deseja?

Vereador: Quero falar com o prefeito já!

Segurança: Senhor, tenho ordens para não deixar ninguém entrar nesse horário.

Vereador: Meu assunto é urgente, rapaz! Diga ao prefeito que é algo do interesse dele.

Segurança: Só um momento, vereador.

Após telefonar da portaria até à residência, o vigia obteve autorização para deixar o vereador passar uns cinco minutos depois. De pijama, o prefeito pôs-se de pé para receber o seu edil:

Prefeito: Em que posso ajudá-lo, vereador? Espero que tenha um motivo bem relevante para me tirar da cama a essa hora da noite. Venha até o meu escritório.

Saltando do carro, o vereador entrou na casa do prefeito onde resolveu logo abrir a mala com meio milhão de dólares e esparramar todo o dinheiro no chão.

Prefeito: O que significa isso, vereador?

Vereador: Estou devolvendo tudo quanto recebi de propina por todos os meses deste meu mandato. Risque meu nome da lista desse seu mensalão sujo!

Prefeito: Não estou entendendo, vereador. Comprei o seu apoio e você cumpriu direitinho o nosso acordo por todo esse tempo, aprovando meus projetos, votando o orçamento e acompanhando o líder do governo nos seus posicionamentos. A grana é sua e trate de guardá-la imediatamente num lugar seguro para não sujar pra ninguém.

Vereador: O dinheiro não é meu e nem seu. Pertence ao povo!

Prefeito: Onde você quer chegar? Diga logo aquilo que pretende porque eu quero dormir. Se estiver insatisfeito com o valor, posso estudar um aumento para você ou conseguir colocar mais gente sua num dos programas do governo, caso desenrole uns dois projetos pra mim lá na Câmara. Só que isso não é assunto para falarmos agora e...

Vereador: Não quero mais participar do seu jogo sujo! Daqui por diante, só vou defender o povo e estarei na oposição. Mas pode ficar tranquilo que não denunciarei nada sobre a sua compra de votos na Câmara.

Prefeito: Não enche o meu saco, vereador! Olha que eu exonero aquelas vinte pessoas indicadas por você e que foram contratadas temporariamente pela Prefeitura. Inclusive o seu cunhado e as duas sobrinhas que estão lá na Secretaria de Inclusão Social.

Vereador: Faça como bem entender. Está aqui o dinheiro!

Prefeito: Tudo bem. Só que não terá devolução pela perda de sono que está me causando. Lembre-se que vai precisar de grana para a sua campanha. Tem certeza do que está querendo fazer?

Vereador: Absoluta! E pouco importa se vou ser reeleito ou não. Quero usar o tempo que resta do meu mandato para concretizar alguma coisa útil em benefício do povo. Tenha uma boa noite, prefeito.

Saindo dali, o vereador passou em frente ao hospital da cidade, viu já naquele horário uma fila enorme de pessoas aguardando pelo atendimento de saúde e resolveu conversar com os eleitores. Foi então que uma senhora o reconheceu.

Eleitora: Meu vereador! O senhor por aqui? 

Vereador: Olá, minha senhora. Enorme essa fila, não? Não deu nem quatro horas da madrugada e já está desse jeito.

Eleitora: É a fila da marcação de consulta com o cardiologista, vereador. Toda primeira terça-feira do mês abre a agenda dele para atender apenas cinco pacientes por semana durante todo o mês.

Vereador: Caramba! Eu não imaginava essa. Achei que até sobrassem vagas porque a secretária de saúde sempre atendia aos meus pedidos para encaixar novos pacientes.

Eleitora: Puxa! Se eu soubesse disso, teria procurado o seu gabinete para não ficar aguardando aqui. Olha! Lá em casa moram oito pessoas e...

Vereador: Mas agora não adianta mais porque acabei de brigar com o prefeito. Se quiser contar comigo, me ajude a fazer um abaixo-assinado que entrego o quanto antes no promotor.

Eleitora: A Câmara não pode fazer nada? Vocês não têm lá uma comissão sobre a saúde com poderes para fiscalizar a Prefeitura?

Vereador: Até pode. Só que ninguém quer brigar. Sou apenas um vereador no meio de mais doze. De qualquer modo, posso falar sobre isso quando for usar a tribuna na sessão de hoje à tarde. Aparece para me dar uma força.

Eleitora: Preferiria que o senhor arrumasse uns refrigerantes para a festa que vai ter na minha rua e conseguisse aquele emprego para o meu neto que havia prometido durante a última campanha. Já estou acostumada a chegar aqui bem cedo. 

Vereador: E a senhora está na fila desde que horas?

Eleitora: Meia noite. Já se encontravam na minha frente aquelas duas moças. Elas vendem o lugar na fila por quarenta reais. Uma é minha vizinha na comunidade, está desempregada e passou a fazer bicos por aqui quase todos os dias. Se puder, dá uma moral pra ela porque a companhia de eletricidade já veio cortar a luz da casa onde ela mora mas acabou lacrando o relógio de um outro barraco que tinha o mesmo número.

Vereador: Não posso fazer isso! Essa madrugada disse para mim mesmo que serei honesto daqui para frente. O meu papel a partir de agora será fiscalizar a Prefeitura e fazer as leis da cidade serem cumpridas. Desculpe se prometi emprego para o seu neto e não poder arrumar os refrigerantes. É que o trabalho do vereador não é esse. Ainda assim, pode deixar que tomarei providências sobre a quantidade de consultas com o cardiologista e a necessidade do paciente entrar na fila só para marcar. Agora deixa eu ver como anda a emergência do hospital. Boa noite.

Ao ingressar na unidade de saúde, os enfermeiros estavam todos dormindo e não foi encontrado quem pudesse responder pelo setor porque o plantonista havia faltado. Também não tinha anestesista e havia apenas a recepcionista acessando o Facebook pelo computador da instituição. Esta nem se deu ao trabalho de minimizar a tela ao ver o nosso edil entrando.

Funcionária: Como vai, vereador? Infelizmente estamos mais uma vez sem médico. Se estiver precisando de atendimento pra algum eleitor, o senhor vai ter que levar a pessoa em outro hospital.

Vereador: Filha, vim aqui saber como anda a emergência.

Funcionária: Por favor, não fale para ninguém o que vou contar. Hoje o médico faltou porque precisou fazer plantão em outro lugar que é uma clínica particular da cidade vizinha da qual ele é sócio. Além disso, todos estão evitando trabalhar aqui, inclusive aquele seu colega da Câmara que é médico, o doutor Joaquim. O raio-X está novamente quebrado, não tem todos os medicamentos, nem esparadrapo e até o papel higiênico dos banheiros acabou. Estamos sem dipirona desde o mês passado e o benzetacil só pode ser aplicado se o paciente comprar a ampola na farmácia. Ontem uma criança nasceu bem ali no corredor porque a médica achou que ainda não era a hora do parto e pela terceira vez tinha mandado a mulher de volta para casa com quarenta e duas semanas de gestação. O senhor é o relator da comissão de saúde, não?

Vereador: Ainda sou e prometo levar esses problemas para serem debatidos na sessão de hoje.

Funcionária: Que bom, vereador! Só peço que não fale no meu nome porque sou contratada por indicação do vereador Ricardo do Poste e preciso do emprego. A propósito, sabe informar quando é que vai ter concurso público para a saúde?

Vereador: O prefeito havia dito pra mim uns dias atrás que, se dependesse dele, nunca. E, nesse ano, como nós vamos ter eleições, fica impossível sair o edital.

Funcionária: Uma pena!

Vereador: Pena você não querer testemunhar essas coisas.

Funcionária: Infelizmente, não posso. Tenho dois filhos para criar e o meu marido é também contratado pela Prefeitura. Trabalha no colégio municipal lá perto da rodoviária.

Vereador: E como vai a escola?

Funcionária: Está sem merenda há duas semanas e os professores estão organizando uma paralisação para amanhã. Ou melhor, pra hoje. Ontem, as aulas precisaram ser suspensas por causa da falta d'água.

Vereador: Que horror! Nunca imaginava que fosse assim. Vou denunciar isso também e, se o seu esposo tiver um tempinho, pede pra ele passar lá no meu gabinete.

Tendo o vereador voltado para a casa, tentou descansar por duas horas e depois se arrumou para estar na Câmara. Chegou bem cedo a ponto de surpreender a todos os servidores da casa já que não era costume dele trabalhar pela manhã.

Porteiro: Bom dia, vereador? O que foi? Madrugou hoje? Não tem nenhuma sessão extraordinária a essa hora.

Vereador: De agora em diante, vou chegar cedo todos os dias e não faltarei mais às sessões.

Porteiro: E esse atestado médico que a secretária do seu médico deixou comigo para justificar a falta que o senhor teve na sessão passada?

Vereador: Por favor, rasgue isso. Vou assumir a falta e aceitar o desconto de quase mil reais no meu pagamento.

Entrando o vereador no gabinete, o seu assessor já estava na sala fazendo umas ligações sobre negócios particulares usando o telefone da Câmara.

Assessor: Patrão, como o pagamento do mês atrasou, só pude vir hoje tomar um café contigo. Eis aí a metade do meu salário, conforme o nosso combinado. Cheguei cedo na casa porque tenho um montão de coisas para resolver lá na loja, preciso fazer uns telefonemas pro exterior e...

Vereador: Pode ficar com o dinheiro todo. Aliás, o salário é seu. Só quero que permaneça aqui e me ajude a elaborar uns requerimentos.

Assessor: Puxa vida! Logo hoje, vereador? O nosso trato foi que eu recebesse sem trabalhar, não era? Por isso é que sempre divido o salário contigo. Tá lembrado? A propósito, nem sei como faz esses requerimentos daqui.

Vereador: Eu errei com você. Só que, a partir de agora, as coisas vão ser diferentes. Se quiser continuar trabalhando, terá que ficar no gabinete de segunda à sexta-feira das oito até meio dia e depois das duas às seis da tarde. Peço que passe a redigir pelo menos umas três indicações pra cada sessão.

Assessor: Não estou entendendo o senhor. Desse jeito não interessa mais ser seu assessor. E, se for para trabalhar, por que vou ter compromisso de fazer campanha esse ano? Por favor. dê o meu contra-cheque porque preciso sair e abrir a loja. Hoje você me pegou de surpresa e assim não é justo.

Sem a ajuda do assessor, o vereador precisou fazer todo o trabalho sozinho. A todo momento o telefone tocava ou chegava alguém para pedir algum favor. E uma das pessoas atendidas foi o representante de uma empresa:

Lobista: Bom dia, vereador. Soube que Vossa Excelência estava na casa e resolvi procurá-lo.

Vereador: O que deseja?

Lobista: Represento uma empresa de limpeza urbana e que pretende participar da licitação da Prefeitura. Soube da influência que o senhor sempre teve junto ao prefeito desta cidade e por isso viemos pedir a sua intermediação para que ele direcione o edital. Rachamos uma comissão de setenta mil e ainda contratamos uns trinta varredores que o senhor nos indicar.

Vereador: Como é que é?! Repete novamente porque eu gostaria de gravar essa nossa conversa pra levar ao Ministério Público. Só um momento que vou pegar meu celular.

Envergonhado, o homem se levantou da cadeira, passou pela porta do gabinete e saiu batido sem se despedir. Depois disto, o vereador ligou para a portaria pedindo para só deixarem as pessoas subirem à sua sala na parde da tarde pois precisava redigir os requerimentos sobre o hospital e sobre a escola antes da sessão começar. Ainda assim, o telefone continuou tocando:

Vereador: Alô!

Telefonista: Vereador, sei que o senhor pediu para não ser incomodado mas é que chegou uma ligação importante de Brasília. Atende aí o deputado João, presidente da Executiva Estadual do seu ex-partido.

Imediatamente o deputado entrou na linha.

Deputado: Meu caro vereador, bom dia. Estou ligando para tratar de um assunto sério contigo. Ainda esta semana o setor jurídico do partido pretende ingressar com uma ação para reavermos o seu mandato visto que o senhor andou mudando de legenda.

Vereador: Bem, eu achei que tínhamos acertado tudo entre nós e que o partido não iria criar caso.

Deputado: Acontece que recebi uma reclamação do seu prefeito sobre você e o partido está fechado com ele para a campanha deste ano. Caso resolva partir para uma oposição ferrenha, vamos ter problemas. Se não quer mais permanecer alinhado ao governo, inventa uns casos inofensivos e joga pra plateia, mas nada de envolver a Polícia, Ministério Público e gravações de conversas sigilosas. O que você está querendo fazer é contra a ética! Inclusive, sou amigo do dono da companhia que faz serviços de limpeza urbana na sua cidade.

Vereador: Não vou voltar atrás e, se continuar me ameaçando, vou colocar essa ligação na internet. Agora me deixe trabalhar!

Na hora do almoço, o vereador quase foi atropelado por um carro preto que veio em sua direção quando atravessou a rua indo para o restaurante. Mesmo assim, manteve o seu propósito de ser honesto e, no começo da tarde, retornou à Câmara a fim de apresentar na secretaria os requerimentos de informação.

Ocorreu que, na hora da sessão, apenas seis edis e mais o presidente da Câmara se achavam em Plenário e os trabalhos não puderam ser iniciados por falta de quórum regimental. O nosso vereador foi então chamado para uma conversa particular na sala do presidente.

Presidente: Meu caro vereador... Que requerimentos são esses que protocolou na secretaria? Por favor, não nos obrigue a contrariar o prefeito aprovando essas coisas ou nos colocando na incômoda situação de termos que votar contra o povo por mais uma vez. Por sua causa, a maioria teve que arrumar motivo para não comparecer hoje. Por isso, peço que desista logo desses papeis ou vai me colocar em maus lençóis.

Vereador: De modo algum farei isso, presidente. Fui eleito com oitocentos e quinze votos para defender o povo! Quero honrar o meu mandato.

Presidente: Pense direitinho. Senão pode ficar de fora do congresso remunerado que teremos em Maceió bem em frente à praia.

Vereador: Não me importo.

Quando anoiteceu, havia um grupo enorme de pessoas na casa do vereador aguardando-o depois de divulgado o manifesto que ele havia postado nas redes sociais sobre o seu rompimento com o governo. Além de seus familiares, da esposa e dos parentes desta, encontravam-se também os mais de dez assessores lotados no seu gabinete juntos com os vinte funcionários contratados pela Prefeitura que foram indicados por ele, mais a paciente do SUS encontrada de madrugada na fila, a recepcionista do hospital, o cônjuge desta, o médico que passava atestados falsos, o deputado e o lobista. Todos queriam uma explicação quanto às atitudes de rebeldia tomadas naquele dia pelo edil e se mostraram profundamente indignados:

Esposa: O que você está fazendo, meu bem? Esqueceu-se das nossas dívidas, das prestações do carro importado, do plano de viagem para Miami, onde celebraremos nossas bodas de prata, e daquele anel de brilhante que havia me prometido? Se você perder o mandato, terei que fazer programas numa terma a fim de pagar nossas contas e acho que estou um pouco fora da idade para prestar esse tipo de serviço.

Cunhado: O prefeito ameaçou que vai me exonerar do cargo de secretário de cultura e suspender o evento de sábado por tua causa. Se está cansado de ser político, terei o maior prazer de vir como vereador em seu lugar nas próximas eleições. Só não se esqueça de que investi mais de cem mil reais na sua campanha!

Funcionária do hospital: Meu chefe já está desconfiado de que fui eu quem passei as informações que botou na internet sobre a emergência. A barra ficou difícil pra mim lá e, se eu tiver que testemunhar algo, não confirmarei nada.

Marido da funcionária: E lá na escola também a diretora chamou as merendeiras, professores e inspetores para uma conversa sobre não expormos assuntos internos para terceiros. Não se esqueça de que eu e minha esposa dependemos desses empregos no Município, pagamos aluguel e temos filhos.

Deputado: Nosso advogado já entrou em acordo com o seu partido atual sobre a perda do seu mandato por infidelidade. Nenhuma das duas agremiações quer ser prejudicada com as denúncias estúpidas que pretende fazer.

Assessor: Se você perder o mandato, todos nós vamos pra rua procurar emprego. É isso que o senhor quer?!

Lobista: Tenho comigo um documento assinado pelo senhor confirmando que recebeu ajuda de outra empresa associada ao nosso grupo quando foi candidato a deputado estadual no ano passado. Se tentar algo contra a Aluganty, já sabe quem será o primeiro político que meu patrão entregará na delação premiada.

Vereador: Podem continuar com as ameaças porque vou seguir em frente. E, se necessário, procuro a Polícia Federal e conto tudo o que sei.

Naquele momento, o médico que vendia atestados aos políticos da cidade resolveu trazer a ambulância do SAMU.

Doutor: Senhores, esse meu ilustre paciente tem andado com muitos problemas de comportamento ultimamente. Ele precisa ser internado com urgência para tratamento em clínica psiquiátrica. Só neste ano tive que assinar treze atestados porque não estava em condições de comparecer nas sessões da Câmara. Vai dar tudo certo e o vereador ficará de licença médica por tempo indeterminado até que melhore. Agora vamos levá-lo ao hospital.

Em uma semana, tudo ficou acertado em Corruptópolis. No lugar do vereador assumiu o seu suplente com o compromisso de manter parte da assessoria já nomeada. Para não atrair a atenção dos eleitores e nem dos jornais, o nosso personagem principal foi conduzido para uma unidade do SUS em outro estado onde pacientes vip recebiam tratamento diferenciado num setor reservado (alguns usuários de planos de saúde também eram internados ali). Diariamente, os enfermeiros lhes aplicavam doses cavalares de psicotrópicos.

Um mês se passou e pela primeira vez o nosso vereador recebeu uma visita. Era um ex-correligionário seu, pastor da Igreja dos Salvos da Última Hora Antes de Jesus Voltar pela Terceira Vez. Tratava-se uma seita apocalíptica que estava crescendo na cidade, a qual pregava ter ocorrido um pequeno arrebatamento de cristãos escolhidos no fim da Segunda Guerra Mundial, inaugurando um período de setenta anos de tribulação até Cristo voltar. Pregava ele que mais pessoas estavam sendo arrebatadas e que o fim do mundo chegaria em 2016.

Vereador: Até que enfim alguém se lembrou de mim. Por favor, não vai tentar me converter, pastor.

Pastor: Se estivesse preso com os caras da operação Lava-Jato, com uma pena fixada pela Justiça, não seria um destino melhor do que ficar esquecido nesse manicômio? Mas você sabe que, no fundo, sou ateu e só finjo ser crente para arrumar grana dos trouxas. Entre nós, o papo sempre foi diferente.

Vereador: Lamento que tenha perdido a fé.

Pastor: Nunca tive fé, meu vereador. Aliás, vou chamá-lo de futuro prefeito de Corruptópolis.

Vereador: Como é que é?!

Pastor: Isso mesmo! Vou eleger você prefeito daquela cidade.

Vereador: De que jeito? Meu nome deve estar mais queimado do que carvão de churrasqueira.

Pastor: Os impossíveis para os homens são possíveis para o Todo Poderoso. Isto é, para esse pastor poderosão da igreja mais do que visível.

Vereador: E estou vendo que será uma igreja mais do que visível mesmo. Tem um paciente membro da sua seita que falou sobre o plano que vocês têm de construir uma réplica do Templo de Salomão dez vezes maior do que o inaugurado pelo Edir Macedo.

Pastor: Não é bem assim. Vai ser uma réplica do templo do livro do profeta Ezequiel que pretendo construir em Corruptópolis para recebermos Jesus Cristo quando ele vier reinar. Na ocasião, pretendo lançar um missionário da minha igreja para ser candidato a Presidente da República.

Vereador: Eu tô fora! Resolvi deixar de ser corrupto. Prefiro anular meu voto!

Pastor: Só que você está esquecido aqui e com todo o tratamento vip que recebe nem direito a visita íntima de sua mulher tem num hospital psiquiátrico onde poderá permanecer pelo resto da vida. É pior do que uma cadeia em Bangu 8 ou na Papuda. Pelo menos lá os caras do tráfico conseguem mordomia com a carceragem, fazem ligações de celular, ainda dão trotes dos outros e ainda conseguem sair para dar um rolé molhando a mão do carcereiro. Se continuar por mais tempo no meio dessa malucada, vai acabar virando um deles.

Vereador: Você tem razão.

Pastor: Preste a atenção, filho. O povo de Corruptópolis ainda não compreendeu bem o verdadeiro motivo pelo qual foi licenciado do seu cargo e o colocaram aqui. Vou tirá-lo já dessa clínica e você dirá à população que aceitou Jesus tendo sido curado de sua doença. Consigo todos os laudos médicos para provar que agora está bem de cabeça e poderá voltar pra Câmara.

Vereador: E o prefeito vai deixar?

Pastor: Claro! Já articulei o seu retorno com ele. Aliás, o prefeito bem que preferiria que estivesse lá pois o seu suplente cobra uma propina muito mais cara e exige duas secretarias no governo pro irmão dele. Basta que esqueça essa maluquice de virar um homem honesto.

Vereador: Acho que não tenho outro jeito.

Pastor: E quando você se eleger prefeito, terá a chance de melhorar a saúde e a educação de Corruptópolis porque iremos roubar menos. E não vai ter mais problemas para lavar o seu dinheiro porque eu o promoverei a diácono na minha igreja com um altíssimo salário. Para justificar a origem da grana, declararei que o dinheiro roubado estará vindo das ofertas dos fieis e das vendas dos meus livros sobre o fim do mundo. Ninguém sabe o quanto entra na sacolinha, não é mesmo?

A ideia agradou ao vereador e ele acabou concordando em participar do plano do pastor. Afinal, era insuportável viver num hospital de loucos. Assim, após o psiquiatra diretor da clínica levar uma graninha do pastor e receber um telefonema do governador confirmando a sua futura promoção, assinou a alta médica.

De volta a Corruptópolis, o vereador reassumiu o seu cargo tendo entrado em acordo com os seus pares sobre não fiscalizar mais as coisas erradas do Município. Apenas faria os seus discursos na Câmara fingindo ser da oposição. Meses antes das eleições, conforme pactuado com o pastor, o prefeito lançaria um candidato sem chances pelo seu partido e todos os nomes principais do governo mudariam de lado a fim de preservarem seus privilégios...

Bem, essa é uma história sem fim porque, como sabemos, a safadeza insiste em jamais acabar nesse país. Assim ocorria nos tempos de Dom João VI e a essência permanece a mesma. Tanto em Brasília, como nos estados e mais ainda nas prefeituras dos grotões do Brasil.


5 comentários:

  1. O que você acha do trecho abaixo replicado, colhido de "O Elogio da Serenidade", Rodrigão?
    O autor é nada mais nada menos que Noberto Bobbio (O mais referenciado cientista político do mundo):

    “Não há esfera política sem conflitos. Ninguém pode esperar levar a melhor num conflito sem recorrer à arte do fingimento, do engano, do mascaramento das próprias intenções. A “finta”, o “mentir” fazem parte da suprema estratégia para enganar o adversário. Não há política sem o uso do segredo. O segredo não só tolera como exige a mentira. Ficar preso ao segredo significa ter o dever de não revelá-lo, o dever de não revelá-lo implica o dever de mentir”.

    ResponderExcluir
  2. Como dizia minha mãe, "não tem jeito que dê jeito"

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos,

    Por essas e outras é que não acredito tanto na permanência de uma "nova política" que amanhã irá também envelhecer.

    Ainda assim, percebo no Brasil uma tendência de renovação porque o desgaste e a rotura das instituições estão enormes. Logo, espera-se menos um jeito provisório...

    O Bobbio colocou algo bem verdadeiro e que expõe a falível natureza humana. Tanto a omissão seria uma espécie do gênero mentira como esta acaba sendo usada em maior ou menor grau dentro de qualquer disputa política. Não acredito numa total transparência.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amigo Rodrigo!!! Apaixonei!!! Uma triste realidade e que, mesmo sendo ficção, me lembraram algumas passagens de nossa linda cidade. Mas eu continuaria com o meu propósito de loucura. Rsss. E prefiro ser uma metamorfose ambulante...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Beth.

    Confesso que, no lugar do personagem, seria mais moderado e estratégico. Porém, tenho dúvidas se, sem uma ruptura radical, a pessoa envolvida na corrupção consegue sair dessa teia que a prende. Saberemos daqui uns tempos como será a vida dos delatores da Lava-Jato. Se vão seguir outro caminho, se tornarão ícones da luta pela ética na política, se cairão no ostracismo pro resto da vida ou ainda se cometerao futuros delitos. De qualquer modo, há que se ter coragem para mudar.

    Abraços

    ResponderExcluir