Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Depilação masculina? Nem que a vaca tussa!




Talvez este seja um dos mais fúteis artigos que escrevo no meu blogue. Mas saibam que será uma exceção à regra, muito embora eu não esteja preso a padrões sociais, quer sejam de alguma profissão ou de moral religiosa. Aliás, não tenho a mínima pretensão de me passar por um pseudo-intelectual que só publica assuntos sérios na internet escondendo-se por trás de um questionável título de "doutor" (para muitos os advogados e médicos só poderiam ser chamados assim caso aprovados num curso de doutorado).

Pois bem. Hoje resolvi comentar sobre essa moda ridícula de homem ficar depilando o corpo. Algo que, nos meus tempos de criança, seria considerado "coisa de boiola"... (por favor, que ninguém me pré-julgue achando que eu seja homofóbico)

Acontece que, na atualidade, tem mulher que apenas se interessa por caras com o peito liso e muitas até estimulam o namorado, marido, ou "ficante" a arrancarem os pelos. E olha que tem homens 100% héteros que já andam a depilar também as pernas, os braços, as axilas, as nádegas, bem como a região pubiana incluindo o sensível saco escrotal. Os mais preocupados com a estética chegam a formar uma subespécie de uns tempos para cá denominada de "metrossexuais". Estes, segundo uma página no Significados, assim se caracterizariam:

"O metrossexual gosta de se vestir bem e de estar na moda. Investe em vestuário e acessórios sofisticados, frequenta cabeleireiros e institutos de beleza, cuida da pele, usa cosméticos, bons perfumes, faz manicure, pedicure, depilação, etc (...) O comportamento do metrossexual pode gerar comparações com um homossexual. No entanto, o que marca o comportamento do metrossexual é o seu estilo vaidoso e os cuidados excessivos com a imagem, que antes eram considerados exclusivos do universo feminino." (extraído de http://www.significados.com.br/metrossexual/)

Com toda a consideração pela tão defendida diversidade, não abro mão de orgulhar-me do meu peito de símio. E, se no mundo moderno, devemos aprender a conviver harmonicamente com as diferenças, então que a sociedade saiba respeitar os seguidores dos antigos costumes sem nos preconceituarem de machistas ou de homofóbicos.

Mas confesso que, às vezes, sinto-me meio que um peixe fora d'água, digamos assim. Pois, se vou a uma praia e tiro a camisa em público, há quem me olhe com alguma estranheza por não exibir aquele peito de nadador profissional. Pode até ser que algumas mulheres apreciem e tenham tesão por um cara parecido com o global Tony Ramos que ainda deve ser o símbolo sexual de muitas coroas por aí. Só que a maioria das novinhas agora parece gostar mais dos caras com uns traços femininos, o que deve ter uma explicação psicológica para tanto.

Já ouvi dizer que toda mulher seria bissexual, porém apenas considero que todos temos o nosso lado feminino assim como cada uma delas guardaria também um pouco do masculino em si. E se as diferenças geram atração, penso que o interesse se forme junto com vários pontos de semelhança. Ou seja, ele pode gostar de futebol e ela detestar, mas o casal seria fã de um mesmo estilo musical, por exemplo.

De qualquer maneira, a semelhança que mais atrai as mulheres em relação aos homens seria a sensibilidade destes para com o feminino. Um cara pode manter o seu estilo viril herdado do pai, dos avós e bisavós, tipo deixando os cabelos do peito intactos ou não vestindo nada de unissex. Contudo, ele precisa ser compreensivo com o sexo frágil para estabelecer o dialogo das emoções, algo imprescindível em todo relacionamento. E, se isso é alcançado, dá perfeitamente para continuar sendo um macho à moda antiga sem desagradar a mulherada.


OBS: Imagem acima extraída de http://virgula.uol.com.br/modaebeleza/depilacao-masculina-veio-pra-ficar-montamos-um-dossie-pra-nao-restar-duvidas-nem-pelos-indesejados-sobre-a-questao/#img=1&galleryId=902439

3 comentários:

  1. Espero que ninguém me preconceitue de petista por ter usado no título do artigo uma expressão quase esquecida que a presidenta Dilma ressuscitou (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo,
    Acho que seu artigo está bastante ponderado e equilibrado!
    Você apenas tece considerações, sem fazer apologia ou crítica destrutiva.
    Cada um é do jeito que quer...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Toninho.

    Estamos de acordo sobre a liberdade individual de cada um. Posso não gostar do estilo de quem se enche de tatuagens ou pinta o cabelo de azul, mas o importante é as pessoas sempre entenderem o direito de cada ser como deseja.

    Abraços

    ResponderExcluir