Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Humanidade que se abandona




Não está nada fácil viver neste mundo. Pelo menos essa é a realidade para a grande maioria dos seres humanos que não têm a dignidade respeitada. Principalmente nessa grande porção territorial do planeta chamada Brasil...

Para quem possui uma boa quantia em dinheiro, a dor é mais suave. Se a pessoa fica doente, não precisando do SUS e nem dos precários planos de saúde, podendo pagar pelos melhores médicos e se internar num Albert Einstein, com a melhores tecnologias ao seu dispor, tal sujeito adquire o direito de morrer num CTI de primeira classe com a família dando o último adeus.

Se o dinheiro não cura a dor, ao menos ajuda a enxugar as lágrimas. Porém, nas unidades de saúde do SUS, o paciente mal tem o direito a chorar como aconteceu certa vez com uma mulher internada numa maternidade pública onde perdera o bebê. Ao relatar seus sofrimentos, ela me contou sobre o reprovável comportamento de um enfermeiro que, por várias vezes, mandou-a calar a boca. Entre os médicos que se revezavam nos plantões, uns a tratavam bem, enquanto outros cuidavam dos pacientes como se fossem animais cometendo a tão falada violência obstétrica. O marido mal podia estar com ela e a maternidade nem respeitava as duas horas de visita diária impedindo as mulheres internadas de terem ao menos um acompanhante.

Eu poderia gastar palavras e mais palavras descrevendo os descasos na saúde pública do nosso Brasil, coisa que a TV mostra diariamente sem haver até hoje uma solução para esse caos. Então, prefiro ir logo ao diagnóstico da responsabilidade e procurar o(s) causador(es) dessa desgraceira toda.

Ora, os maiores cretinos que detonam a saúde no país são os gestores a começar pelos senhores prefeitos e governadores de estado, sem excluir também a tal da presidenta. Se as condições de trabalho dos profissionais são ruins, faltam materiais, há poucos leitos disponíveis e os salários andam baixos, não seria porque os parcos recursos do orçamento são mal administrados? Pior dizendo, são geridos conforme os interesses da chamada máfia de branco em que uma boa fatia do dinheiro é usada em contratos superfaturados e/ou desnecessários, obras inacabadas, medicamentos que "somem" antes da distribuição aos pacientes (isto quando não são nem entregues de fato nos almoxarifados), convênios injustificáveis com empresas privadas e até a absurda concessão dos serviços a ONGs suspeitas.

Acontece que, como tenho dito em postagens passadas, a canalhice não está só na cúpula. Um enfermeiro que manda uma paciente em prantos calar a boca numa maternidade, ou um cidadão que negocia o seu voto para candidato picareta se eleger, é também responsável pelos descasos ocorridos hoje em dia. Tanto na saúde quanto em outras áreas.

Até pouco tempo atrás, o trabalho infantil tinha diminuído e, em breve, iria se tornar uma página virada na história brasileira. Só que, segundo as últimas notícias dos jornais, voltou a aumentar o número de crianças que deixam a escola para trabalhar ajudando na renda da família. Um retrocesso!

Brasil, quando você vai acordar desse seu sono letárgico?! Um dia você já não estará mais deitado nesse berço esplêndido porque até suas matas, seus rios, o solo e o ar já estarão totalmente degradados. Um simples mosquito tem derrotado a nação e espalhando três doenças graves, dentre as quais o terrível zika vírus...

Assim, dividida em nações, classes econômicas, grupos políticos e religiões, vai caminhando a nossa espécie e a nossa população de brasileiros. Sem um amparo suficiente de seus semelhantes, pessoas vão sendo esquecidas e abandonadas sem políticas públicas eficientes e sem a assistência privada. Litros de lágrimas são derramados pelos aflitos nas suas orações não respondidas, as quais refletem problemas humanos e que deveriam ser resolvidos por nós humanos.

Nesse ano de 2016, em que teremos eleições municipais, não me iludo com grandes mudanças, as quais desejaria muito ver acontecer. Porém, trata-se de uma oportunidade para as pessoas de bem tentarem influenciar a política local ao elegerem um ou dois vereadores que resolvam fiscalizar de verdade as safadezas dos prefeitos e de seus pares na Câmara. Por isso, desde já precisamos ficar bem atentos quanto às pré-candidaturas que vão surgindo para separarmos do joio as poucas sementes de trigo que germinam nesse meio de ladrões oportunistas que tem sido a nossa política.

Desculpe uma certa dose de mau humor neste artigo, meu caro leitor. Tem horas que a gente fica sem paciência com tanta coisa errada se repetindo por aí e precisamos desabafar.


OBS: A imagem acima refere-se a uma cena do trabalho infantil em nosso país sendo os créditos autorais atribuídos a Marcello Casal Jr da Agência Brasil, conforme extraído de http://www.ebc.com.br/2012/08/unicef-alerta-para-trabalho-infantil-como-causa-significativa-do-abandono-escolar 

2 comentários:

  1. Me pareceu um desabafo causado pela descrença nos sistemas, nos administradores públicos, etc., Rodrigo.
    E você está coberto de razão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Toninho.

      Como é difícil permanecer crente no ser humano e mais ainda nos sistemas!

      Só que essa descrença não pode nos paralisar. Mesmo sem esperar grandes mudanças, não pretendo perder o estímulo de caminhar em direção a elas.

      Para 2016, espero pouco. Só não desejo ver o retrocesso na maioria de nossas cidades. E não acho que haverá melhora significativa sem primeiro começarmos a arrumar nossos municípios.

      Abraços

      Excluir