Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Um ano morando em Muriqui



Neste mês de agosto, completou um ano que me mudei para Muriqui, o 4º Distrito do Município de Mangaratiba (RJ).

Quando cheguei, estava sofrendo muito. Minha mulher encontrava-se internada numa clínica no Rio de Janeiro, o dinheiro comprometido com o pagamento de dívidas e precisava achar trabalho. No entanto, apesar de todas as lutas, eu me sentia interiormente feliz com Deus e com a oportunidade de viver uns três quarteirões junto à praia num cenário abençoado e rodeado por serras repletas do verde da Mata Atlântica. Acordava bem cedinho e ia logo caminhar pela orla marítima, deixando nas areias minhas pegadas e contemplando as belezas da baía de Sepetiba - um quadro com o azul das águas tendo a Restinga de Marambaia e um pedaço da Ilha Grande no horizonte. Muito show!

A decisão de vir morar aqui surgiu logo após eu ter me perdido na Floresta da Tijuca em junho/2012. Sempre gostei mais dos lugares pequenos e a experiência de quase ter morrido no meio do mato fez-me refletir sobre como poderia viver a nova oportunidade de continuar caminhando aqui nesta Terra. Resolvi então partir do Rio, após ter permanecido menos de um ano depois de deixar a Região Serrana em dezembro de 2011. Dia 21/08 do ano passado, finalmente trouxe a última bagagem pra cá.

Minha esposa Núbia nunca gostou da ideia de vir morar em Muriqui. Porém, pouco antes de se internar, ela acabou concordando. Confesso não ter sido fácil eu me estabelecer profissionalmente no atual destino. Embora formado há mais de oito anos, nunca tive vínculos empregatícios e sempre trabalhei por minha conta. Aí, com a CTPS limpinha, ficou complicado arrumar emprego. De nada adiantou distribuir meu currículo em várias empresas e o jeito foi me virar fazendo comércio na praia, passando a trabalhar com sorvetes, mais precisamente com picolés da marca Moleka. E, com a graça de Deus, tenho sido muito abençoado nas vendas, pelo que consegui pagar todas as dívidas com antecipação, mais o IPTU e a anuidade integral da OAB até o fim de janeiro.

Atualmente, eu e Núbia estamos mais tranquilos, embora ela deva passar por uma cirurgia prevista para o dia 13/09, sendo que todos os exames pré-operatórios já foram feitos. Ela já está gostando mais do lugar embora sinta saudades do bairro Grajaú onde moramos no Rio de Janeiro e mais ainda da cidade de Nova Friburgo, lá na serra. Lamento somente que sua saúde não esteja legal e que ela recuse ir à praia tomar banho de mar, sendo que sua situação me prende muito em casa.

Assim, tenho caminhado dia a dia. Continuo dedicando parte das minhas horas pela manhã ao estudo bíblico sobre o Evangelho de Lucas que vou postando no blogue como é possível acompanhar nos textos aqui apresentados desde junho. Meu objetivo é compartilhar com o público minhas reflexões e, futuramente, se Deus permitir, utilizar o conteúdo produzido na edição de um e-book (livro eletrônico). A principal finalidade será ganhar as consciências para a construção do Reino de Deus.

Quanto à política, não tenho me metido como fiz em outras épocas. Por causa da mudança de domicílio eleitoral de Nova Friburgo para o Rio de Janeiro, feita nos primeiros meses de 2012, só pude transferir meu título para Mangaratiba recentemente. Por conta disto, nem pude votar para prefeito em outubro e continuo sem filiação partidária. Porém, tenho atuado propositivamente como cidadão expondo minhas ideias em relação ao município num outro espaço que criei em maio chamado Propostas para uma Mangaratiba melhor. Confiram!


OBS: Foto acima com a visão panorâmica da orla de Muriqui encontrada no site da Prefeitura de Mangaratiba em http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/distritos/muriqui.html

42 comentários:

  1. Boa noite, me apaixonei por Muriqui, estou pensando em mudar de endereço atualmente mora na zona Oeste do Rio, e vivo triste com tantos problemas na minha região.Onde muito cedo as crianças tão crianças, carregam armamentos pesados e não tem um minimo de educação. isto dói demais!
    aluguei um imóvel em Muriqui e sempre que posso curto a paz maravilhosa deste lugar, pesquisando sobre Muriqui encontrei seu Blog DR. Rodrigo.
    parabéns por sua vitória. Deus o abençoe, Rica e abundantemente.
    Iara Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Iara!

      Primeiramente obrigado por sua leitura e comentários.

      Infelizmente, Muriqui e Mangaratiba em geral não andam tão calmos assim. Tem ocorrido frequentes assaltos por aqui e, no sábado de Aleluia, a comunidade chegou a fazer um protesto pedindo ao governo estadual um maior efetivo policial.

      Ainda assim reconheço ser a situação daqui melhor que no Rio e cidades da região metropolitana. Aliás, o problema ocorre no estado inteiro e pode ser que, devido às Olimpíadas, o interior esteja ficando um pouco mais violento este ano. Infelizmente, não estamos mais no mesmo clima tranquilo que em 2012 quando cheguei parar morar na localidade. Mas ainda tem jeito!

      Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Boa noite dr. Rodrigo! Me chamo Claudia e tenho planos de em Janeiro me mudar para Itacuruçá. Porém não conheço nada por essas bandas e queria saber como é a vida por aí, antes de acometer a mim e a minha família a tamanha mudança de vida. A minha intenção é trabalhar com comida por aí. Montar uma pensão simples e entregar quentinha. Vc acha que tem mercado pra esse tipo de trabalho por essas bandas? Quanto costuma ser um aluguel de casa de dois quartos por aí? O custo de vida é alto?
    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite dr. Rodrigo! Me chamo Claudia e tenho planos de em Janeiro me mudar para Itacuruçá. Porém não conheço nada por essas bandas e queria saber como é a vida por aí, antes de acometer a mim e a minha família a tamanha mudança de vida. A minha intenção é trabalhar com comida por aí. Montar uma pensão simples e entregar quentinha. Vc acha que tem mercado pra esse tipo de trabalho por essas bandas? Quanto costuma ser um aluguel de casa de dois quartos por aí? O custo de vida é alto?
    Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Claudia.

      O comércio em Itacuruçá, assim como nas demais localidades praianas de Mangaratiba, é muito sazonal. Ou seja, você tem um movimento satisfatório no verão e fins de semana acalourados, mas que depois cai muito na época da baixa temporada.

      O aluguel de imóveis varia e considero caros. Talvez menos do que em Muriqui. Porém, não recomendo ir pro lado do Axixá por causa dos riscos de deslizamento de terra. Se pesquisar, pode conseguir uma boa casa por um pouco mais de R$ 1.000,00.

      Sobre o custo de vida, considero-o relativamente alto. Muita coisa você precisa ir a Itaguaí para resolver e dispor de um automóvel proporciona maior conforto por causa da precariedade dos transportes. Principalmente quando tiver que viajar até o Centro de Mangaratiba. Apesar de ter um posto de saúde em Itacuruçá, o SUS em Mangaratiba não é satisfatório. Até quem tem plano precisa deslocar-se a Itaguaí.

      Mas, enfim, acredito que sempre há espaço para quem quer trabalhar bem com alimento. Eu preferiria investir em Itaguaí por ser uma cidade maior cujo comércio funciona o ano todo. Porém, em Itacuruçá, assim como em Muriqui, a vida é mais tranquila. Depende dos objetivos de cada um.

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Bom dia. Cheguei ao seu blog procurando sobre a região. Assim como vocês, eu também morava na região serrana e mudei radicalmente, moro em Araruama há 1 ano. Fiquei bastante decepcionada com o quadro aqui. Mosquitos, calor, cidade cheia no verão e feriados já eram esperados. O que realmente me incomoda mais é que os frequentadores (turistas) são, 90%, oriundos da baixada e do subúrbio carioca, turismo predatório, do tipo "farofão" mesmo, largando sacolas de plástico no chão, jogando fraldas na lagoa, bebendo cerveja dia e noite. Sem preconceitos, nasci no subúrbio da zona da Leopoldina. Só que foi há 46 anos atrás e as coisas eram diferentes. Então, minha pergunta é: como é a frequência dos turistas da sua cidade? Na maior parte, pessoal da zona oeste, Campo Grande, favelas, etc? Fica lotado, entupido, no verão, digamos, faltando água, sem pão na padaria às 5 da manhã e filas intermináveis em todo lugar? Obrigada se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aqui é a mesma coisa no verão: falta d'agua, transportes super lotados, praias cheias de turistas mal educados e que consomem pouco do que o comércio local oferece, trânsito congestionado, filas no mercado, aumento da violência, etc.

      Vivendo aqui há quatro anos e meio quase, sinto já muita saudade da serra.

      Abraços a obrigado por sua visita e comentários.

      Excluir
    2. Obrigada, meu irmão, pela sua resposta. Estou literalmente pas-sa-da com a situação. Estou procurando alternativas desde o norte do estado, só tive decepções. Achei que a costa verde pudesse aliviar o meu desalento, mas além dos preços dos imóveis serem absurdamente mais altos do que aqui, a má educação das pessoas que frequentam praias, venham de onde vier, praticamente é a mesma, não é? Ou seja: de norte a sul, só os ricos estão bem, têm acesso às melhores praias, vivem nos melhores lugares.....eu também tenho muita saudade da serra, vivi em Teresópolis por 32 anos! Imagine o que tenho passado aqui em Araruama! Tenho saudade do clima (principalmente!), dos mosquitos inexistentes, e de uma população um centímetro mais bem educada, ou, melhor dizendo, pelo menos mais gentil. Não sei o que acontece no litoral, talvez seja a herança indígena ainda presente (pode ser?), que as pessoas do comércio, dos serviços, etc são extremamente rudes e mal humoradas. Nem estou falando dos "turistas", que já comentamos, mas da população mesmo. Da serra eu não sinto mais falta é do trânsito e predação dos moradores de cidades grandes que tornaram a vida lá um tormento, pelo menos te posso falar de Teresópolis. Já não há mais hora para engarrafamento! Eu estava saindo para compromissos somente pela manhã pois quando dava meio-dia já não havia mais vagas nem nos estacionamentos pagos. Na rua, dormem carros estacionados já de noite, para garantir a vaga no dia seguinte. Você ligava para marcar um exame simples, mesmo que fosse particular, e a atendente te dava data para dali a 2 meses, tal o volume de pessoas. E o pessoal "riquinho" que saiu do Rio e SP, principalmente, quer levar pra serra o ritmo deles, não aceitam e não respeitam o modo de vida local, buzinam no sinal assim que fica verde, não têm paciência com nada nem ninguém....isto estava me incomodando bastante. Ou seja, uma cidade sem infraestrutura para uma população que não pára de crescer. Dá pena ver botarem abaixo aquelas mansões antigas, com terrenos enormes e árvores quase centenárias para construir prédios modernos com a cara da Barra. Desculpe se me alonguei no papo, é que gostei muito do seu blog, da sinceridade e humildade com que você contou a sua experiência. Eu vi um blog que você segue e gostei muito, sobre as ruas do Rio. Tudo de bom para vocês e boa sorte! Um abraço!

      Excluir
  5. Poxa, aí em Mangaratiba está tão ruim assim? Lendo todos os comentários vi que há uma gradativa mudança de opinião (De um ano para quatro anos de moradia)! Minha pergunta é, a qualidade de vida aí não é tão boa qt dizem? Desde já agradeço a educação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Infelizmente hoje Mangaratiba está abandonada. Pior do que quando cheguei na cidade.

      Excluir
    2. Fato é que na maior parte do ano, o lugar é tranquilo, mas a vida é boa só pra quem pode ter um carro e morar num lugar que não falte água e seja seguro

      Excluir
  6. Estive observando os comentários e não me assustaram pois imaginara que as coisas fossem assim. Andei até vendo preço de imóveis para comprar um pois eu já tenho um trabalho próximo da região. Diante dos comentários acho melhor e prudente não comprar nada por enquanto. No caso de mudar de ideia qual seria a melhor época na sua opinião para comprar um imóvel? Agradeço a todos e Deus abençoe a cada um de nós nos guardando e nos livrando do mal nestes tempos difíceis do nosso estado e país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Sérgio. Inicialmente obrigado por sua visita e comentários. Acho que minha postagem deve estar desmoronando o mercado imobiliário (rsrsrs). Realmente hoje é prudente saber escolher um imóvel adequado. Todo o RJ está inseguro e Mangaratiba ainda precisa muito melhorar quanto aos transportes, saneamento, segurança, saúde, educação. Atualmente a cidade está muito ruim e um dos motivos é a política da atual gestão. Elegeram um prefeito ficha suja que e que havia sido cassado da outra vez... Daí se vê quais as consequências que um eleitorado inconsciente pode colher. Todavia, o lugar é muito bonito e tem uma beleza natural maravilhosa. Pena que um potencial desses não é trabalhado.

      Excluir
  7. Boa tarde, estamos com planos de morar em itacuruça, devido a uma transferência de trabalho do meu esposo, gostaria de uma indicação de um bom bairro residencial, e saber como são as escolas da rede privada! desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Um bom bairro para se morar em Itacuruça seria no Centro do Distrito ou num condomínio depois do Iate Clube.

      Excluir
  8. Olá Rodrigo, você poderia comentar como anda Mangaratiba nos dias atuais? Tenho a previsão de ir morar aí, mas queria saber como é a cidade. Aguardo retorno, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Mangatatiba anda como sempre esteve nos últimos anos. São vários distritos litorâneos, infelizmente sem saneamento básico completo, comércio fraco (você precisa ir a Itaguaí, Angra ou Rio para resolver as coisas), mas ainda tem menos agito na maior parte do ano. Para emprego, é fraco

      Excluir
  9. Bom dia Rodrigo! Como anda mangaratiba hoje em
    dia? Estou querendo ir morar ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como respondi a um dos comentários acima, nada muito diferente do que vinha ocorrendo nos últimos anos

      Excluir
  10. Boa tarde, eu também estou com planos de morar aí, já que meu esposo é de Angra, porém não vemos condições de residir por lá por causa da violência, temos três adolescentes...mas estou um pouco decepcionada com as postagens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir de Mangaratiba a Angra é uma viagem. De onde moro, em Muriqui, são cerca de 70 km até o centro da cidade vizinha. O Distrito mais próximo é Conceição que é o que mais sofre com o problema da violência em Mangaratiba. Uma solução é procurar um dos condomínios entre o Centro de Mangaratiba e Conceição. Ou o Sahy, mas aí acho que fica um pouco longe. Avaliando, não sei se sairia de Angra para viver em Mangaratiba. Depende do que faço e quais meus objetivos

      Excluir
  11. Olá Rodrigo.
    Assim que retornar ao blog, por gentileza, responda nossas perguntas. Faço a mesma: como está Itacuruçá, Muriqui atualmente?
    Acredito que apesar de tudo mencionado, ainda é melhor que morar na cidade do Rio de Janeiro. Mas, conto com sua opinião.
    No mais, desejo sucesso e bençãos do Eterno. Espero que sua esposa tenha se recuperado. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Susil. Eu diria que Itacuruça e Muriqui seriam os melhores distritos praianos para quem não quer viver em condomínios. Temos problemas com violência, mas nem tanto quanto os municípios vizinhos de Angra e Itaguaí. Mas vc acaba tendo que resolver muita coisa da sua vida em Itaguaí ou Rio. Dependendo do lugar onde mora bo Rio, quais seus objetivos, se não precisa mais trabalhar e se não depende do transporte público, pode ser mais vantajoso vie para cá. Porém para tratamento médico, emprego, estudo e vários serviços talvez precise sair do Município.

      Excluir
    2. Obrigado pela mensagem e tudo de bom pra vc. Abraço e volte sempre

      Excluir
  12. Pessoal, não sei se consegui responder todos a contento. Pode ser que eu precise escrever até outro artigo abordando de maneira ampla e atual o assunto. Certas avaliações são muito subjetivas e acabam ficando mais no campo da opinião. Há quem goste de Mangaratiba e há quem não goste. Há quem já gostou e não goste mais. Se compararmos com os últimos 5 ou 10 anos, não vejo uma mudança significativa. São os mesmos problemas praticamente e não sinto uma melhora. Acho até que está piorando. Todavia, são muitos aspectos a serem abordados. Discussão longa. Só vivendo aqui por um ano para se experimentar verdadeiramente o lugar. E aqui se costuma alugar imóveis por esse período sendo que hoje as ofertas estão um pouco mais acessíveis.

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo, gostei muito do seu blog. Você conseguiu realizar o sonho de instalar uma casa para o Reino de Deus? Aí em Muriqui tem templos Evangélicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Templos construídos por mãos humanas existem muitos e até demais, porém faltam corações que deixem o Espírito de Cristo entrar e habitar neles

      Excluir
  14. E ITAGUAÍ PRA MORAR COMO ESTÁ ? VIOLENTO OU TRANQUILO? MELHOR CENTRO DE MANGARATIBA, ITACURUÇA OU MURIQUI ? QUE QUE VC INDICARIA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mangaratiba é muito mais violento. Tem tráfico, milícia e muitos assaltos. Em termos de segurança, acho que os três distritos mencionados em seu comentário se equivalem

      Excluir
  15. Olá amigo.
    Como vc avalia opções de escola pra crianças e jovens?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Sinceramente, acho o ensino público no Município muito fraco, faltam vagas nas creches, os professores ganham muito mal, e os pais com melhores condições optam por pagar pela rede educacional privada. Já o ensino médio, prestado pelo estado, é de qualidade melhor que o fundamental.

      Excluir
  16. Bom dia, Rodrigo! Tudo bem?! Gostaria de saber como é a qualidade de vida em mangaratiba nos dias atuais..saude, escolas particulares, moradia e segurança. Obriagda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Atualmente está pior. Tanto a saúde quanto às condições para se ter uma boa moradia já que muitas vezes dependemos dos serviços prestados como transporte, saneamento, iluminação pública, etc. Mas, dependendo de onde a pessoa vai ficar sua residência, pode ser bom ou ruim. Há lugares de risco onde há enchentes e deslizamentos de terra, mas há casas excelentes dentro de condomínios ricos. Escolas particulares existem algumas no Município e o aluno pode ir para a cidade vizinha de Itaguaí quando desejar se desenvolver mais no ensino médio. Tudo poderia fluir bem se houvesse uma boa gestão pública

      Excluir
  17. Boa tarde, ja ha um tempo que acompanho seu blog pois estou com vontade de mudar do Meier para um lugar tranquilo, e Muriqui é uma das minhas opções, mas depois de ler seus comentarios recente sobre o distrito e a cidade de Mangaratiba fiquei desanimado, eu trabalho de forma remota então ja iria com emprego garantido , porem tenho um filho que vai fazer 4 anos e um de 15 e necessito de boas opções de escola. Minha esposa também tem diversos problemas de saúde. Ha algum hospital ou clinica particular em Muriqui ? Minhas opções sempre foram, Muriqui, Miguel pereira, vassouras,Valença, Rio claro , Mendes ou Duas Barras. Você que morou muito tempo em Nova Frigurgo conhece Duas barras ? é um bom lugar pra morar ? Tem escolas de qualidade. Se puder responder meus questionamentos eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Conheço Duas Barras, mas é u, lugar muito pequeno. Já Vassouras, Miguel Pereira e Valença são maiores. Provavelmente nessas cidades encontrará melhores escolas e uma rede de saúde mais ampla. Se bem que a saúde pública desses municípios do Vale do café costuma ser consorciada de modo que alguns serviços específicos são prestados em cidades próximas pertencentes ao consórcio de saúde.

      Excluir
  18. Bom Dia, espero que vc e sua esposa estejam bem.
    Eu me interesso muito por Muruqui e já até pensei em morar nesta localidade. Em 2016 , vc disse que a segurança não andava muito boa . Passados 6 anos , se vc ainda mora aí, poderia informar se melhorou, piorou?
    Desde já, grata , me despeço com votos de muita saúde e paz e prosperidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Ainda moro. Nos últimos anos, houve sim uma melhora da segurança e, de fato, o Município de MANGARATIBA, incluindo Muriqui, pode ser com siderado o mais seguro entre Itaguaí e Angra dos Reis. Atualmente, o que anda muito é o transporte.

      Excluir
  19. Bom dia Rodrigo, meu marido será transferido para uma obra na Marinha em Itaguaí e por isso estamos a procura de imóveis na região, achamos um bem legal ao lado da BR Marina, mas não sabemos nada como é a região, somo de SP. Meu marido terá carro para ir e voltar do serviço, porém nesse meio tempo, eu ficarei em casa pois vendo produtos na internet, vc sabe me dizer se existe correio em Itacuruça, outra informação importante, é com relação a mercados, existem mercados mais em contas ? E a última é com relação ao transporte, funciona o dia inteiro, por exemplo se eu quiser ir de itacuruça até itaguai ou rj, tem onibus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Itacuruçá é o distrito de Mangaratiba mais próximo de Itaguaí e o que melhor oferece transporte para a sede do Município vizinho. Em relação aos Correios, não sei se a renovação do construtor da Prefeitura com a estatal incluiu o posto de atendimento lá. Mas é possível ir até Itaguaí ou Muriqui e postar seus produtos. Inclusive circulam vans dentro do município de Mangaratiba em complemento ao transporte urbano que é precário aqui. Essa precariedade atinge os ônibus intermunicipais também, mas estes circulam

      Excluir
    2. Em relação a mercados, a região deixa a desejar embora possa encontrar algumas mercearias ou sacolões pequenos, além de um mini mercado lá. Mas mercados grandes só em Itaguaí ou Zona Oeste do Rio. Neste caso, digo que viver no Centro de Itaguaí ou arredores tem mais estrutura embora Itacuruçá seja mais tranquilo e sossegado

      Excluir
  20. Oi, Rodrigo! Morar no Sahy é uma boa? Eu li seu comentário sobre enchentes e deslizamentos. No Sahy é tranquilo? Como está a questão de criminalidade? Acha que já está igual ao Rio ou aí da é mais calmo? Tenho 2 meninos, 12 e 8 anos. Consigo escola de qualidade? Na saúde, como é a oferta de atendimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. O Sahy é ótimo. Só não aconselho aqueles condomínios perto da linha do trem. Os que ficam do lado oposto, mais precisamente do lado direito da Rio-Santos no sentido Angra, são melhores e têm um pequeno comércio ali dentro.

      Excluir