Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

A diabólica "teologia" do deputado Marco Feliciano


Recentemente, o deputado e pastor Marco Antônio Feliciano (PSC-SP) envolveu-se numa polêmica que mostrou de vez ao público esclarecido quem ele realmente é. Depois que o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) ofendeu a Preta Gil numa entrevista, na qual mostrou inequivocamente os seus sentimentos de racismo e de homofobia, Marco Feliciano disse no Twitter que os africanos seriam "descendentes amaldiçoados de Noé".

Quando tomei conhecimento do que o parlamentar falou, fiquei perplexo em verificar que, em pleno século XXI ainda existem pessoas que propagam algo tão absurdo, preconceituoso e desconexo com as Escrituras. Ainda mais tratando-se de um pastor, eleito deputado federal com cerca de 211 mil votos e que comanda um instituto teológico.

O que disse o deputado Marco Feliciano não significou nada novo debaixo do sol, pois trata-se de uma visão teológica bem ultrapassada e que parecia ter caído em desuso há muito tempo. No entanto, foram mesmo os cristãos quem inventaram tal perversão. Sabe-se que a Igreja dos séculos XV a XIX, subserviente aos interesses colonialistas das nações europeias, foi capaz de abrigar umas das mais satânicas "teologias" - a de que os negros seriam descendentes de Cam e que, por causa da maldição de Noé (Gn 9.25-27), eles deveriam ser escravos nas colônias europeias.

De acordo com o texto bíblico, eis que Noé, após o Dilúvio, teria cultivado uvas e, após embriagar-se com o vinho, ficou despido em sua tenda. Então, seu filho Cam, ao saber da nudez do pai, resolveu noticiar o fato a seus dois outros irmãos, Sem e Jafé. Estes, cobrindo seus rostos com uma capa afim de não verem a nudez do pai, vestiram-no andando de costas. Ao despertar-se do estado de embriaguez, Noé amaldiçoou a Canaã, filho de Cam, abençoando a Sem e a Jafé. Canaã seria escravo de Sem:

"Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo."

Tal profecia, dita pelo ancestral comum de todos os povos que sobreviveram ao Dilúvio, foi o primeiro anúncio de que a posse da terra dos cananeus viria a pertencer aos hebreus, os quais eram descendentes de Sem. E, como se pode observar pela narrativa da Torah, foram os israelitas quem conquistaram a terra prometida a Abraão, o que confirmou a predição de Noé.

Entretanto, conforme Marco Feliciano respondeu à Revista Veja em sua infeliz entrevista, a maldição parece ser aplicada aos negros e ao continente africano, ignorando o sentido profético das palavras bíblicas sobre a herança dos israelitas:


"De Cão, veio (sic) Canaan e outros filhos que povoaram a Etiópia, ou o continente africano. Por isso sobre a África sempre repousam fome, tristeza e guerra de etnias. Alguns facínoras foram levantados lá, como Idi Amim, Jonas Savimbi, além do vírus Ebola, da Aids. O peso da maldição permanece (...) Mas nós também recebemos o gene africano. Por isso, alguns lugares do Brasil são muito pesados. Todas as cidades, especialmente as de beira-mar, que tiveram entrada de escravos." (extraído de http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/deputado-maldicao-africana-tambem-chegou-ao-brasil) - o destaque é meu


Ora, verdade seja dita que não existe maldição nenhuma sobre a África, exceto o repugnante preconceito racial que o mundo europeu e cristão articulou contra aquele continente afim de justificar a exploração de seus povos. Logo, toda esta teologia de botequim trata-se de um preconceito que até nos dias de hoje é alimentado pelos ignorantes e pilantras. Algo que deve receber total repúdio da nação brasileira e de suas instituições, inclusive das igrejas.

Sinceramente, acho que a nação brasileira não pode passar a mão na cabeça desses dois deputados que, lamentavelmente, foram eleitos. As palavras de Marco Feliciano e de Jair Bonsonaro foram altamente preconceituosas e incompatíveis com o Estado Democrático de Direito em que vivemos. Ao dizer que, "nós também recebemos o gene africano", Marco Feliciano fez uma explícia referência ao negros como sendo portadores de uma maldição, o que teve clara conotação depreciativa de racismo e, portanto, enseja a perda do seu mandato bem como a instauração de processo criminal.

Meu desejo é que os crentes evangélicos acordem o quanto é tempo e vejam quem são os lobos que andam se aproveitando da ingenuidade alheia. E isto vale não só para os evangélicos como para todo o povo brasileiro.


OBS: A imagem acima foi extraída do site do próprio Deputado Marco Feliciano em http://www.marcofeliciano.com.br/site/?page=materia&MA_ID_MOD=1168

16 comentários:

  1. Em um pais sério esse homem superpreconceituoso já estaria cassado.

    A máxima de Sartre "O Inferno são os Outros" cai muito bem nos adeptos da seita fanática perversa, denominada Neopentencostalismo.

    ResponderExcluir
  2. ERRATA:

    Onde está escrito Neopentencostalismo, LEIA -SE:
    Neopentecostalismo

    ResponderExcluir
  3. O deputado parece que já alimentaeste tipo de preconceito há bastante tempo. Anos atrás, quando ele veio a Nova Friburgo, vi um bando de evangélicos doidos para ver o Marco Feliciano pregar sobre "avivamento". Se não me engano, tinha até que pagar uns R$ 10,00 ou R$ 15,00 de ingresso para ir lá. Diziam que o cara é "homem de Deus", "ungido" e "cheio do poder". Ou seja, só faltavam idolatrar o sujeito e colocá-lo no lugar de Deus.

    Mas no fundo é isto que as heresias do neopentecostalismo fazem. No filme "Mundos Paralelos – O Executivo e o Bruxo", uma das piores produções do cinema nacional onde o deputado aparece, nota-se uma evidente substituição de Deus pela igreja. Como se procurando a denominação tal todos os problemas imediatos da pessoa fossem ser resolvidos, sendo muito mal trabalhado o significado de alguém entregar sua vida para Jesus.

    ResponderExcluir
  4. É triste ver comentários tão imbrógrio deste intinerante. Muitos se espelharam nele na infância e agora estão decepcionados, por saber que não era aquilo que eles achavam.

    Por isso dou crédito a poesia de Neimar de Barros com o título ao "Deus Negro".

    A cabana é um exemplo típico que esta teologia preconceituosa é ultrapassada.

    Onde Deus é uma mulher negra dona de casa. Aqui em sorocaba, ele vinha direto para receber algumas gorjetas... se posso chamar assim.

    Vou parar por aqui... Ele não merece o meu tempo.

    Abraços Amigo Rodrigo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, mano Hubner. Ele mesmo disse na entrevista que o episódio está lhe trazendo tipo um ganho de popularidade. E eu cheguei a pensar se valeria a pena ou não escrever sobre o caso, mas cheguei à conclusão que sim porque no meio evangélico e fora dele ainda tem muita gente que segue este charlatão e vive debaixo da ignorância das "teologias" de boteco.

    Mas se o Marco fez isto de caso pensado, com a finalidade de sair do "baixo clero" no Congresso Nacional (termo utilizado para os parlamentares que não aparecem nas principais cenas políticas), eu espero que tal atitude torne-se uma bendita queimação de filme para o sujeito. Aliás, acho que temos todo o direito, ou o dever, de orarmos com imprecações para que os projetos deste sujeito sejam frustrados porque não são obras da luz e sim das trevas.

    Se o Marco Feliciano não fosse deputado, mas apenas um "pastor" evangélico, talvez eu não gastaria tanto tempo assim. Só que, como se trata de um parlamentar eleito para representar o povo brasileiro, igual ao seu colega do PP do Rio de Janeiro, quero vê-los cair do cargo que ocupam. Até mesmo porque, segundo a Constituição, o poder pertence ao povo e temos total legitimidade de requerermos a exclusão dos políticos praticantes da ilegalidade ou do contrário este país não vai mudar.

    Abraços e participe sempre.

    ResponderExcluir
  6. rodrigo, você está certo quanto a essa teologia da maldição africana estar totalmente ultrapassada. nenhum teólogo sério, mesmo conservador, defende mais isso. mas como o dito cujo não é teólogo e nem sério...imagino como deve ser bom o seminário que ele dirige...

    por outro lado, rodrigo, eu concordo com os biblistas que veem alí no relato da benção de noé um mito etiológico. mas o feliciano não deve saber o que são mitos etiológicos.

    o significado dos nomes dos filhos de noé, simbolicamente, também nos dizem muita coisa, escrevi sobre isso há um tempo na confraria.

    ah, o levi respondeu à sua pergunta lá no caminhos, como você ainda não foi lá conferí-la, vou colar aqui para te ajudar:

    "Na minha caminhada de errante, passei por essa fase de crer numa criatura exterior personificadora do mal, durante um longo período. Mas hoje, estou aprendendo muito mais com o olhar não para fora, mas para dentro de mim, tendo para isso que traduzir as figuras simbólicas bíblicas como metáforas dos meus afetos profundos e ambivalentes. Entendo perfeitamente, e faço minhas as palavras poéticas de Olavo Bilac, quando disse em um dos seus inspirados versos:

    “E no perpétuo ideal que me devora/ Residem juntamente no meu peito/ Um demônio que ruge e um Deus que chora”

    abraços"

    a resposta dele já daria uma boa postagem...rs

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Edu. Estou curioso para saber qual é o instituto teológico que o parlamentar comanda?

    Sobre a resposta dada pelo Levi em seu blogue, pelo que se vê ela também instiga mais perguntas até. E eu suponho que ele deve ter seu jeito especial de relacionar-se com o Deus Eterno. Aliás, tenho entendido-o melhor ultimamente.

    ResponderExcluir
  8. A culpa não é dos Marcão, mas do próprio endeusamento da bíblia e ele esta coerente com a bíblia, errada é bíblia ou a visão de que seja inspirada não um livro religiosos inspirativo como de fato ´[e e pois deus ate agora nunca falou nada, temos alguma prova disso? mas apenas homens disseram em nome de Deus como hoje todo “grande homem” de deus fala em nome de deus . provém biblicamente que o Marcos Salafrario Feliciano esta errado, não digo privem com argumentos racionais, pois que ele e a bíblia e tudo o mais esta errado isso é fácil provar agora quero que provem biblicamente que a leitura do marcos esta incoerente com a bíblia, provem, provem...

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo,

    Voce tem Razao, temos que divulgar para q o povo abra os olhos... termino por aqui...

    Viu, so pra lhe informar: Na confraria, voce e o Proximo a postar, nao esqueça... E pra ontem!

    Abracos fraternais

    ResponderExcluir
  10. o gresder tocou numa ponto nevrálgico...ele pode ter razão. o autor do texto bíblico quis mesmo com a história da benção, demonstrar a origem dos povos a partir dos três filhos de noé, inclusive, claro, puxando a brasa para sua sardinha, dizer que os semitas, de onde veem os judeus, são descendentes de sem.

    sem(shêm, em hebraico) é um nome relacionado com o céu, com as coisas sublimes, nobres, elevadas e superiores.

    da mesma raíz de shêm, temos em hebraico:

    shamáim - céu
    shêmesh - sol, sentinela no alto da muralha
    shem - monumento, fama, glória,
    shemá - celebridade, renome, glória

    já cam, cujas raízes remontam ao egito, traz as seguintes ideias:

    terra quente - ou seja, o egito; pele escura, negro, homem queimado de sol. calor, trabalho...


    (fonte: rômulo candido de souza. palavra, parábola. ed santuário)

    logo, gresder, o texto bíblico é um mito etiológico(que procura demonstrar a origem de povos); a benção e a maldição nas falas de noé apenas reflete o próprio contexto social e político da época em que foi escrito.

    mas o feliciano não sabe disso e então, repete uma sentença que fazia sentido para o povo de israel por ocasião da escrita do texto mas que não tem mais nada haver com nossa compreensão antropológica atual.

    ResponderExcluir
  11. vou postar lá no caminhos da teologia um texto sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal,

    Continuem debatendo livremente. Estou gostando da discussão, mas, infelizmente, hoje não dá para acompanhar. MINHA ESPOSA SUBMETEU-SE A UMA CIRURGIA e quero dedicar-me mais a ela e às coisas mais urgentes.

    Quanto ao convite para que eu escreva no blogue da Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola, peço ao Hubner e demais moderadores do site que passem a minha vez a outro colaborador e, se Deus permitir, em 4 ou 8 dias, publico uma nova postagem por lá.

    Peço também que orem e intercedam pela saúde de Núbia. Felizmente a operação foi bem sucedida, mas ela ainda tem se queixado de dores. Nesta noite ela permanece alojada no hospital com previsão de alta para amanhã, se Deus quiser.

    Inclusive, pretendo retornar para lá pois passei em casa mesmo para fazer pagamentos e levar os remédios controlados dela.

    Lamento hoje não poder contribuir para od ebate e para a Confraria como gostaria.

    Grande abraço e retornem aqui sempre que desejarem.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    Felizmente minha esposa já está em casa e se recuperando. Graças a Deus!


    GRESDER,

    A Bíblia não está errada e a teologia exposta pelo deputado procede de um pensamento enganoso.

    O texto de Gênesis 9.20-27 está lá e diz que Noé amaldiçoou mesmo Canaã dizando que ele seria escravo de Sem.

    Pois bem, em momento algum o texto fala que os negros seriam escravos dos brancos. Muito menos que a maldição tenha caído sobre os negros.

    Porém, o que percebo é que a profecia cumpriu-se quando os hebreus israelistas, descendentes de Sem, tomaram a terra dos povos cananeus, conforme muito bem nos relata o livro de Josué. Logo, quando Noé disse que Canaã seria escravo de Sem, isto significou que o território cananeu iria ser conquistado.

    Observe, pois, que as bençãos patriarcais são dadas para os descendentes, conforme ocorre com Isaque, onde foi chamada a descendência de Abraão. Como foi com Jacó que subtraiu a benção de Esaú fazendo-se passar pelo irmão mais velho que era todo peludo. E também com relação aos filhos de Jacó e aos filhos de José.

    Quando Noé disse aquelas palavras, ninguém tornou-se escravo de imediato. Todos eles (ou seus descendentes) foram se distribuindo pelas terras como mostra o capítulo 10.

    No entanto, quando foi na época da colonização, os dominadores europeus resolveram justificar a utilização da mão-de-obra escrava através de uma relação entre Cam e os negros

    Concordo plenamente quando o EDU diz que "a benção e a maldição nas falas de noé apenas reflete o próprio contexto social e político da época em que foi escrito". E, de fato, Noé apenas relacionou a "escravidão" com canaã, sendo que tal palavra me parece mais uma metáfora na linguagem dos patriarcas, como expus acima.

    Não descarto a possibilidade de que Cam possam trazer as ideias de "terra quente - ou seja, o egito; pele escura, negro, homem queimado de sol. calor, trabalho". Porém, isto não significa que houvesse referência aos negros. Até porque a maldição profética não recaiu sobre Cam, mas sobre Canaã.

    ResponderExcluir
  14. HUBNER,

    Já estou com um novo texto rascunhado, o qual comecei a redigir no último dia em que minha esposa esteve no hospital. Isto é, ontem pela manhã. Sendo assim, penso que já poderei ser o próximo a postar lá no blogue da Confraria.

    ResponderExcluir
  15. EDU,

    Quando tiver publicado seu texto, compartilhe aqui o link para que as pessoas possam ler o artigo.

    A TODOS,

    Um abraço e participem livremente.

    ResponderExcluir
  16. VC O ADMINISTRADOR DESSE BLOG DEVE SER UM PADRE BAITOLA OU QUALQUER OUTRO TIPO DE PESSOA, NÃO TO DIZENDO QUE ISSO QUE VC DISSE ACIMA É MENTIRA, MAS CONCERTEZA VC JA NÃO GOSTAVA DO PR MARCO FELICIANO.

    ResponderExcluir