Páginas

domingo, 1 de abril de 2018

O fim da breve dieta de um ariano



Nunca segui os horóscopos. Aliás, sou cético demais para acreditar nisso. Porém, como essa tradição herdada lá da antiga Mesopotâmia faz parte da nossa cultura até os dias hoje, havendo até faculdades de Astrologia, fica complicado alguém desconhecer qual é o seu signo. 

No meu caso, sou considerado um "ariano" pois nasci no dia 12/04. Cuida-se do primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Peixes e Touro, sendo, pois, associado à constelação que leva o seu nome. Seu símbolo é um carneiro e alcança os nascidos entre 21 de março e 20 de abril.

Pois bem. Como sabemos, é comum as pessoas iniciarem suas respectivas dietas logo no começo de janeiro, após as extravagâncias cometidas entre o natal e o Reveillon. Graças ao clima quente que costuma fazer no tórrido verão carioca, pode-se dizer que a época ajuda bastante no cultivo de novos hábitos que, por sua vez, auxiliarão na perda de peso.

Uma vez iniciada a dieta lá pelos dias 02 ou 03 de janeiro, o brasileiro razoavelmente persistente consegue mantê-la até à chegada do frio por pelo menos uns quatro meses, havendo apenas algumas interrupções em que as pessoas "metem o pé na jaca", como se diz por aqui. Uma delas seria no Carnaval, porém o ato de sambar contribui para queimar as colorias compensando os excessos de churrasco e de bebida. Já a outra época desfavorável corresponde à Semana Santa, mais precisamente ao Domingo de Páscoa devido ao habitual consumo dos ovos de chocolate.

Todavia, tudo se complica para um ariano quando chega o mês de abril. Pois além dos deliciosos ovos de chocolate deixados pelo coelhinho, temos também a comemoração dos nossos aniversários de modo que sempre ingerimos umas fatias de bolo e provamos uns outros doces mais.

No meu caso então, além da Páscoa e do meu natalício, tenho ainda os aniversários de minha mãe Myrian, nascida em 04/04 e da esposa Núbia que todos os anos completa a sua translação ao redor do Sol em 26/04. Ela é uma "toura" no zodíaco, porém nasceu no mesmo mês que eu cuja data cai no calendário exatamente duas semanas depois, coincidindo com o mesmo dia da semana.

Para adocicar ainda mais a situação, eis que a minha mulher resolveu fazer uns cursos sobre ovos de chocolate e bombom. Conforme a mesma expôs dia 25/02 em seu blogue (clique AQUI para ler), Núbia teve então a primeira aula sobre ovo de Páscoa de colher:

"Aprendemos a fazer o ovo, alguns truques para conservar o chocolate e vários recheios. Desde o mais barato até os mais caros e requintados. Dos ovos que fizemos, o que achei mais fofinho foi o meu. E também os que foram feitos pelas garotas que era igual ao meu. (rsrsrs) O nosso ovo era de Nutella e chocolate branco, enfeitado com confetes mais um coelhinho com sabor limão (feito também por mim). Meu marido e minha irmã Sandra adoraram!"

Nesta Páscoa de 2018, estou tendo a oportunidade de degustar os ovos recheados feitos por minha esposa que são a mais pura tentação. O doce ficou uma loucura! Desde a madrugada de sábado para domingo até agora já comi dois desses ovos enfeitados com confete.


Amanhã vou ver se fecho a boca e me seguro até o próximo final de semana quando pretendo estar visitando minha mãe em Brasília e lá celebrar o aniversário com antecipação. Porém, quando retornar da viagem, acabarei rememorando na outra quinta-feita visto que, desta vez, Núbia não irá me acompanhar no passeio. Logo, haverá um parabéns extra.

Apesar de estar chegando aos 42 anos com menos de 90 quilos e não ser considerado gordo, tendo em vista que tenho 1 metro e 90 centímetros, sinto que preciso me cuidar. Estando há quase dois anos em atividades sedentárias, meu peso subiu de menos de 76 kg em julho/2016 para uns 88 kg atualmente sem haver exagerado nos doces. Simplesmente meu erro está sendo em manter os dois pratos cheios que devoro no almoço sem estar fazendo exercícios regulares como antes em que chegava a caminhar quase diariamente uns 4 a 6 quilômetros na praia.

Com a chegada do frio, outras guloseimas virão. Daqui uns dois meses e meio, começarão as festas juninas e, juntamente, teremos as barracas na praça vendendo bolinho de milho, maçã do amor, canjica, cocada (as daqui de Muriqui são deliciosas), pé de moleque, cuscuz, paçoca e muito mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário