Páginas

domingo, 5 de julho de 2015

Em memória de um grande herói




Vi há pouco no comecinho do Fantástico a interessante reportagem sobre um grande homem, falecido dia 01º deste mês, aos 106 anos, que salvou 669 crianças judias na época da 2ª Guerra, tendo se mantido por uns 50 anos no anonimato. Trata-se do britânico Nicholas George Winton. Ele organizou o resgate dos menores na antiga Checoslováquia, antes das suas deportações campos de concentração nazistas, livrando-as da morte certa em 1939.

O que acho bem interessante é que, durante cinco décadas, Nicholas não revelou esse trabalho humanitário para ninguém! Sua história só foi a público quando a esposa, Greta, descobriu no sótão da casa uma pasta que continha a lista das crianças salvas e cartas para os pais delas.

No ano de 1988, a rede britânica BBC surpreendeu Winton ao reunir alguns sobreviventes do Holocausto resgatados por ele. O encontro foi emocionante e arrancou lágrimas do próprio Nicholas. Confira o momento em que ele descobre a surpresa:



Que as gerações do presente possam mirar-se no seu exemplo de bondade e de coragem!


OBS: A imagem acima refere-se a Sir Nicholas Winton, em outubro de 2014 (Foto: Michal Cizek/AFP

2 comentários:

  1. Figura extraordinária! Um exemplo de como pesseoas simples podem se tornar verdadeiros HEROIS!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Gabriel. Agindo com simplicidade e modéstia ele salvou todas aquelas crianças do holocausto nazista, fazendo mais do que muitos poderosos da época, os quais foram indiferentes a esse repugnante extermínio, sendo que somente a Inglaterra e a Suécia foram capazes de se abrir para receberem os refugiados da guerra.

      Contudo, não foram os monarcas da Inglaterra e da Suécia que viajaram até à Checoslováquia para, corajosamente, prestar ajuda. Aliás, o governo Britânico requisitava pagamento prévio em dinheiro como garantia para aprovar a entrada dos refugiados europeus perseguidos pelo nazismo...

      Saindo da sua zona de conforto, Winton deixou de gozar suas férias esquiando na Suíça, no final do ano de 1938, e viu que havia mais sentido ir até Praga e colaborar com seu amigo Martin Blake naquela causa humanitária. Porém, todo o seu esforço valeu a pena! Entre as crianças resgatadas estava Karel Reisz, que se tornaria uma famosa cineasta, autora do premiado filme The French Lieutenant's Woman. Aliás, acredita-se que hoje em dia existam mais de 5.000 crianças descendentes daquelas que Winton salvou.

      Acredito, amigo, que pequenos gestos feitos hoje por nós poderão dar numerosos frutos amanhã.

      Que não percamos as esperanças e nem desanimemos.

      Um abraço.

      Excluir