Páginas

domingo, 16 de outubro de 2011

Um breve passeio no “Céu”


Um homem, ao infartar prematuramente aos 51 anos, foi encontrar-se com Deus. Depois de ter passado por um túnel de luz, situou-se numa estação de trem em que pessoas embarcavam e desembarcavam. Foi aí que ouviu uma voz por detrás dele dizendo:

- José, José!

Assustado, ele olhou para todas as direções procurando quem lhe chamara e respondeu:

- É comigo?

- Não. É com o José Sarney. Seja bem vindo à estação celestial!

- Quem é você? Onde estou? Por acaso morri, não? Considerando esta hipótese, isto significa que você seja Deus. E, sendo assim, eis-me aqui, Senhor.

- José, José! Você chegou rápido demais aqui e não aproveitou direito a vida que lhe concedi. O que aconteceu contigo, filho?

- Senhor, eu passei anos esperando por este momento sagrado. Ingressei num seminário católico, não aguentei aquela vida de padre, saí de lá, casei-me, tornei-me membro de uma igreja evangélica, passei a fazer orações todos os dias, li sempre a Bíblia, falei de Jesus pra milhares de pessoas incrédulas e agora, ao chegar no céu, o Senhor nem ao menos me recebe de braços abertos com a recompensa que tanto aguardava e ainda vem chamar-me a atenção.

- José, José! Deixa de infantilismo, cara! Não existe nenhuma recompensa póstuma. Comigo não tem barganhas! Eu te proporcionei uma vida potencialmente maravilhosa para você aprender a aproveitá-la, mas pelo que vejo acabou desperdiçando as oportunidades que teve.

- Mas o Senhor não acha que eu aproveitei? E as minhas orações, frequências assíduas aos cultos dominicais e incansáveis leituras devocionais da Bíblia? Nada disto tem valor para o Senhor?

- José, José! Você chama aquelas ladainhas de oração feita? Você apenas trocou as vãs repetições das missas católicas por palavras mecanicamente pronunciadas pelos invangélicos. Só agora está orando de verdade, mas isto todos aqui já fazem naturalmente sem precisar da fé.

- Puxa vida, Deus! Será que me enganei? Qual será a sua religião? Por acaso o Senhor é espírita?

- Eu sou o Espírito da Vida, mas espírita não.

- Já sei. O Senhor é o Deus de Israel?

- Sim. Os israelitas são meus filhos assim como os árabes e brasileiros.

- Então o Senhor é judeu?

- Claro que não! Pode um extraterrestre ser judeu, italiano, brasileiro ou alemão sem antes se naturalizar? Só é judeu quem nasceu de mãe judia e você como fez Teologia deveria lembrar-se disso.

- Por acaso o Senhor não é muçulmano, né? Pois, caso seja, já sei que tô ferrado porque os teus anjos vão querer me jogar na tal da Geena porque nunca acreditei no teu profeta Maomé. De qualquer modo, como sei que o Alá é "clemente e misericordioso"...

- José, José. Para com isto. E antes que você fique testando a minha paciência igual a Abraão quando intercedeu por Sodoma, vou logo ao assunto e adianto que não vou te jogar no inferno. Acrescento também que não sou budista, nem hindu, nem xintoísta, nem cristão, nem esotérico, nem agnóstico, nem umbandista, candomblecista, marxista ou agnóstico. Digamos que do meu ponto de vista exclusivo eu seja ateu porque não faz sentido eu adorar a mim mesmo.

- Caramba, Deus! Nunca imaginei que o Senhor fosse um cara tão simpático, acessível e bem humorado. Passei a minha vida toda em função de igrejas e nunca aprendi a dialogar contigo. Recitava os salmos constantemente e me faltava a mesma espontaneidade do rei Davi. Bem que eu precisava ter lido o livro A Cabana.

- E você também não aprendeu a viver, José? O que houve de errado contigo, filho?

- Eu até que tentei aproveitar a vida, Senhor. Recordo muito bem de quando fiz aquela viagem de retiro espiritual para Foz do Iguaçu aos meus 34 anos. Foi em fevereiro de 1994. O Senhor não me viu lá?

- Sim. E o que você achou das cataratas?

- Não me lembro.

- Na verdade você nem foi no parque nacional embora adorasse pregar na igreja sobre o Sermão da Montanha e ainda escreveu um artigo no seu blogue com o título “Olhai para os lírios do campo”...

- O Senhor tem razão. Minha esposa e meu filho foi que visitaram o local e tiraram até fotos de um bando de pássaros no lado argentino. Naquele dia eu achei que não deveria sair do hotel que a igreja alugou porque era dia de Carnaval. Fiquei pensando no que as pessoas pensariam de mim se me ausentasse das atividades do dia porque na certa algum irmãozinho iria fofocar que eu caí no samba e enchi a cara de cachaça.

- Quanto tempo desperdiçado, não José? Você se meteu num seminário, tomou a decisão certa em sair da gaiola e romper com aquele voto ridículo de castidade, casou-se com uma mulher bem virtuosa, mas depois nem satisfazia direito a pobre da dona Tereza.

- Senhor, não me julgue deste jeito pois eu até que cumpria direitinho com o meu dever conjugal. Pelo menos umas três vezes na semana eu comparecia.

- Você quer dizer que transava com ela! Eu estou perguntando como que você a completava satisfazendo-a nos outros momentos do dia? Além de abandoná-la na maior parte do tempo, você nem permitiu que o seu filho Rafael desfrutasse da companhia do pai.

- Eu reconheço que errei, Senhor. Mal chegava do escritório e me trancava logo no quarto para terminar de trabalhar. Então acessava a internet e ainda desperdiçava horas metido naquele joguinho chamado Citiville.

- Foi uma pena que você nunca tenha participado numa reunião de pais na escola do Rafael. Viveu sempre trocando uma compulsão pela outra e fugindo de si mesmo. Eu até tentava lhe dizer algo no silêncio do seu coração, mas você não queria me ouvir embora lesse todos os dias a Bíblia e orasse pedindo respostas. Quando se sentia incomodado ligava logo a TV.

- Sinceramente, não posso negar que vacilei, Deus. Será que vou poder re-encarnar e voltar através de algum neto? Minha nora pretende engravidar do meu filho no próximo mês e eu poderia aproveitar para pegar logo aquele trenzinho ali.

- José, José. A Terra já está ficando muito cheia. Se eu deixar todo mundo que está aqui nascer novamente o planeta ficará mais insustentável do que já está. Ainda mais nessas irresponsáveis sociedades de consumo como são o Brasil e os Estados Unidos. Além do mais, para nascer a pessoa precisa ganhar aquela corridinha que você vai assistir daqui a pouco. Geralmente, dentre os humanos, é só o primeiro colocado. Às vezes eu permito que o segundo, o terceiro e até o quarto subam no pódio. Outro dia deixei ganhar uns sete e você nem ao menos assistiu no Fantástico.

- Não sei do que o Senhor está falando, Deus. E quando será esta corrida?

- Deus fez um buraco nas nuvens e mostrou um casal no Oriente Médio indo pra cama nupcial. Depois fechou rapidamente.

- Entendeu agora, José?

- Senhor, por favor deixe eu participar daquela corrida. Quero uma segunda chance!

- José, José. Por acaso você não sabia decorado aquele versículo 27 do capítulo 9 da epístola aos Hebreus que tanto usava para tentar convencer os espíritas a se tornarem da sua religião? O que vem mesmo após a morte?

- O juízo.

- Isto mesmo.

- E quando que será o meu julgamento, Senhor? Você me disse há pouco que não me mandará para o inferno. Tô confiando nas suas palavras?

- Só agora que você crê, José?! Seu bobo! O juízo já está acontecendo agora através deste nosso papo informal. Logo depois daquele rio você logo vai poder encontrar seus pais e lhes dizer todas as palavras reprimidas que deixou de falar quando eles ainda estavam vivos. Se bem que agora eles já estão sabendo de tudo e têm consciência das coisas boas e más que fizeram a você.

- E o papai me perdoou por nós termos deixado de nos falar até a sua morte?

- Se ele te perdoou? Mas é claro que sim. Aqui estas coisas já não fazem o mínimo sentido. Ele só lamentou como você o fato de não ter te procurado antes para dizer o quanto te amava.

Uma lágrima rolou do rosto de José e, naquele mesmo instante começou a corrida. Todos ficaram assistindo a competição emudecidos. Deus então fez um sinal para o anjo Gabriel e o chamou até ele.

- Gabriel, venha cá. Preciso de falar uma coisa.

- Pois não, Senhor. Eis-me aqui.

- Está vendo aquela menina de cabelos ruivos?Quero mandá-la para a Síria. Ela será a primeira presidenta dos países árabes e o seu toque feminino ajudará Israel e a Palestina a encontrarem a tão desejada paz. Já aquele menino de olhos verdes que está construindo cogumelos atômicos com os pedacinhos de nuvens, infelizmente terei que deixá-lo nascer. Ele vai fazer muito mal à humanidade, porém diversas pessoas encontrarão a oportunidade de se aperfeiçoarem interiormente.

Depois disto, José prendeu a sua atenção no final da corrida e assistiu a menina ruiva saindo vitoriosa e, após receber a medalha no pódio, foi colocada pelos anjos na ordem da fila do trem junto com outras crianças. Olhou em seguida para o lado e observou Deus contando um segredo para o anjo Gabriel, tendo o Poderoso piscado seus olhos para ele e sorrido. Então José e Deus tornaram a se falar.

- José, José. Como pôde perceber ainda temos muitos assuntos para conversar e boa parte desta conversa poderia ter sido resolvida enquanto você ainda estava na Terra. E acho que vou precisar deixar o resto do nosso diálogo para outras oportunidades.

- Por acaso o Senhor está ocupado no momento?

Deus nada respondeu desta vez, exceto com um sorriso. José voltou a falar:

- Senhor, aquele garotinho de cabelo crespo se parece com o meu sobrinho.

- Parece, mas ele é o teu futuro neto Francisco. É que você chegou aqui muito cedo. Não gostava de ir ao médico, enchia-se de hambúrgueres todos os dias, deixava de praticar esportes e acabou infartando.

- Senhor, se eu pudesse voltar... Sei que tenho muita coisa para conversar com o papai e com a mamãe, porém eu prefiro voltar para casa e resolver algumas coisas que ficaram pendentes lá na Terra. Do contrário, como vou lidar com o meu carma?

Deus fez outro buraco nas nuvens e disse:

- José, José. Carma é uma invenção humana para tentar inutilmente expiar a culpa. Agora você está vendo o seu corpo estendido no leito do hospital?

- Sim, Senhor. Sou eu mesmo. E aqueles lá parecem ser os médicos e enfermeiros tentando me reanimar com aqueles aparelhos.

- Bem, se deixarmos você voltar, ficará ainda um bom tempo de cama com sonda na uretra e dependendo dos outros até recuperar todos os seus movimentos. Para piorar as coisas, o INSS pretende entrar de greve daqui uns dois dias e a sua esposa vai demorar para conseguir o auxílio-doença. É isto que você quer?

José ficou pensativo e se calou. Enquanto isto, o agitado garotinho de olhos verdes venceu a corrida e foi para o final da fila do trem, tendo logo puxado o cabelo da menina ruiva à sua frente ameaçando-a. Um anjo lhe chamou a atenção para que não agredisse a coleguinha e o moleque fez uma abusada careta chutando-lhe uma das canelas.

O órgão tocou e os anjos e as crianças cantaram um hino de despedida. Sem desrespeitar a ordem, as crianças começaram a entrar no trem uma a uma. Aproveitando que todos estavam com as suas atenções voltadas para as provocações que o garoto malvado fazia contra o anjo, saindo a todo instante da fila e correndo pela estação, José embarcou no seu lugar e fechou a porta do vagão. O trem apitou e o anjo maquinista deu sua mensagem de instrução aos passageiros pelo microfone:

- Senhores passageiros com destino ao planeta Terra! Aqui quem fala é o arcanjo Miguel. Eu serei o maquinista deste trem. Todos vocês devem me obedecer. Acomodem-se em seus lugares, apertem os cintos de segurança. Tenham todos uma boa viagem.

O trem começou a andar vagarosamente. José mal conseguia sentar-se naquelas poltronas confeccionadas para o público infantil porque estava gordo demais. As crianças que ficaram na estação davam adeus às que embarcavam. Deus e Gabriel sorriam um para o outro como se soubessem o que tinha acontecido. Já o menino de olhos verdes fazia bolinhas de algodão com as nuvens para jogar no trem com um estilingue.

Quando o trem já estava distanciando em alguns metros da estação, Gabriel passou galopando montado em um cavalo voador e, tendo acompanhado a locomotiva, comunicou-se com o anjo maquinista. Depois disto, tomou outra direção e p trem acelerou tornando-se uma bola luminosa.

Não demorou muito para que dois dos auxiliares do anjo maquinista entrassem no vagão das crianças onde estava José e fossem atrás dele. José correu, mas foi inútil tentar fugir dos anjos e um deles, segurando-o pela gola da camisa, dirigiu-lhe estas palavras:

- Seu maluco, agora vamos ter que atirá-lo pela janela!

- Ei, não posso seguir com vocês até o ponto final deste trem?

- Claro que não! Além do mais esta viagem costuma demorar uns nove meses e não temos autorização para conduzir outro tipo de passageiros além das crianças.

- Não dá nem para abrir uma exceção, amigo? Prometo que volto com vocês para a estação celestial.

- Não pode, José. O trem ainda vai ficar um tempinho parado no seu planeta e as leis do Criador do Universo são bem rígidas para que não deixemos nenhuma alma penada vagando pelo mundo físico.

- Mas assim não é justo! Quero uma audiência com o anjo maquinista!

- Ele não vai te atender, José. São as normas de Deus! Agoira se prepare que vamos jogá-lo pela janela.

José lembrou-se de orar e, quando começou a falar com Deus em seu coração, o celular do anjo tocou.

- Alô! Pois não, Senhor. Quer falar com ele?

- Quem é? - perguntou José.

- É Deus. Fale diretamente com o Senhor. Afinal, você não orou pra reclamar com Ele?

José pegou o telefone:

- José, José!

- Meu Senhor, sei que tentei dar uma de esperto e resolvi embarcar no trem por minha conta. Por favor me perdoe e me deixe re-encarnar junto com estas crianças.

- José, José. Você pensa que me podia me passar para trás, né? Pois eu já sabia o que se passava na sua cabecinha e até mesmo inspirei você para que ousadamente tomasse o lugar daquela pestinha. Infelizmente não vou deixar você nascer de novo no sentido literal do termo. Vou te ressuscitar igual Elias fez com o filho da viúva.

- Vai ser no meu velório, durante o enterro ou depois como na ocasião em que Jesus chamou Lázaro para fora da tumba?

- Assim também é demais. Se eu exagerar muito agente acaba matando outros do coração e hoje em dia, com tantos recursos de mídia, vão acabar registrando o milagre e ninguém mais vai precisar ter fé para acreditar em mim. Prefiro que os médicos te reanimem com sucesso no hospital. Ficará em coma por mais uns dias e dentro de algumas semanas já estará bem melhor.

- Mas Senhor, será que eu vou ficar com sequelas?

- Algumas. O mais importante é que retornará para casa com a mente curada, filho.

- E ficarei sem poder andar?

- Só por pouco tempo.

- E vai dar para fazer sexo com a minha mulher?

- É claro!Só que daqui para frente você vai ter que melhorar na qualidade do seu desempenho sexual e comer menos porcarias. Seguindo uma dieta que a nutricionista te passará o seu sangue ficará com menos colesterol e aí a sua ferramenta funcionará até melhor. E, caso deseje acelerar o processo, pede pra Tereza acrescentar mais salsa na sua refeição. Nunca te disseram que a salsa afina o sangue?

- Boa dica, Deus! Vou contar pra ela que foi o Senhor quem mandou. Posso?

- Não só pode como deve! Mas agora se prepare! Quando o Gabriel passar montado no cavalo, você pula do trem e sobe na garupa dele. Até breve! Logo nos veremos.

- Tchau, Senhor! Fique com Deus, digo, fique bem.

- Eu estou sempre bem, José. Agora devolva o celular para o anjo por causa do lixo espacial e monte no cavalo voador do Gabriel. Carpe Diem!

José acordou dias depois na UTI ao lado de uma enfermeira e de um pesquisador da universidade sobre experiência quase-morte (EQM), o qual, após ter sido apresentado, indagou-lhe:

- Seu José, conta aí como são as coisas do outro lado? Viu algum túnel de luz? Chegou a conversar com alguém?

- Meu jovem, eu vi sim a luz e se contar cada detalhe vocês não vão acreditar. Porém, o que importa agora? Quero logo abraçar minha mulher, meu filho e minha nora. Depois desejo visitar o meu irmão com quem há anos deixei de manter contato e ver como anda os meus sobrinhos.

- Seu José, experiências como a do senhor são muito importantes para a ciência. Pois se as pessoas soubessem o que se passa do lado de lá, elas poderão dar um novo significado à existência delas aqui.

- Com todo o respeito, eu discordo de você, meu caro estudante universitário. Pois são experiências que devem continuar sendo subjetivas e daí a beleza entre as divergências e semelhanças de cada relato. Se o homem pudesse compor uma geografia do mundo além-túmulo, rapidamente teríamos a elaboração de doutrinas sobre a dimensão espiritual e aí muitos que se interessassem por estes estudos continuariam sem compreender o sentido da vida. Pois é o mistério que proporciona sabor à nossa existência, despertando em cada ser uma reverência pela Realidade na qual as nossas escolhas convivem harmonicamente com a vontade soberana da Inteligência Superior do Universo.

- Tudo bem, seu José. Tenho que respeitar a sua vontade. Vou deletar isto que o senhor acabou de me dizer.

- Não apague, meu jovem! Pois este é o significado da minha experiência. Aprendo que uma das melhores coisas da vida é aproveitar os bons momentos com a família e viver em paz com todo o Universo, evitando causar prejuízos ao próximo porque a Vida está em tudo. Aparece uma tarde dessas lá em casa depois que eu tiver alta e juntos nós tomaremos um delicioso café que só a Tereza sabe fazer. Agora, por gentileza, peça para a enfermeira chamar a minha esposa.

Depois desta experiência de quase ter “morrido”, José ainda viveu por mais quatro décadas. Tornou-se um trabalhador menos compulsivo e um religioso moderado. Deixou de lado os jogos eletrônicos do computador e começou a praticar esportes no tempo livre. Mudou radicalmente os hábitos alimentares e pediu para Tereza acrescentar salsa em sua comida seguindo as orientações divinas. Viu seus netos nascerem, crescerem e se formarem. Até chegou a segurar no colo uma bisneta de meses no mesmo ano em que uma mulher foi eleita para ocupar a Presidência de um importante país do Oriente Médio. E, ao assistir rapidamente a notícia no telejornal da manhã, José lembrou-se do seu diálogo com Deus na estação de trem celestial e expôs suas dúvidas em oração. Depois abraçou Tereza, mandou uma mensagem de texto pra Rafael dizendo que o amava, sentou solitariamente na varanda da casa e desencarnou.

Ao chegar no céu, foi recebido com muita festa pelos anjos do trem. Gabriel foi um dos primeiros a lhe dar as saudações:

- Seja bem vindo, José. Agora você veio para ficar, não?

- O quê? E você acha que vou querer passar dos 100 anos? Já cheguei nos 90 e isto já foi o suficiente. Vida de Matusalém não serve pra mim. Nem os 120 anos de Moisés...

Nesta hora, Deus se fez presente ao lado de José:

- José, José, meu filho. Fez uma boa viagem de volta?

- Sim, meu Senhor. Foi tudo muito mais tranquilo do que da primeira vez. A morte no tempo certo é uma passagem maravilhosa!

- Respondendo a perguntinha que me fez há pouco nesta manhã quando orou, realmente a presidente eleita na Síria era aquela garotinha de cabelo ruivo que você viu entrar naquele trem antes dela nascer.

- Mas como se a candidata que vi na TV tem cabelo preto?

- José, José. Você passou mais de 90 anos na Terra e até hoje não percebeu que as mulheres adoram pintar o cabelo?

O céu inteiro caiu na gargalhada. José riu também e continuou o seu diálogo com Deus.

- E me conta aí, Senhor. O que aconteceu com aquele menino briguento de olhos verdes que acabou não entrando no trem?

- Aquela malinha sem alça? Bem, eu o mandei para outro planeta. A Terra está melhorando e, no atual estágio evolutivo da civilização planetária, seria catastrófico seus descendentes terem um novo Hitler. Em breve, os filhos dos seus bisnetos estabelecerão o meu Reino lá. Isto talvez ocorra lá pelos meados do século 22, de acordo com a cronologia cristã que vocês adotam. Porém, graças aos esforços de sua geração e dos seus antepassados foi que o mundo caminhou até o presente momento em que as boas novas de Jesus encontram-se quase que assimiladas.

- Bendito sejas, Senhor!

- E graças a vocês também, vencedores! A transformação do planeta é a verdadeira recompensa de vocês. Já o repouso celestial é dado gratuitamente a todos os homens de quaisquer tribos, nações ou religiões. Inclusive para os que se consideravam “ateus”.

- E o papai e a mamãe? Onde eles estão?

- Logo ali no jardim. Na outra margem do rio. Vai lá falar com eles! Estão há muito tempo te aguardando.

- Mas Senhor, eu não teria que ser julgado primeiro segundo o texto de Hebreus 9,27?

- Para com isto, José! Quem aprendeu a avaliar a si mesmo não precisa passar por um julgamento. E como sabe, não mando ninguém para o inferno. São as próprias pessoas quem insistem em viver em suas ardentes chamas. Agora aproveite este pedaço do céu!

12 comentários:

  1. Não vou negar que o estilo do livro A Cabana inspirou-me a escrever este breve conto juntamente com as mitologias do imaginário religioso.

    Divirtam-se e sintam-se à votnade para comentar livremente, sabendo que tudo isto não deixa de ser um conto ficcional.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    Seu texto fala de muitas coisas, mas o que falou especialmente comigo foi sobre a urgência de aproveitarmos a oportunidade da vida, de viver forma mais comprometida, lembrando que um dia as fichas acabam. Deixamos para amar depois, perdoar depois, realizar depois, e se não houver depois?
    Interessante que apesar de textos bem diferentes, o texto do Donizete dessa semana, me passou essa mesma mensagem. Não sei se são os textos ou se sou eu rsrs...

    Essa idéia de inferno não geográfico (sem querer ser insistente) tb é presente no espiritismo. O inferno, é a chama da alma que se pune, se aflige por não se arrepender e não fazer a reforma interior. O homem vai para o inferno, ou está no inferno por sua própria consciência. O tribunal da consciência tb é uma noção presente no espiritismo.

    A pergunta que não quer calar: Salsa afina o sangue??rsrs...

    Um abraço. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mariane.

    O povo diz que salsa "afina" o sangue sim e, anos atrás, assisti uma matéria no Globo Repórter confirmando os benefícios para a saúde desta erva e de outras na culinária. Inclusive, uma das recomendações seria as pessoas misturarem salsa com sal.

    Realmente o inferno não-geográfico é defendido por vários grupos espíritas (não sou grande conhecedor da doutrina espírita). Porém, eu acredito que a ideia da salvação não significa tirarmos pessoas do inferno em razão da ideia agostiniana do "pecado original", mas sim tirarmos o inferno de dentro das pessoas. Ou levarmos a elas a mensagem da graça para que as mesmas não criem infernos existenciais para si e nem para os outros.

    Particularmente não demonizo os espíritas. Mesmo tendo críticas a respeito de diversos grupos kardecistas e umbandistas, bem como uma indisposição quanto à comunicação com os mortos porque sigo as recomendações da Torá a este respeito, respeito as experiências subjetivas. das pessoas. Sobretudo a EQM e relatos sobre despedidas em sonhos de parentes ou de pessoas próximas quando elas vêm a falecer.

    Precisamos aprender a viver no aqui e agora. É um erro estarmos sempre deixando para depois como bem colocou.

    Falando novamente no Globo Repórter, parece que no mês passado passou uma matéria bem interessante sobre a EQM e que também serviu para me inspiriar a escrever este artigo. Achei bem interessante as entrevistas que estão sendo objeto de estudos não só pelo espíritismo e o parapsiquismo como também pela ciência. Porém, chego à conclusão de que nem sempre ouvir relatos são suficientes para alguém mudar o seu modo de lidar com a vida e há quem tenha passado por experiências assim e caem num autoengano mental.

    De qualquer modo, não desejo passar por uma EQM. E como sabemos nem todos experimentam coisas assim. Logo, devemos aproveitar as mensagens que existem à nossa disposição para tomarmos consciência e promovermos a nossa reciclagem consciencial. E isto a parábola do rico e do Lázaro conclui muito bem através desta fala de Abraão:

    "Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir ainda que ressuscite alguém dentre os mortos." (Lc 16.31; ARA)

    Abraços e valeu pelas brilhantes contribuições!

    ResponderExcluir
  4. KARAKA velho! Que texto cabuloso esse meu!!!

    Esse José era uma besta, fez uma opção idiota abandonando o catolicismo para virar evangélico rsrsrs.

    Se bem que para poder virar o "zoinho" com a benção divina "feminina", valeu a pena! Mas logo evangélico! rsrsrs

    E o tarado ainda estava preocupado com o desempenho sexual! rsrsrs

    Esse maluco é o retrato de uns par de salafrarios que gravam um cdzinho vagabundo e saem por aí nas igrejecas e igrejolas papagaiando suas asneiras sobrenaturais. E o pior é que o povo gosta!

    Mas de tudo o que li a lição que realmente não cala é a mesma que o colega SALAMÃO constatou em Ec 9:7,9,10:

    "Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe, com bom coração, o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras... Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade: porque esta é a tua porção nesta vida, e do teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque, na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma".

    Show de bola Rodrigão!!!

    ResponderExcluir
  5. e aí, rodrigo, beleza?

    "a cabana" te inspirou mesmo, né? rsssssss

    gostei bastante do seu "conto do além" e que bom que o josé recebeu a benção de voltar e começar a viver de forma mais plena e autêntica.

    não tenho vontade de discutir os aspectos teológicos dele pois do jeito que ele está deve ficar: uma boa mensagem para que viva e que se deixe viver.

    e viva a salsa!!!!!! amanhã vou comprar um quilo....kkkkkkkkkakakakaka

    abraços, amigo.

    ah, desculpe por ter usado teu texto lá no blog e não ter te falado, mas acabei esquecendo...sabe como é, quando agente se sente em casa na casa dos outros nem temos vergonha de abrir a geladeira sem pedir...rsss

    ResponderExcluir
  6. Prezados Franklin e Edu,

    Obrigado pela visita e pelos comentários de vocês!

    Eu diria que trocar o catolicismo por uma igreja evangélica que estude a Bíblia pode se tornar uma boa experiência e até certo ponto libertadora.

    No catolicismo, segue-se o dogma da infalibilidade papal cuja autoridade não pode ser questionada, embora historicamente os teólogos precisaram relativizar os posicionamentos dos papas antigos através de malabarismos diversos.

    Já no protestantismo existe a ideia nem sempre observada da livre interpretação da Bíblia. Em tese, você pode dar a interpretação que desejar a respeito da Bíblia, ainda que cada instituição tente limitar seus membros dentro de suas respectivas visões doutrinárias. Sò que, se você rompe com a ortodoxia do seu grupo, necessariamente não deixou de ser seguidor de Jesus, caso não te julguem como um herege.

    Neste caso, posso dizer que eu, um ex-católico, aprendi bastante coisa no evangelicalismo e não teria chegado até uma visão teológica liberal se antes não recebesse uma formação bíblica bem sólida no meio batista.

    A citação de Eclesiastes feita por Franklin resume bem a ideia do texto. Muito oportuno este comentário! Pois embora para muitos o livro de Eclesiastes possa não despertar esperanças sobre uma vida futura, não se pode negar que ele é um chamado para aprendermos a viver intensamente o presente e ainda assim nos lembrarmos do nosso Criador. Com isto, podemos viver uma espiritualidade sem alienações, conciliando o corpo com a alma e o uso da matéria com a reverência pelo Mistério da Vida.

    ResponderExcluir
  7. Em tempo!

    A respeito da salsa, pode acreditar que ela "afina" mesmo sangue, sendo ótima para quem tem determinados tipos de problemas cardíacos. E, se você cuida bem do coração, sua "ferramenta" agradece. Isto porque a ereção do pênis está relacionada, dentre outras coisas, com a boa circulação sanguínea no órgão. Logo, a salsa junto com uma boa dieta pode ajudar em alguns casos de desempenho sexual, sendo bem mais saudável do que alguém se encher de viagra, ainda que não possamos considerar tal erva como um afrodisíaco.

    De qualquer modo, são palavras de um leigo. Ninguém melhor do que um médico especializado em fitoterapia ou da área homeopática para dar os devidos esclarecimentos. E, sobre a dica de misturar salsa com o sal de cozinha, é uma boa solução, exceto para quem seja hipertenso ou tem outro tipo de restrição.

    Valeu aí pelos incentivos de vocês dois!

    Tenham uma excelente semana, amigos!

    ResponderExcluir
  8. Em tempo!

    A respeito da salsa, pode acreditar que ela "afina" mesmo sangue, sendo ótima para quem tem determinados tipos de problemas cardíacos. E, se você cuida bem do coração, sua "ferramenta" agradece. Isto porque a ereção do pênis está relacionada, dentre outras coisas, com a boa circulação sanguínea no órgão. Logo, a salsa junto com uma boa dieta pode ajudar em alguns casos de desempenho sexual, sendo bem mais saudável do que alguém se encher de viagra, ainda que não possamos considerar tal erva como um afrodisíaco.

    De qualquer modo, são palavras de um leigo. Ninguém melhor do que um médico especializado em fitoterapia ou da área homeopática para dar os devidos esclarecimentos. E, sobre a dica de misturar salsa com o sal de cozinha, é uma boa solução, exceto para quem seja hipertenso ou tem outro tipo de restrição.

    Valeu aí pelos incentivos de vocês dois!

    Tenham uma excelente semana, amigos!

    ResponderExcluir
  9. Em tempo 2!

    Eduzão,

    Pode usar tranquilamente meus textos no seu blogue, na Confraria e em qualquer outro site. Tanto você, o Franklin, a Mariane, quanto qualquer outra pessoa que vier a se interessar.

    Ontem mesmo eu li um antigo texto meu no Caminhos da Teologia e deixei um comentário lá. E, aliás, se tivesse me avisado antes, não sei se teria encontrado tempo para participar. De qualquer modo, acho válido deixar as pessoas à vontade para debaterem quando meus textos são colocados em blogues ou sites de outras pessoas, visto que aqui nem sempre elas escrevem tudo o que pensam. Porém, se o meu texto é compartilhado na página de outro, quem resolve comentar já não liga tanto se as suas palavras serão toleradas ou não pelo autor.

    Particularmente não ligo se alguém vem aqui discordar de mim. Só que na cabeça de grande parte da população brasileira é feio não estar de acordo... Fazer o quê?

    ResponderExcluir
  10. valeu mesmo, rodrigo.

    já que falou no católico tradicional que não pode ir além do que o papa permitir, eu acho que deve ser muito ruim para alguém que quiser atravessar as cercas da "infabilidade papal"; todos os teólogos católicos que fizeram isso foram convidados a calarem a boca, como o boff e o kung.

    mas não é interessante que no meio protestante também exista uma subliminar "interpretação papal"? não é verdade que somos julgados de hereges pelos que acham que o fundamentalismo protestante deve ser a bula papal evangélica?

    ResponderExcluir
  11. Exatamente, Edu!

    Em geral, os evangélicos ainda estão presos a um biblicismo dogmático e infantil, muito embora existam exceções numa ou outra congregação/denominação.

    Particularmente considero os evangélicos como sendo "católicos apostólicos protestantes". E um dos motivos de eu os classificar desta maneira é porque adotam o mesmo cânon católico para o Novo Testamento, seguindo aquilo que o papa e o imperador Constantino determinaram lá em Niceia e em outros concílios. Logo, são todos católicos apostólicos, embora não possamos definir como "romanos" porque não seguem o patriarca de Roma assim como os demais católicos ortodoxos que se separaram antes da reforma.

    Diga-se de passagem que, dentro do catolicismo romano, existiram e ainda existem inúmeras reformas, sendo que o diferencial é que, no caso dos protestantes, eles não se sujeitaram ao cala boca papal.

    Todavia, eu diria que dificilmente encontraremos um grupo que seja mais católico do que os batistas. E eu posso dizer isto porque fui batista e eles superam em juito metodistas, presbiterianos, luteranos e anglicanos no que diz respeito à fidelidade ao texto bíblico. Aliás, se refletirmos bem, os evangélicos poderiam ser considerados católicos roxos porque são mais fieis às Escrituras do que a igreja romana.

    Pense bem! Por acaso o dogma da assunção de Maria é bíblico?

    A intercessão feita por homens e mulheres considerados "santos" pelo catolicismo romano ou ortodoxo tem base nas Escrituras do Antigo ou do Novo Testamento?

    Outrossim, se buscarmos o significado da palavra "católico" (gr. καθολικος), entenderemos que, dentro deste ponto de vista, talvez nenhuma dessas seitas poderiam ser consideradas verdadeiramente universais. Pois, no momento em que o catolicismo romano estabeleceu o dogma de que "fora da Igreja não há salvação", deixaram de ser católicos no sentido etimológico da coisa. Se bem que, na minha análise histórica, o universalismo dos católicos sempre foi algo falso assim como podem ter sido outras seitas cristãs dos primeiros séculos das quais pouco sabemos.

    Verdade seja dita também que os católicos eram apenas uma das seitas cristãs no meio de várias na Antiguidade. Isto porque existiram outros grupos que injustamente foram chamados de gnósticos e de hereges pela ortodoxia dominante, tendo sido depois violentamente perseguidos até o extermínio e conversões forçadas. E, naqueles primeiros séculos, nunca houve mesmo consenso na Igreja acerca de quais os livros e epístolas foram realmente "divinamente inspirados". Portanto, considero o movimento reformador insuficiente para romper todas as correntes do catolicismo. E, com raras exceções, a reforma caminhou para um ortodoxismo ainda mais sólido, conforme já expliquei acima.

    Não concorda comigo?

    ResponderExcluir
  12. Em tempo!

    Edu, um clássico exemplo da falsidade do fundamentalismo católico tem a ver com o que discutimos tempos atrás em seu blogue acerca dos espíritas kardecistas não serem reconhecidos como cristãos pela "Santa Igreja".

    Pois pra mim, vários ramos do espiritismo deveriam ser considerados cristãos porque se originaram da cultura cristã, ainda que não venhamos a concordar com eles ou com as interpretações que fazem da Bíblia quando reivindicam o status de serem a "terceira revelação" ou de dizerem que nesta ou naquela passagem do 4º Evangelho Jesus teria falado acerca da re-encarnação.

    Bem, se a interpretação que fazem da Bíblia está certa ou errada, pouco importa para que possamos classificá-los como cristãos. Como sabemos, o cristão nem precisaria acreditar na morte sacrificial e substitutiva de Jesus e tê-lo tão somente como um mestre de sabedoria "ungido". Aliás, o termo cristianismo não precisaria ser relacionado apenas à pessoa de Jesus porque outros cristos poderiam ser considerados em matéria de religião (vejamos a igreja messiânica que segue um japonês). E, por sua vez, alguém poderia crer em Jesus como um profeta ou apenas um iluminado ou um sábio. Neste caso, tal pessoa seria discípula de Jesus e não um cristão.

    Particularmente entendo que o cristianismo como religião jamais deveria ter existido. Se abordarmos o messianismo do ponto de vista judaico, compreenderemos que o Mashiach não ocupa nenhuma posição central dentro da religião, mas sim o Deus Eterno. Tão pouco o Messias pode ser tido como um ser divino na teologia judaica, mas sim alguém profundamente humano. Talvez um profeta com status real e um "mensageiro", se mal compararmos com o islamismo...

    Ora, se você rompe com ideias tipo a morte sacrificial de Jesus, sua alegada divindade e ainda com a doutrina agostiniana do "pecado original", que foi baseada numa interpretação feita das epístolas paulinas, já não será considerado mais cristão nem pelos católicos ou pela grande maioria dos protestantes. E mais, te chamariam de herege e o teriam como alguém privado da salvação até que venha a se arrepender em vida, "convertendo-se" (leia-se submetendo à doutrina deles).

    Enfim, não há universalismo verdadeiro entre católicos e evangélicos. Existe é muito sectarismo com o qual mais cedo ou mais tarde iremos nos esbarrar.

    ResponderExcluir