Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Adeus, inverno!

O inverno de 2010 está se despedindo e já não sinto nem um pouco de saudades do frio.

Posso dizer que, neste ano, esfriou pouco aqui na cidade onde eu moro. Em julho, as temperaturas não baixaram tanto desta vez, mas, mesmo assim, precisei quase que diariamente vestir meias nos pés e por um suéter para agasalhar o peito. Na prática, todos os dias de junho até agosto dormi com meias e, por várias vezes, fiquei em casa de pantufas. Mas, quanto ao meu poncho boliviano, poucas vezes saí na rua com ele.

Em setembro com esse tempinho seco, posso até me esquecer do frio durante algumas horas do dia. À noite, a temperatura sempre cai. Porém, pude tirar a bermuda do guarda-roupa neste mês, bem como ficar com as mangas de fora e transitar sem as meias calçando o meu confortável chinelo.

Setembro é o momento certo para alguém entrar na dieta e começar a malhar. Se até agora você não conseguiu adequar seus hábitos alimentares durante o ano, esqueça o passado. Na primavera, os dias mais longos e a elevação da temperatura ajudam bastante a perder peso evitando o excesso de doces e ficamos mais animados para levantarmos mais cedo da cama e encarar a ginástica. Atividades como correr, nadar, ou simplesmente caminhar, têm tudo a ver com a volta do calor. E, não demora muito, teremos como incentivo as belas flores que vão desabrochando nos jardins tropicais do Brasil.

Além disso, o final do inverno também é uma boa época para adquirir roupas de frio para o próximo ano a um preço que vale a pena. Se você não se interessa tanto pela moda, como é o meu caso, aproveite para investir agora porque as lojas vão querer se livrar das peças que não conseguiram vender para colocarem nas vitrines o estoque de primavera/verão.

É uma pena que a paisagem ainda não esteja muito bonita nestas últimas semanas do inverno. Não somente aqui em Nova Friburgo, como na maior parte do país, a natureza agoniza com tantas queimadas que devastam inúmeros Maracanãs de florestas, empobrecendo a nossa biodiversidade e contribuindo para a extinção de muitas espécies animais. Entristece saber que um passarinho prefere morrer no incêndio com seus filhotes do que abandonar o ninho.

Contudo, mesmo que o homem não interferisse tanto no meio ambiente, muitos incêndios ocorreriam nesta época pois o fogo é um elemento que fez parte da vida como um agente da seleção natural. Trata-se de um instrumento projetado pelo Criador para transformar a superfície da terra permitindo que as florestas se renovem e o sol penetre nas áreas que até então se achavam carentes de luminosidade.

Tanto a neve como o fogo criam um ambiente hostil. Deste modo, o inverno pode significar uma época de grandes dificuldade nas nossas vidas. Uns chegam a identificar o inverno com a velhice, mas eu já não encaro desta forma porque pra mim a vida não acaba quando morremos. Porém, considero que possamos atravessar vários momentos de "inverno" de modo que precisamos sempre procurar compreender qual é a estação ou tempo que estamos vivendo. É o que nos ensina a sabedoria hebraica no Livro do Pregador, cuja autoria é atribuída ao rei Salomão:

"Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu:
Tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar,
tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las,
tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir,
tempo de guardar e tempo de jogar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar,
tempo de calar e tempo de falar,
tempo de amar e tempo de odiar,
tempo de lutar e tempo de viver em paz."

(Eclesiastes 3.1-8; Nova Versão Internacional - NVI)

Embora as sociedades urbanas tenham se esquecido, eis que, nos tempos bíblicos, a vida do homem estava muito ligada à terra. Começava-se a lavrar a terra ainda no inverno para colher a partir da primavera. E a época da colheita significava alegria e fartura, um momento para os povos antigos celebrarem a vida.

Nos tempos de hoje, mesmo que o nosso cotidiano esteja tão distante dos acontecimentos do meio campestre, precisamos entender quando que o inverno já é passado nas nossas vidas. É quando Deus nos chama para enxugarmos as lágrimas, deixarmos de lado o luto e nos abrirmos para a celebração de um novo começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário