Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pensamentos sobre o Livro de Rute



Uma interpretação do Livro de Rute tem causado algumas polêmicas no meio cristão ultimamente. Trata-se da passagem em que Rute, seguindo as orientações de sua sogra, Noemi, aproxima-se de Boaz com uma certa dose de ousadia, sendo sugerido que talvez eles tivessem chegado a um envolvimento sexual antes do casamento.

Quase todos rejeitam a tese, mas há uma minoria que afirma que sim. Entretanto, vejamos o que diz a tradução do nosso texto bíblico em português, segundo a Nova Versão Internacional (NVI):

“Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: “Minha filha, tenho que procurar um lar seguro, para a sua felicidade. Boaz, senhor das servas com quem esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido. Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer”. Respondeu Rute: Farei tudo o que você está me dizendo”. Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado. Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se. No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés. “Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, disse ela. “Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador.” (3.1-9)

Igualmente, na edição revista e atualizada de João Ferreira de Almeida, talvez a versão da Bíblia mais utilizada no Brasil hoje em dia, a tradução também manteve a expressão “descobriu os pés”, conforme se lê no versículo 7: “Havendo, pois, Boaz comido e bebido e estando já de coração um tanto alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de cereais; então, chegou ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.”

Com toda sinceridade (não escondo a minha falta de conhecimento a respeito do idioma original das Escrituras hebraicas), jamais posso aqui afirmar cabalmente o que significa o termo “descobrir os pés”, mas continuo guardando minhas reservas sobre a certeza das alegações quanto à suposta relação sexual entre Boaz e Rute que alguns reputam ter ocorrido naquele dia em que todos estavam comemorando colheita da cevada na eira do bisavô do rei Davi.

Todo estudo bíblico requer cautela. E, sendo assim, considero prudente investigarmos o contexto que envolvem os acontecimentos da época afim de que possamos buscar conclusões fundamentadas.

O Livro de Rute fala da história de um casal com dois filhos que migrou da cidade judia de Belém para o país de Moabe (a fértil região da Transjordânia). Por causa de um período de fome, Elimeleque deixou a terra da promessa e veio a falecer num país estrangeiro. Seus dois filhos, Malom e Quiliom, ao invés de seguirem o costume de procurar esposas israelitas, casaram-se com mulheres moabitas, Rute e Orfa. Entretanto, Malom e Quiliom também vieram a morrer de modo que Noemi tornou-se uma viúva sem filhos.

Naqueles tempos, a vida de uma viúva não era nada fácil. Se ela fosse jovem ainda poderia arranjar um novo casamento. Se tivesse filhos, seu sustento dependeria da assistência de seu descendente. Mas, se fosse uma mulher idosa e sem filhos, poucas chances teria de sobreviver, ainda mais num país estrangeiro onde lhe faltariam parentes mais próximos para prestar algum tipo de ajuda. E, por causa disto, muitos órfãos e viúvas passavam necessidades numa sociedade onde as mulheres tinham poucos direitos e ainda não disputavam o mercado de trabalho com os homens.

Prevenindo determinadas situações de risco social, a lei mosaica adotava mecanismos que evitariam o desamparo total às viúvas sem filhos, impondo à própria família do marido o dever de prestar a assistência. Deste modo, a Torá acolheu o costume do casamento de levirato que já existia entre os povos do Oriente, assim determinando em Deuteronômio:

“Se irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem filhos, então, a mulher do que morreu não se casará com outro estranho, fora da família; seu cunhado a tomará, e a receberá por mulher, e exercerá para com ela a obrigação de cunhado. O primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o nome deste não se apague de Israel. Porém, se o homem não quiser tomar sua cunhada, subirá esta à porta, aos anciãos, e dirá: Meu cunhado recusa suscitar a seu irmão nome em Israel; não quer exercer para comigo a obrigação de cunhado. Então, os anciãos da sua cidade devem chamá-lo e falar-lhe; e, se ele persistir e disser: Não quero tomá-la, então sua cunhada se chegará a ele na presença dos anciãos, e lhe descalçará a sandália do pé e lhe cuspirá no rosto, e protestará, e dirá: Assim se fará ao homem que não quer edificar a casa de seu irmão; e o nome de sua casa se chamará em Israel: A casa do descalçado.” (ARA, Dt 25.5-10)

Voltando à história de Rute, eis que a narrativa prossegue informando que Noemi resolveu retornar para sua terra em Belém de Judá. Orfa conformou-se em deixá-la e permaneceu em Moabe, na certa retornando para a casa dos seus pais. Rute, porém, insistiu em acompanhar sua sogra, escolhendo o seu povo e também o seu Deus, o que foi uma verdadeira decisão de fé, sem saber o que lhe aguardaria na terra de seu falecido marido.

Pobre, retornou Noemi para Belém e, como não tinha recursos para comprar alimento, Rute precisou pedir aos fazendeiros da redondeza que lhe deixasse apanhar as espigas de cevada caídas pelo campos, conforme outro mecanismo de proteção social previsto por Moisés (Levítico 19.9-10; 23.22). Por acaso, Rute acabou entrando justamente nas terras de um parente do marido de Noemi que se chamava Boaz.

Tendo notado a presença de Rute nas suas roças de cereais, Boaz agiu generosamente com ela, permitindo não só a sua permanência naquelas terras como lhe ofereceu segurança, água para beber (em regiões do Oriente Médio este é um bem precioso) e alimento em quantidade suficiente tanto para Rute quanto para Noemi. Tal postura demonstra que Boaz era realmente um homem justo, pois conhecia também os seus deveres sociais como um parente próximo que tinha a obrigação de amparar pessoas do seu meio familiar nas situações críticas.


“Assim, passou ela [Rute] à companhia das servas de Boaz, para colher, até que a sega da cevada e do trigo se acabou; e ficou com a sua sogra.” (Rt 2.23)

Bem, com as explicações dadas até aqui, penso que temos uma certa base para compreendermos um pouco do que pode ter se passado no polêmico episódio do capítulo 3 do Livro de Rute, quando ela, ousadamente, descobre os pés de Boaz e se deita ao seu lado na eira.

Apesar do profeta Oseias ter se referido às eiras de cereais como lugares onde ocorriam frequentes imoralidades sexuais (Os 9.1), provavelmente por ocasião das festas de colheita durante a primavera do Hemisfério Norte, parece ser incompatível com o estilo de vida de um homem piedoso como Boaz incentivar o pecado da prostituição dentro de suas terras. E o próprio texto comprova a sua integridade quando Boaz havia dado ordens aos seus servos para que não a molestassem (Rt 2.9) e ainda se espantou quando acordou com uma mulher deitada aos seus pés (Rt 3.8).

Considerando uma possível interpretação literal, o ato de Rute ter descoberto os pés de Boaz pode ter sido um convite de casamento, lembrando-o acerca das obrigações quanto ao levirato, conforme a passagem citada em Deuteronômio 25.5-10. Numa época em que poucos conheciam a escrita, as pessoas também se comunicavam através de atitudes simbólicas de modo que a retirada dos calçados de Boaz por Rute, enquanto ele dormia, poderiam simbolizar um alerta quanto aos compromissos do parente próximo com a família dos falecidos Elimeleque e Malom.

Inegavelmente, a atitude de Rute foi bem diferente das práticas feitas pelas filhas de Ló (Gn 19.30-38), as quais, precisando gerar descendentes após a destruição de Sodoma, decidiram embriagar o próprio pai para dele conceberem, o que explica a origem incestuosa dos moabitas. O envolvimento entre Boaz e Rute baseou-se num relacionamento de compromisso e de amor, tendo tudo ocorrido conforme os planos de Deus. E, mesmo que Rute tenha se aproximado de Boaz com ousadia naquela eira, o que importa?

Atualmente, infelizmente temos visto o oposto nas relações entre homens e mulheres. As pessoas trocam determinados tipos de afeto e se relacionam sexualmente sem que haja qualquer tipo de compromisso. Sem estarem de fato se amando, as pessoas “ficam” numa só ocasião e depois um descarta o outro como se fosse objeto de consumo. Já não se vê mais santidade nos namoros e a relação sexual tornou-se algo banalizado, praticado num contexto meramente carnal onde se busca apenas o prazer.

Nos dias de hoje, para muita gente o casamento tornou-se mais uma celebração festiva do que um acontecimento de importância espiritual. Por motivo de tradição, é comum as pessoas casarem-se nas igrejas, mas nem sempre elas têm a consciência do compromisso que aquela união representa. Com pouco tempo de matrimônio, muita gente quebra a aliança com seu cônjuge pelos mais fúteis motivos.

Tenho pra mim, que o casamento não acontece apenas dentro das igrejas ou nos cartórios de registro civil. Em termos espirituais, basta que haja a união entre um homem e uma mulher para que o casamento ocorra perante Deus. Daí, tenho seguido a interpretação de que pessoas que já vivem em união estável devem ser acolhidas como se casadas fossem nas nossas comunidades cristãs, de maneia que devemos reconhecer e prestigiar a aliança já existente entre elas.

Alguém talvez possa perguntar: a Bíblia não rejeita a fornicação? Sim e este vocábulo é expresso nas nossas traduções em português, mas é preciso distinguir um casal que não assinou os papéis matrimoniais do comportamento imoral adotado pelo mundo em que pessoas solteiras transam sem nenhum compromisso umas com as outras. E, neste sentido, se, por acaso, houve algum envolvimento sexual entre Rute e Boaz antes do matrimônio, o que não acredito, obviamente que, nesta hipótese, estaríamos diante de uma situação bem diferente do que se vê hoje em dia por aí (na cultura judaica daqueles tempos até a violação de um noivado era considerada crime de adultério).

Finalmente, deixo a indagação se os acontecimentos da história de Rute foram mesmo coisas do acaso? Acredito claramente que não! Segundo a narrativa do livro, Boaz e Rute tiveram um filho, ao qual chamaram de Obede. Este veio a ser o pai de Jessé e, por sua vez, o bisavô do rei Davi. No Evangelho de Mateus, o autor faz menção expressa de Rute na genealogia do Messias de modo que uma simples história de fé tem grande relevância para as raízes humanas de Jesus.

Como se sabe, o Evangelho de Mateus não cita todos os ancestrais do Messias, pois omite vários nomes. Porém, propositadamente, o autor escolhe o nome de quarenta e dois ascendentes que se divide em três grupos: do patriarca Abraão até Davi, do primeiro monarca judeu até o último rei que foi deportado para o exílio na Babilônia e do cativo rei Jeconias até Jesus. No meio dos nomes de homens, são mencionadas algumas mulheres: a cananeia Tamar, a ex-prostituta Raabe, a moabita Rute, Bate-Seba com quem Davi traiu Urias e judia Maria que gerou o Cristo através de um nascimento virginal. Já o nome da perversa rainha Atália, mãe do rei Acazias, que tentou destruir a descendência da casa real de Judá, nem é citada pelo escritor de Mateus.

Creio que por mais simples que sejam determinados fatos, como o casamento entre um homem e uma mulher ou a procura de um emprego, não podemos deixar de ver o plano de Deus se cumprindo nos pequenos detalhes da vida. Através de gente humilde e, desconhecida, vieram grandes reis e sacerdotes de maneira que não podemos achar que coisas do nosso cotidiano sejam insignificantes para Deus. Assim, quem ainda não se casou, por exemplo, é importante pedir a direção de Deus para que a escolha seja conforme a vontade Dele, lembrando-se da história de Rute.


OBS: A ilustração inserida no artigo refere-se ao quadro Rute e Boaz pintado por Julius Schnorr von Carolsfeld (1828).

16 comentários:

  1. Em alguns casos, descobrir os pés, pode significar a vulnerabilidade da base do poder político ou econômico ou social.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela publicação realmente muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e comentários, amigo. Participe sempre que desejar.

      Excluir
  3. Essa passagem já li várias vezes e, justamente no capítulo 3 ficava pensando qual seria o motivo de descobrir os pés, agora entendo. Mas não acredito em ato antes do casamento até porque Boaz um homem justo como já citado acima não iria cometer um ato pecaminoso desse por conta de não ter certeza que ele tomaria como esposa Rute pois tinha um outro que poderia tomar Rute por direito. Parabéns pelo artigo muito bom esclarecedor, Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  4. Olá que a paz do Senhor Jesus esteja diante de todos vocês.
    Muito bom artigo, entendo esse problema de interpretar sem conhecimento prévio. Posso contribuir com a resposta que indica esse costume.
    Embora seja a interpretação de um ramo de estudiosos, existe a outra interpretação oriunda das raízes dos povos do Oriente Médio. O ato de uma mulher ir deitar aos pés do seu senhor significa que ela ofereceu sua vida para que ele fizesse como bem entendesse com ela, mas deixo claro que segundo a bíblia, eles não fornicaram.
    Pelo contrário foi até ele e lhe disse, que ele e o remidor, por isso Boaz a aceitou, é sim ele poderia ter transado com ela, mas o seu caráter não lhe permitiria agir assim, pois ele pergunta se ela sabe o que significa o termo Remidor, com a afirmativa, ele se alegra e lhe informa que não descansara enquanto não se torna o remidor dela.
    O ato de lançar a capa sobre uma mulher queria dizer que está se não houve pai, irmão, tio, noivo, marido, dono ou outro homem que segundo a Lei mosaica poderia reclama lá para si. No caso de Rute havia ainda um outro parente próximo a frente de Boaz e ele sabia que era o direito (obrigação por força de Lei) dele, deixando isso bem claro a ela.
    Porem vemos que Boaz tinha grande interesse em Rute, desde quando a viu e perguntou sobre ela. Noemi, conhecia a fama de Boaz, que era de um homem integro, verdadeiro, honesto, respeitava as Leis de seus pais, são algumas das virtudes de Boaz, por isso sabia que para que ele se torna-se o marido de Rute, ela deveria ir até ele é mostrar que realmente era do interesse dela que ele deveria ser o remidor escolhido.
    No momento seguinte vemos que ao reunir todos os anciões e outro parente próximo e lhe informa sobre Noemi, Rute e as dívidas que ele havia herdado com as terras, mas o mesmo não deseja as mulheres e as dívidas. Nisso Boaz se apresenta como o remidor e assume tudo, sogra, terras, dívidas e o seu premio... Rute! Após isso, ele na presença de todos os homens importantes da cidade, declarou que ela séria sua mulher, sua única mulher! Após isso, eles casaram e sim fizeram sexo.
    Acredito que isso pode explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, muito importante para mim essa explicação e esclarecedora. Deus o abençoe

      Excluir
    2. Explicação mais que esclarecedora. Deus abençoe.

      Excluir
  5. DEUS seja lovado.... simples como JESUS ensinou...objetivo como JESUS pregou...assim e o evangelho!!!!

    ResponderExcluir
  6. A paz aos queridos q com muito zelo fizeram seus comentarios...
    Gostaria de resaltar o verciculo 14 do capirulo 3 q informa q ela fcou deitada as pes de Boaz até pela manha; e entao se levantou antes q se cinhecesse um ao outro...
    Mediante esta afirmaçao podemos dizer q eles nao tiveram relações antes do casamento

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! E o interessante que a escrita não tem barreiras, ou tempo! E que a Palavra de Deus se mantém viva, não importa o tempo! Pois li somente agora no ano de 2020.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou afastado a um tempo, mas quando li essa passagem ouvi como se alguém sussurasse no meu ouvido: "Quem descansa aos pés do Senhor, certamente nunca voltará pra casa vazio". Foi como um soco no peito... Fiquei estasiado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Estou lendo essa passagem..acredito que Deus falando com vc Ele fala de muitas formas

      Excluir
  9. Gostei muito de ter lido esse estudo biblico.

    ResponderExcluir