Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Enfim o brando inverno fluminense...



Até que enfim chegou o tempo do frio e agora só devemos sair do inverno na segunda metade de setembro.

Mas quem foi que disse ser o nosso inverno daqui no litoral do Estado do Rio de Janeiro o tempo todo frio?!

Fato é que, com a entrada da estação na semana passada, temos vivido dias de bastante sol embora com quedas de temperatura à noite. Nossas manhãs têm sido amenas e, entre às 11 e 15 horas, pode fazer um bocado de calor capaz de passar dos 30ºC. Com isto, caso não chegue por aqui uma inesperada frente fria, dá tranquilamente para ficar na praia debaixo de um suave sol de inverno.

Deste modo, eu e Núbia fizemos uma caminhada no último sábado (23/06). Andamos com trajes de verão pela orla de Muriqui, localidade balneária onde moramos, e chegamos a ver umas poucas famílias na praia com uns raros corajosos entrando na água. Talvez houvesse umas 100 pessoas distribuídas por uma estreita extensão de pouco mais de um quilômetro de areia.


O bom desse tempinho é que dá perfeitamente pra sair bem vestido de casa para ir trabalhar no Centro de Mangaratiba. Colocar uma camisa de manga longa com um paletó por cima torna-se suportável, ainda que eu chegue a suar na caminhada até o ponto de ônibus.

À noitinha, comer um caldo de feijão, um chocolate quente ou um mingau são cardápios que caem muito bem nesta época do ano. E, sinceramente, não vejo a hora de curtir uma boa festa junina com aqueles doces típicos, podendo sair com um gostoso agasalho pelas ruas junto com Núbia.

Infelizmente, o Dia de São João (24/06) caiu num domingo e a cidade está passando por uma excepcional crise de gestão por causa da anulação das eleições locais, além do momento de crise financeira vivido genericamente pelos municípios brasileiros. Porém, eis que para o dia 30/06, no Centro de Mangaratiba, a partir das 18 horas, a associação comercial de lá estará organizando um evento festivo. E, se conseguirmos carona (pois à noite os ônibus ficam escassos), talvez iremos passear na cidade. Aliás, foi uma inteligente iniciativa dos empresários locais organizarem esse "arraiá" sem dependerem do apoio institucional da Prefeitura...


De qualquer modo, vamos caminhando e nos exercitando por aqui enquanto podemos. Pois, residindo apenas umas três quadras da praia, seria até um desperdício não aproveitarmos o que temos por perto. Mesmo se for apenas para ir até lá tomar um breve banho de sol.


Assim vou curtindo os jogos da Copa neste friozinho gostoso que logo passará quando chegar agosto, em que entraremos no pleno período seco. Porém, até o final do inverno será um calor suportável com noites agradáveis em que mesmo a temperatura passando dos 35ºC de dia, acabamos tendo que puxar um cobertor básico para dormirmos bem.

Ótima noite, meus amigos!

5 comentários:

  1. Ouso dizer que, no litoral brasileiro, a exceção dos estados sulistas, não temos um inverno caracterizado pelo frio. Podemos ter dias de baixas temperaturas, porém bastam uns dias de sol para tudo mudar.

    ResponderExcluir
  2. Que tenha sempre esse friozinho. Para mim é a melhor estação do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Prof. Adinalzir.

      Sem dúvida, esta é a melhor estação. Principalmente quando o frio se torna estável.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, Vanessa.

      Entre o verão e a primavera, prefiro esta.

      Agradeço a visita e parabéns pelo artigo.

      Excluir