Páginas

terça-feira, 12 de junho de 2018

Um dia para comemorar o namoro



São quatro os dias no ano que não posso esquecer de lembrar da minha mulher: sábado de Carnaval (quando nos conhecemos pela primeira vez), 04/03 (data do nosso casamento), 26/04 (aniversário dela) e 12/06 (Dia dos Namorados aqui no Brasil). Desses o que menos festejamos é justamente o evento de hoje.

No entanto, pode-se dizer que o Dia dos Namorados seria umas das principais datas do nosso comércio varejista, ficando apenas atrás do Natal e dos Dia das Mães, podendo alternar-se com o Dia dos Pais e com a Páscoa. Aliás, foi justamente para isso que o publicitário João Agripino da Costa Doria Neto (1919 — 2000) lançou a ideia, aproveitando-se do fato de ser a véspera do Dia de Santo António, considerado popularmente como um santo "casamenteiro". Doria apresentou a sua proposta aos empresários paulistas, os quais iniciaram as comemorações em junho de 1949 com o slogan "não é só com beijos que se prova o amor".

Certo é que a ideia de Doria expandiu-se pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim, o qual, nos países do hemisfério norte, ocorre em 14/02, sendo utilizado justamente para incentivar as trocas de presentes entre os casais apaixonados. E de 1949 para cá, praticamente todos os namorados, noivos e pessoas casadas no país passaram a festejar esse dia de alguma maneira.

Os produtos mais vendidos nessa época costumam ser os perfumes, cosméticos, anéis, brincos, colares, roupinhas da moda, celulares, flores e, se a mulher não estiver de dieta, até uma caixinha de bombom vale. Dar um artigo de cozinha hoje pode ser visto como algo ofensivo para muitas esposas por mais necessário que seja o bem ofertado no cotidiano de uma família. Já os homens podem preferir ser presenteados com aquilo que utilizam com maior frequência muito embora as namoradas (no sentido lato) queiram escolher algo que tornará seus companheiros mais agradáveis ao próprio gosto delas. Claro que, nessa época, a dúvida toma conta de muitos. Principalmente dos consumidores masculinos quando vão às compras pensando no que agradará à amada.

É claro que o Dia dos Namorados não se resume à aquisição de um bem nas lojas. Existe também a contratação de serviços pois qual mulher não adora receber um convite para jantar, talvez assistir a uma sessão de cinema num shopping e terminar a noite glamurosamente num lugar diferente? Aliás, a ABMOTÉIS - Associação Brasileira de Motéis - espera que o movimento cresça em mais de 20% não só na noite de hoje como no mês. Pois, aproveitando o momento, promoções chegam a ser oferecidas em vários estabelecimentos mais dispostos a agradar o cliente, incluindo vendas antecipadas com desconto, parcelamentos, prêmios e um atendimento refinado. E, por mais que a procura seja maior nesses dias de junho, trata-se de uma oferta inteligente pois tem por objetivo estimular o retorno do consumidor durante outras vezes no ano.

Seja como for, esse não é um dia para ser passado em branco por quem é casado, convivente em união estável, noivo ou está apenas namorando com alguém sem haver um compromisso mais sério. E, mesmo que a distância separe os amantes, vale a pena postar um cartãozinho nos Correios como se fazia antigamente ou, no mínimo, comunicar-se dando uma atenção especial para a outra pessoa através da internet que hoje, com a ajuda da tecnologia, já permite uma conversação com imagens e voz em tempo real sendo que, conforme os gostos de cada casal, troca-se muito mais do que simples mensagens carinhosas nos smartphones...

Mesmo para quem for fazer um jantar romântico no lar doce lar, sempre há dicas para sair da rotina e apimentar a relação. Pois, se o marido chegar em casa com uma linda flor, tomar um bom banho, preparar-se para a esposa cuidando do asseio corpo, surpreendê-la com uma lingerie de renda como presente e trazer um imã de geladeira romântico e uma almofadinha com o escrito "eu te amo" já será  estará fazendo algo fora do habitual. E, se bobear, ele estará desembolsando menos de R$ 50,00 (cinquenta reais), mas fará com  que o momento se torne inesquecível desde que seja criativo, carinhoso e atencioso

Enfim, vou parar de escrever e desejar a todos os casais que aproveitem bem a data, torcendo, ao mesmo tempo, para que os solteiros, ao invés de sofrerem, arrumem maneiras de se divertir conformadamente. Como diz o ditado, "antes só que mal acompanhado", sendo que muitos são os que andam por aí desgostosos com um casamento infeliz. 

Um ótimo Dia dos Namorados para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário