Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2018

O encontro do ano



Para a data de 12/06, quando comemoramos por aqui o Dia dos Namorados (creio que seja o terceiro "Natal" do comércio), dois rivais que tanto se atacaram em 2017 deverão se encontrar em Singapura: Donald Trump e Kim Jong-un.

Quando lembro que, há menos de um ano, a tensão na Ásia estava tão grande a ponto de alguns esperarem que houvesse por lá até mesmo uma avassaladora guerra atômica, eis que agora tudo caminha para a paz e o desarmamento nuclear da Coréia do Norte. Ainda bem.

É certo que essa desnuclearização não virá de graça. Acredito que, além da retirada das sanções econômicas, os norte-coreanos deverão sair com algumas outras vantagens. E não duvido que haja um projeto muito maior em vista como, por exemplo, uma aproximação com a vizinha Coréia do Sul. Sem esquecermos de que Kim Jong-un melhorará muito a sua imagem com o restante do mundo, conseguindo novos acordos comerciais.

De qualquer modo, não acho que Trump estará perdendo algo com isso a ponto da Casa Branca ter até lançado uma moeda comemorativa do esperado encontro (ver foto acima). Pois tendo em vista que, daqui uns dois anos, haverá eleições presidenciais nos Estados Unidos e que ele tentará a reeleição, eis que um êxito com a Coréia do Norte poderá ofuscar os notórios entendimentos com Cuba obtidos na era Obama.

Com uma mudança de atitudes em tão pouco tempo, podemos dizer que ambos os líderes ficaram meses jogando pôquer entre si a cada teste de míssil ou ameaça de guerra. Só que que nada daquilo poderia se concretizar pois não haveria vitória para a Coréia do Norte e os americanos amargariam enormes prejuízos econômicos com um eventual conflito ali que fizesse uso de armas de destruição em massa.

Espero, com toda sinceridade, que haja a consolidação da paz na região e que o encontro venha a servir de exemplo para todo o planeta no sentido de mostrar a necessidade de se chegar a soluções pacíficas. Pois, afinal, o mundo de hoje já não comporta conflitos de grandes proporções devendo ser o diálogo a via adequada para uma composição entre as partes.

Ótimo final de semana a todos!

5 comentários:

  1. Passando a fim de conferir a publicação que achei muito interessante.

    Deixando um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rodrigo!

    está tudo bem por aí? Há algum tempo k você não posta. mto trabalho, espero.

    O Dia dos Namorados no Brasil e o encontro mais aguardado do século, do mundo, estão dando k falar -rs, só k hoje acho que houve algo estranho por parte de Trump.

    Bem, aguardemos então esse tão esperado encontro, mas o líder da Coreia do Norte k tem mísseis e bombas atómicas, mas não tem avião com potência, nem dinheiro para pagar a estadia no hotel. Não entendo -rs. A China já emprestou avião e o dinheiro se há de arranjar.

    Abraços e uma boa semana.

    Aviso -estarei alg. dias ausente da net para descansar minhas mãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CEU.

      Realmente fiquei mais de dez dias sem postar aqui, porém estou de volta. É um pouco de trabalho mas acabei postando bastante coisa no Facebook.

      Hoje o Trump foi bem sucedido nesse acordo e conseguiu pactuar um desarmamento da Coreia e acho que o ditador foi bem sensato em aceitar porque agora vai conseguir produzir riquezas em seu pequeno país que tem vivido isolado esse tempo todo. Porém, se ele for racional, irá buscar uma unificação o quanto antes.

      Um abraço e ótima recuperação.

      Excluir
    2. Em tempo! Aqui, se o dia dos namorados fosse como no resto do mundo, atrapalharia o Carnaval. (rsrsrs)

      Excluir